O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 26/12/1963
Emancipação Política: 26/12
Gentílico: TABOLEIRENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: OESTE POTIGUAR
Microrregião: PAU DOS FERROS
Distância para a capital: 372 KM

Dados de características geográficas

Área: 124,00
População estimada: 2518
Densidade: 20,30
Altitude: 139
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
O povoamento das terras que hoje fazem parte do município de Taboleiro Grande começou em meados do século XVIII. Uma enorme fazenda, pertencente ao sargento Mor Bento Fernandes de Lima, adquirida através de uma concessão chamada de "DATAS DOS MARCOS", datada de 12 de agosto de 1733, deu origem ao então Município de Taboleiro Grande. Inicialmente era habitada somente por indígenas que cuidavam das fazendas de criação de gado, posteriormente foi unificada por Bento Fernandes, transformando-se numa grande propriedade voltada para atividades pastoris. As pessoas que aqui se instalavam sobreviviam da agricultura e pecuária de subsistência, além da pouca expressiva comercialização do que era produzido. Conta-se que no final do século XIX, Raimundo Pereira de Araújo, conhecido como homem integro e corajoso, ergueu a primeira casa das terras taboleirenses, tornando assim, o verdadeiro fundador desta cidade. Com o passar de muitos anos, Taboleiro Grande passou a ser um pequeno povoado, em 1925 começou-se o movimento para construção da capela São Sebastião, obra que só seria concluída no ano de 1930. Anos mais tarde, foram construídos o Mercado e o Cemitério Público.

Em novembro de 1953, a povoação conquistou a categoria de Distrito Administrativo, subordinado ao município de Portalegre. Em maio de 1962, segundo a Lei n° 2.763, tornou-se a Vila de Taboleiro Grande, sendo agora uma comunidade subordinada ao município de Rodolfo Fernandes. Apenas em 26 de Dezembro de 1963, Taboleiro Grande conquista sua autonomia política, desmembrando seu território de Rodolfo Fernandes, sendo assim elevada a categoria de cidade, através da Lei n° 3.020, sancionada pelo então governador do Estado, Dr. Aluízio Alves.

Após a emancipação, assumiu como prefeito provisório Manoel Inácio de Freitas, administrando o município por um ano e poucos meses. O primeiro pleito eleitoral ocorreu em 15 de novembro, o ano era 1964. Em um grande ato de democracia, Francisco Queiroz Porto assume como primeiro prefeito de Taboleiro Grande pelo voto do povo.

Uma pessoa muito importante que marcou a História de Taboleiro Grande foi o comerciante Severiano Gomes, que em conjunto com Vicente Rêgo, prefeito de Portalegre, realizou várias construções, tendo grande participação para alavancar as obras do mercado, cemitério e inclusive de uma escola municipal, tendo Evarista Cavalcante como primeira professora.

Sem informações até o momento

A cidade foi realmente atingida pela cultura no meio da década de 2000 com o surgimento de quadrilhas estilizadas que levaram o nome da cidade a diversas cidades do alto oeste potiguar, a principais cidades do RN e a capital, sem contar que levou a outros estados vizinhos, alcançando em 2006 o auge de 11º melhor quadrilha do nordeste em festival realizado na cidade de Mossoró-RN.

Já em 2010, foi a vez de abrir a década com a música, que antes era pouco utilitária, firmando apenas entre os anos de 2002 a 2005 com a criação de um grupo de flautas. Mas, dessa vez foi formado um grupo de flautas de aproximadamente 20 componentes entre eles jovens e adultos por iniciativa do vereador Vágner Rodrigues que garantiria na introdução a persuadir os jovens à cultura musical e apresentando o nome da cidade a diversas outras localidades, a Banda Filarmônica 26 de Dezembro. A primeira apresentação da Banda foi no dia 26 de Dezembro de 2010, data marcante por ser a data da emancipação do município e que leva o nome através da Banda local.

Outros eventos que marca a cultura taboleirense são as festas do padroeiro São Sebastião, o carnaval, a virada folclórica, emancipação política e vaquejadas.
A administração municipal se dá através dos poderes executivo e legislativo. O primeiro é representado pelo prefeito, auxiliado pelo seu gabinete de secretários. A atual chefe do executivo é Klébia Ferreira Bessa Filgueira, e o vice José Lenário da Silva, ambos do Partido Social Democrático (PSD), eleitos em 2012 e reeleitos em 2016.

O poder legislativo, por sua vez, é constituído pela câmara municipal, localizada no Palácio Antonio Alves de Souza e composta por nove vereadores. Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao executivo, especialmente o orçamento municipal (conhecido como Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Existem ainda alguns conselhos municipais em atividade: assistência social, direito da criança e do adolescente, educação escolar, FUNDEB e tutelar. O município se rege por sua lei orgânica, promulgada em 1° de abril de 1990, e é um dos termos judiciários da comarca de Portalegre. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Taboleiro Grande pertence à 63ª zona eleitoral do Rio Grande do Norte e possuía, em dezembro de 2016, 2 711 eleitores, o que representa 0,113% do eleitorado estadual.

Sem informações até o momento

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 272 dia(s)

Prefeitura de Taboleiro Grande lança editais da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura

Os editais visam a seleção e premiação de projetos aptos a manter viva e em circulação a cultura de Taboleiro Grande, que serão executados com recursos da Lei Paulo Gustavo.

#taboleirogrande Há 330 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Administração Há 1 ano(s)

A Prefeitura de Taboleiro Grande e o SEBRAE/RN irá inaugurar nos próximos dias a Sala do Empreendedor

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande e o SEBRAE/RN irá inaugurar nos próximos dias [...]

#taboleirogrande Há 1 ano(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#Prefeito Há 1 ano(s)

Prefeita Tarcinha Ribeiro segue a agenda de trabalhos em Brasília-DF

Continuando a agenda de trabalhos em Brasília-DF, a prefeita Tarcinha Ribeiro, participa [...]

#Saúde Há 1 ano(s)

Prefeitura realizou no Hospital Municipal Raimunda Bessa diversas cirurgias de pequeno porte

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento realizou [...]

#Saúde Há 1 ano(s)

Prefeitura realiza diversos exames de endoscopia para pacientes do município

A fim de atender e zerar as demandas por exames no município, a Prefeitura de Taboleiro [...]

#vacinação Há 1 ano(s)

Prefeitura realizará dia "D" da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito