CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realizou no Hospital Municipal Raimunda Bessa diversas cirurgias de pequeno porte

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento realizou na manhã desta quinta-feira (28), diversas cirurgias de pequeno porte no Hospital Municipal Raimunda Bessa, com o médico Dr. Kerginaldo Jácome. Uma ação que facilita o acesso da população de forma descentralizada.

As pequenas cirurgias que foram realizadas são de retiradas de lesões como, pintas, sinais, cistos, xantelasma, verruga seborreica, extração de unhas, entre outras.

Seguimos buscando ações pensadas sempre no bem-estar da população!

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza diversos exames de endoscopia para pacientes do município

A fim de atender e zerar as demandas por exames no município, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou no último sábado (23), diversos exames de endoscopia para pacientes do município.

Dezenas de pessoas passaram pelo procedimento no Hospital Raimunda Bessa com o médico gastroenterologista Dr. Allyson Bessa e com o suporte e acompanhamento da equipe de saúde do município.

A prefeitura vem buscando ampliar o acesso da população à saúde, intensificando a realização de exames, consultas e cirurgias. Essa é uma preocupação grande do governo municipal em facilitar o acesso da população a exames, procedimentos e tratamentos sendo um compromisso da gestão "mais trabalho, novas realizações".

#Saúde 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura Municipal retorna com a prática de atividades funcionais e laborais no Polo de Academia da Saúde

Visando promover mais saúde para a população, a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, retornou com a prática de atividades funcionais e laborais no Polo de Academia da Saúde Maria Maura Diógenes Bessa.

O espaço que está localizado na avenida Augusto Gomes de Paiva proporciona diariamente práticas de promoção à saúde e atividades físicas, tanto individuais ou por meio do grupo Agita Taboleiro.

#Saúde 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura Municipal realizará exames de mamografia para as mulheres acima de 50 anos

Estamos chegando no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, visando promover à saúde da mulher oferecerá, no dia 10 de outubro, exames de mamografia para as mulheres acima de 50 anos.

As interessadas deverão comparecer a Secretaria de Saúde e Saneamento, até o dia 08 de outubro, munidas de cópias do RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS. Não perca tempo e faça o agendamento do seu exame.

É importante entender que a precaução vai além do exame, o cuidado com o seu corpo deve ser constante. Cuidar de si é a maior prova de amor!

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO A Prefeitura realizará neste dia 02 de outubro Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos

Ei, o Dia "D" da Campanha Antirrábica para cães e gatos está chegando!

Ah, anota aí: Cães e gatos com mais de 4 meses de idade podem receber a vacina, menos fêmeas gestantes e lactantes. Para imunizar seu pet, basta ir ao local de vacinação com a carteirinha dele.

A campanha será realizada no dia 02 de outubro, sábado, das 7h às 13h, na UBS Francisco Porto de Queiroz.

#Saúde 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeirura Municipal realiza, com profissionais de saúde do município, palestra sobre o Setembro Amarelo

Estamos vivenciando o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida, e neste sábado, 25, foi realizada uma palestra, com o Psiquiatra Dr. Hugo Bessa, para dialogar sobre esse tema que nunca esteve tão atual e em pauta como agora. O público alvo, deste evento, foram os profissionais de saúde do município.

No momento, ainda, aconteceu o lançamento e implantação da Caderneta Municipal de Saúde Mental.

Está ação é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento.

#Saúde 31/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura entrega oficialmente UTI móvel e veículo para a Secretaria de Saúde e Saneamento

A Prefeitura de Taboleiro Grande, realizou a entrega de uma ambulância UTI móvel para Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que será utilizada nos atendimentos de casos de urgência e emergência. O veículo e os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município e custou aproximadamente 330 mil reais.

Também foi entregue para a Secretaria de Saúde e Saneamento, um veículo Renault Kwid, adquirido através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Walter Alves.

A UTI móvel e o veículo, tipo Kwid, garantem aos pacientes comodidade, agilidade, conforto e segurança.

#Saúde 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem mais quatro pacientes curados da Covid-19

Temos a alegria, de informar que mais 04 (quatro) pacientes foram curados da Covid-19 em nosso município.

Apesar da boa notícia, a população, ainda, deve ficar atenta aos cuidados, o distanciamento social continua sendo o melhor método de prevenção. Caso note sintomas associados a Covid-19, procure uma Unidade de Saúde.

#Saúde 03/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande realizou Pit Stop de prevenção ao Coronavírus

Visando intensificar o combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, tem realizado diversas ações de conscientização no município.

No Centro da cidade, os profissionais da saúde repassaram informações sobre o momento que passamos e sobre as medidas de prevenção. Além disso, foram entregues kit's com máscaras, álcool em gel e panfletos com informações sobre a doença. A temperatura dos que passavam pelo local também foi verificada. A ação denominada Pit Stop da Saúde aconteceu na tarde da última sexta-feira (31).

A Polícia Militar esteve presente para ajudar na organização e garantir a segurança dos participantes e dos profissionais da saúde. A Vigilância Sanitária do município também participou da ação.

A Prefeitura de Taboleiro Grande reforça que pessoas do grupo de risco não devem sair de casa. Mas, caso seja necessário, é indispensável o uso de máscara.

#Saúde 10/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura instala placas sobre o uso obrigatório de máscaras

Prefeitura de Taboleiro Grande iniciou, nesta sexta-feira (10/07), a instalação de placas indicativas sobre o uso obrigatório de máscaras nas principais vias de município, como forma de proteção à contaminação pelo novo coronavírus.

Todos juntos no enfrentamento e combate a disseminação da Covid-19

#Saúde 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem mais um paciente curado do Covid-19 e zera os casos ativos no município

O município de Taboleiro Grande tem a imensa alegria de anunciar mais um paciente curado da Covid-19 e comunica que os casos ativos foram zerados.

Com a colaboração da população e as ações realizadas pelo Município, está sendo possível reverter a situação. Os desafios contra a doença ainda não terminaram, mas esta é uma grande conquista para Taboleiro Grande.

Se cada um fizer a sua parte visando o sucesso coletivo e não o individual, poderemos passar por esta pandemia o mais rápido possível, para voltarmos a normalidade em nossas interações sociais.

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem seu sexto paciente recuperado da Covid-19

“Eu venci a Covid-19”. A mensagem na folha de papel simples estaì nas maÞos de Luciana Bessa que é mais uma taboleirense curada da Covid-19. Isso é muito gratificante para todos nós.

Acompanhada da equipe de saúde da atenção básica do município. Agora, ela finalmente pode receber o abraço da família.

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura adquire lavatórios portáteis e dispensadores de álcool em gel para serem instalados em pontos estratégicos
#Saúde 29/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem mais um paciente curado da Covid-19

É isso mesmo! Temos a alegria de anunciar mais um paciente que superou o Coronavírus em nosso município.

O sentimento é de VITÓRIA e é coletivo. É muito gratificante para nós ver um paciente curado, mais ainda vencendo essa pandemia.

#Saúde 24/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Conselho Municipal de Saúde realizou reunião ordinária remotamente

O Conselho Municipal de Saúde de Taboleiro Grande esteve reunido virtualmente na manhã da última terça-feira, 23/06. O objetivo da reunião ordinária foi a apreciação e aprovação da Pactuação Interfederativa de Indicadores e Metas da Saúde Municipal para o ano de 2020. Além disso, na ocasião foram avaliados os resultados destes indicadores relativos ao ano de 2019, tendo o município de Taboleiro Grande, de modo geral, atingido mais de 85% das 21 metas pactuadas.

#Saúde 11/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE A Prefeita, Klébia Bessa, participou de uma reunião online com a Governadora, Fátima Bezerra, sobre o Covid-19

A Prefeita de Taboleiro Grande-RN, Klébia Bessa, e a Secretária de Saúde e Saneamento, Mariana Alves, participaram nessa quarta-feira, 10, de uma reunião virtual com a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, juntamente com alguns secretários de estado e prefeitos e secretários de saúde da região do Alto Oeste potiguar.

A pauta principal da vídeo conferência foi debater o enfrentamento à pandemia da Covid-19 na região, através de ações integradas entre Estado e Municípios.

A Gestão Municipal segue firme no enfrentamento do Coronavírus!

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande segue intensificando desinfecção de locais com maior fluxo de pessoas

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, em parceria com os Agentes de Endemias, realizaram nesta terça-feira 02/06, mais uma higienizac¸aÞo e desinfecc¸aÞo de locais com maior fluxo de pessoas.

objetivo é intensificar as medidas preventivas de contenc¸aÞo e impedir a proliferac¸aÞo do coronaviìrus (Covid-19) no município.

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande zera número de infectados da Covid-19

Mais uma notícia para nos animarmos e fazermos com que continuemos a lutar no enfrentamento a Covid-19. Taboleiro Grande confirma, através de avaliação clínica feita pela equipe da Estratégia de Saúde da Família municipal, que os outros 02 (dois) pacientes que estavam em tratamento/isolamento superaram a doença, zerando, assim, o número de casos infectados.

Proteja-se contra o Coronavírus e juntos venceremos essa batalha!!

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Comitê Covid-19 realiza mais uma reunião para discurtir estratégias

Os membros do Comitê Covid-19 realizaram, nesta quarta-feira (03), mais uma reunião para atualizarem o cenário do novo coronavírus na cidade. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Manoel Inácio de Freitas.

Com a presença da maioria dos integrantes, foi repassado as ações que tem sido feito no enfrentamento à doença. Os membros também discutiram sobre um novo planejamento de ações.

O Comitê Covid-19, foi criado no mês de maio, com a finalidade de implementar ações de caráter preventivo e administrativo no combate ao coronavírus no município de Taboleiro Grande. Fazem parte do comitê membros de vários setores da sociedade.

#Saúde 29/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura intensifica desinfecção de locais de grande circulação

Com intuito de impedir a proliferação do coronavírus no município, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde, em parceria com os Agentes de Endemias e o apoio da Polícia Militar estão intensificando a desinfecção de prédios públicos, comércios e locais de grande circulação de pessoas. Além disso, ambulâncias, transportes da saúde e de segurança pública são desinfetados.

A gestão municipal tem o compromisso com a saúde e o bem-estar da população, e para isso conta com a parceria de todos os taboleirenses. Vamos enfrentar essa pandemia juntos, cada um fazendo a sua parte na prevenção ao covid-19.

Nos próximos dias, a desinfecção será estendida a outros locais do município.

#Saúde 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura intensifica ações de combate ao coronavírus

Visando reforçar a proteção contra a Covid-19 no município, profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento realizaram visitas nas fábricas, indústrias, órgãos públicos e comércios. O intuito das visitas foram realizar a entrega de máscaras de tecidos e repassar informações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pelo vírus. A ação aconteceu na manhã de hoje (27).

As máscaras entregues nos estabelecimentos, foram doações recebidas pelo município para serem distribuídas para a população.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as medidas de prevenção no município.

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Boa notícia

Uma notícia para nos animarmos nessa tarde e fazer com que continuemos a lutar no enfrentamento ao coronavírus. Taboleiro Grande confirma os primeiros pacientes a superarem a doença.

Juntos venceremos essa batalha!!

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza desinfecção dos pontos mais movimentados da cidade

Visando evitar contaminações pelo Coronavírus, a Prefeitura de Taboleiro Grande tem realizado diversas ações por todo o município. Na noite desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através dos Agentes de Endemias realizaram mais uma desinfecção de ruas, fachadas de prédios públicos e comerciais.

A desinfecção dos pontos mais movimentados da cidade tem como objetivo conter o avanço da doença no município. A ação seguirá acontecendo durante os próximos dias.

#Saúde 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO A Secretaria Municipal de Saúde recebeu máscaras e protetores faciais da empresa Café Santa Clara
#Saúde 14/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura disponibilizou um serviço de atendimento para orientar, avaliar e esclarecer dúvidas sobre o novo o Covid-19

Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, disponibilizou um serviço de atendimento, via telefone, para orientar, avaliar e esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19). Trata-se do Disk Covid TG, que atenderá a população por meio do número: 99609-7109, das 8h às 18h, todos os dias da semana.

Os principais procedimentos adotados pelo Disk Covid TG serão as definições de casos suspeitos, de acordo com protocolos expedidos pelo Ministério da Saúde, bem como as orientações quanto ao momento certo de buscar uma unidade de saúde para atendimento, além de medidas preventivas. Todos os atendimentos telefônicos serão feitos por profissionais de saúde.

A Prefeitura orienta que para denúncias de descumprimento das medidas restritivas, já decretadas pelos poderes públicos, a população deverá entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone: 99692-6009. O Governo Municipal está fazendo a sua parte, mas é preciso que você também faça a sua. Se puder, Fique em casa!

#Saúde 08/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO #SintomasCovid-19

Os sintomas mais comuns do coronavírus (COVID-19) podem ser confundidos com os de uma gripe comum. Por isso, toda atenção é necessária.

Caso você apresente esses sintomas, evite locais com aglomeração de pessoas e procure a unidade de saúde.

#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento distribui máscaras e álcool em gel à população

Após a publicação do Decreto Municipal que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras para a população ao sair de casa, como medida preventiva ao Covid-19, a Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, iniciaram ontem, dia 06 de maio, a distribuição de kits de prevenção, contendo máscara reutilizável e álcool gel. A ação beneficiará toda população e as entregas acontecem por rua e seguem um cronograma que se estenderá até o próximo sábado, 09.

A Prefeitura reforça que, caso seja necessário sair de casa, é obrigatório o uso de máscara e, também, que sejam evitadas aglomerações, além lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel, sempre que for possível.

A Secretaria de Saúde lembra, ainda, que o uso de máscaras não é um passaporte para as pessoas circularem pelas ruas!

#Saúde 05/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura distribuirá kits de prevenção a população na luta contra o Covid-19

Nesta quarta-feira, 06, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, dará início a distribuição de 2.600 kit's de prevenção, contendo álcool em gel e máscara de tecido. A entrega será feita por uma equipe de colaboradores da Prefeitura Municipal e beneficiará toda a população do município.

O uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel são as principais ferramentas de prevenção na luta contra o coronavírus.

#Saúde 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO USO DE MÁSCARAS

O uso de máscaras na cidade de Taboleiro Grande passou a ser obrigatório nos locais públicos e privados e ao circular nas ruas da cidade, em mais uma ação de prevenção à infecção humana pelo Covid-19.

Lembrando que é recomendado adotarmos as demais medidas de cuidado, como:

- Distanciamento social;

- Higienização das mãos;

- Cuidados de higiene em casa e demais lugares.

Vale destacar que a prefeitura está trabalhando para oferecer a população, em breve, 2 mil kit's de prevenção, contendo máscara, álcool em gel e sabonete líquido.

#TaboleiroGrandeContraOCoronavírus

#Saúde 03/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande segue na luta contra o Coronavírus

Mesmo distantes, estamos juntos para combater a propagação do vírus. Se possível, fique em casa!

#Saúde 29/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande determina o uso obrigatório de máscaras em decorrência do Covid-19

De acordo com o Decreto Municipal Nº 007/2020, fica determinado o uso OBRIGATÓRIO de máscaras em Taboleiro Grande a partir desta quinta-feira, 30.

O uso de máscara é mais um dos principais instrumentos de prevenção à Covid-19. Contribui na proteção individual e cria barreira para se evitar a transmissão do vírus por vias aerossóis (espirro, tosse, saliva e gotículas), tornando-se assim, equipamento imprescindível de contenção ao contágio coletivo.

Faça sua parte. #FiqueEmCasa se puder, mas se tiver que sair #UseMáscara contra o #coronavirus. Previna-se!

#Saúde 25/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Combate à Dengue

Prevenção é a melhor forma de evitar o Coronavírus, por isso é muito importante que toda a população tome todos os cuidados para combatê-lo. Mas, em Taboleiro Grande, também é indispensável que todos estejam unidos para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zica e chikungunya), que se reproduz em diferentes locais.

Que tal aproveitarmos este tempo em casa para vistoriar e limpar nossos quintais e evitar a dengue também?

Todo dia é dia de lutar contra dengue! Faça sua parte!

Com ações simples, podemos combater este mal.

#Saúde 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande adquire mais equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde

Dando continuidade às ações de proteção e prevenção ao Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou neste sexta-feira, 24, o reabastecimento e a aquisição dos equipamentos de proteção individual EPI’s da saúde, foram adquiridos itens para todos os profissionais de saúde, inclusive para os motoristas dos transportes eletivos.

Foram reabastecidos os seguintes equipamentos: álcool em gel, álcool 70%, máscaras cirurgicas, luvas, sabonete líquido, óculos de proteção, gorro, propé e adquiridos máscara PFF2 e macacões de polietileno. Também houve a entrega de protetores faciais que foram doações realizadas pela Empresa Creatoris Mater e pelo projeto RN solidariedade da UFRN.

Segundo a prefeita, Klébia Bessa, a preocupação com a saúde tem sido constante e, por isso reabasteceu e adquiriu esses equipamentos para dar um suporte maior para todos os profissionais continuarem prestando um serviço de qualidade para o povo de Taboleiro Grande.

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza desinfecção em diversos órgãos públicos e privados do município

Como mais uma das ações de prevenção e combate à pandemia do Coronavírus (Covid-19), na manhã desta quinta-feira, 23, a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, Agentes de Endemias e Vigilância Sanitária iniciaram um trabalho de desinfecção em diversos locais de maior circulação de pessoas. O trabalho de desinfecção também foi realizado nos transportes da saúde.

"Reforço a importância de seguir as orientações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações e permanecer em casa. Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel". Lembrou a prefeita Klébia Bessa.

#Saúde 22/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza ações educativas e de conscientização sobre o Covid-19 no comércio e em instituições

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento em parceria com a Atenção Básica em Saúde, realizou na manhã de hoje, 22, a inspeção em comércios, instituições públicas e privadas do município. Os profissionais da saúde também realizaram ações para conscientizar a população sobre o COVID-19, o Coronavírus.

Varias ações estão sendo realizadas, com a finalidade de impedir a contaminação da doença na cidade. A campanha que vem sendo realizada parte da atuação de profissionais da saúde, em parceria com a Polícia Militar no sentido deste momento priorizar e salvaguardar a vida dos taboleirenses.

De acordo com a Prefeita "Essas medidas têm como único objetivo impedir o contágio do COVID-19. Contamos com a colaboração máxima da população para que se puder fique em casa, evite aglomerações e mantenha a higiene", enfatizou Klebinha.

#Saúde 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura inicia distribuição de kits de alimentos a todos os pais ou responsáveis de alunos da rede municipal

Diante da crise econômica que o isolamento social ocasionou a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, buscando meios de minimizar esse impacto, inicia nesta terça-feira, 14, a distribuição kits de alimentos para todas as famílias cujos filhos estão matriculados na rede municipal de ensino.

Uma equipe foi formada por servidores para montar aproximadamente 500 kit’s com alimentos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e também com recursos próprios. Os alimentos foram recolhidos das escolas, que estão fechadas, e complementadas com os alimentos armazenados no almoxarifado da prefeitura e com outros itens adquiridos.

Cada kit contém: 2 kg de arroz, 2 pacotes de macarrão, 2 vitamilho, 1 kg de feijão, 1 kg de farinha de trigo especial, 1 kg de açúcar, 1 kg de sal, 1 pacote de leite, 1 pacote de bolacha salgada, 1 margarina de 500 mg e 1 bandeja de ovos de 15 und.

A gestão nossa maior obra é cuidar bem das pessoas segue trabalhando incansavelmente para minimizar os danos sofridos pelas famílias taboleirenses nesse período de pandemia do novo coronavírus.

#Saúde 15/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Hoje está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde Francisco de Queiroz Porto, o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O atendimento especial será realizado das 7h00 às 15h00 e o público alvo são pessoas da faixa etária de 05 a 19 anos. É importante que todos tragam a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para realizar todo o procedimento.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

#Saúde 15/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande investe pesado em atendimento especializado

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, está realizando hoje, 15, mais um importante serviço de atendimento médico especializado para a população com recursos próprios. A ultrassonografia, cujos procedimentos estão sendo realizados pelo médico ultrassonografista, Dr. Edvaldo Júnior, no Hospital Raimunda Bessa.

A Secretária de Saúde e Saneamento, Mariana Alves, explicou que existe uma demanda retraída para este tipo de exame. Com isso, foi iniciado, com o apoio total da prefeita Klébia Bessa (Klebinha), o processo de contratação para este serviço.

O procedimento é de suma importância para os usuários e representa um grande avanço para o setor com a realização de diagnósticos confiáveis e precisos.

#Saúde 14/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento está realizando atendimento especializado em Urologia

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento está realizando na manhã de hoje, 14, atendimento com médico especialista em urologia, o objetivo é a prevenção do câncer de próstata.

O atendimento está sendo realizado no Hospital Raimunda Bessa com o profissional Dr. Vinícius Monteiro. Para o atendimento são seguidos o protocolo do Ministério da Saúde com o atendimento ao paciente com maior risco de ter a doença.

Segundo a secretária de saúde e saneamento estes atendimentos são de suma importância para o diagnóstico da doença ainda em estágio inicial. "Como estamos fazendo sempre esses atendimentos visando a prevenção, a tendência é cada vez mais diminuir os casos de câncer no nosso município." Concluiu Mariana Alves, Secretária de Saúde e Saneamento de Taboleiro Grande.

A Prefeita Klebinha acompanhou de perto alguns atendimentos e reforçou a importância de estar sempre investindo na área da saúde, visando sempre promover o bem estar dos taboleirenses.

#Saúde 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Janeiro Branco 2020: Precisamos falar sobre Saúde Mental
#Saúde 06/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS
#Saúde 25/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeita entrega materiais lúdicos e educativos para as equipes do NASF e da ESF trabalhar com as crianças do município A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou na manhã desta segunda-feira, 25, a entrega de materiais educativos e terapêuticos para ampliar a qualidade dos atendimentos aos usuários infantis que fazem acompanhamento com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e da Estratégia Saúde da Família - ESF, dentre os materiais estão ítens como: brinquedos, jogos e livros educativos e terapêuticos, que serão utilizados pelos profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

A secretária de saúde e saneamento, Mariana Alves, relata que esta conquista fará toda diferença no tratamento terapêutico de crianças que necessitam de reabilitação e atendimento em saúde.

“É com essa perspectiva que a administração municipal tem se preocupado em adquirir e entregar tanto para a saúde, como para a educação e assistência social, brinquedos, jogos e materiais lúdicos para que possam fortalecer o desenvolvimento dos nossos pequenos”. Frisou a prefeita Klébia Bessa.

Na oportunidade a prefeita juntamente com o secretária de saúde e saneamento, também realizaram a entrega de materiais para uso dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Endemias.
#Saúde 21/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura Taboleiro Grande em parceria com o Projeto Visão Total realizam ações em Saúde Visual Será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, a Semana da Saúde Visual em Taboleiro Grande. A ação ampliada na área de oftalmologia será na Unidade Básica de Saúde Francisco de Queiroz Porto, localizada na rua Alcídes de Castro, no horário das 8h às 17h. A ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento é por meio do Projeto Visão Total.

Haverá gratuitamente para a população taboleirense a avaliação de acuidade visual, refração completa, exames dos movimentos oculares, exames da parte anterior dos olhos, exames de biomicroscopia, medição da pressão intra-ocular e teste do olhinho em bebês.

Para o atendimento é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
#Saúde 11/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Secretaria de Saúde e Saneamento divulga cronograma de atendimentos da UBS Raimunda Maia Sales
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DURANTE A IV SEMANA DO BEBÊ INTERSETORIALIDADE REALIZA AÇÃO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA ADO
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO CRIANÇAS DE 6 A 11 MESES DEVEM TOMAR UMA DOSE DA VACINA CONTRA O SARAMPO
#Saúde 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU EXAMES DE MAMOGRAFIAS EM PARCERIA COM O PROGRAMA "AMIGO DO PEITO"
#Saúde 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE RN REALIZA SONHO DA COMUNIDADE, ENTREGOU UMA UBS E VEÍCULOS
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ENTREGARÁ NOVA UBS A POPULAÇÃO A prefeitura de Taboleiro Grande entregará neste sábado, 24, a Unidade Básica de Saúde - UBS Raimunda Maia Sales, essa realização é fruto de uma parceria entre Prefeitura e o Governo Federal, com o apoio do deputado federal Walter Alves e do ex-senador Garibaldi Filho. Além da obra a prefeitura entregará a UBS toda equipada e climatizada.

A unidade beneficiará toda a população taboleirense, em especial os moradores dos bairros dos Parlamentares e Sossego.

A nova unidade obedece a atual legislação sanitária e dispõe de serviços como consultórios, sala de vacina, medicação, curativos, espaços coletivos e outros.

“Estou satisfeita com a entrega desta obra e dizer que investimentos como esse em saúde são sempre muito importante e benéficos para a população. A UBS Raimunda Maia Sales melhorará as condições de atendimento, oferecendo um serviço de melhor qualidade aos moradores dos bairros dos Parlamentares e do Sossego.”, ressaltou a prefeita Klebinha.
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA ENTREGARÁ NOVO GABINETE ODONTOLÓGICO
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO COMUNICADO
#Saúde 22/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE IRÁ ENTREGAR 02 MOTOS PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do município, e serão destinados aos trabalhos dos agentes de saúde e de endemias, incentivando cada vez mais um trabalho digno para a população taboleirense, principalmente os que residem na zona rural do município.

A entrega será sábado, dia 24 de agosto, a partir das 16h, no Bairro dos Parlamentares, durante a solenidade de entrega de benefícios a população.
#Saúde 21/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ ENTREGA DE UM VEÍCULO TIPO VAN PARA TRANSPORTE DE PACIENTES A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realizará às 16 horas deste sábado, (24), durante a entrega de benefícios a população no Bairro dos Parlamentares, a entrega de uma Van para o transporte de pacientes que precisam se locomover para tratamentos de saúde em outros municípios.

O veículo conta com 16 lugares, sendo um deles adaptado para o transporte de pessoas portadoras de deficiência física, além de televisão e ar condicionado, trazendo assim mais conforto e facilidade para a vida dos pacientes.

A Van para transporte sanitário eletivo foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar do então Senador Garibaldi Alves Filho, no valor de aproximadamente 250 mil reais. O veículo viabilizará e ampliará o acesso dos usuários às ações e serviços de saúde.
#Saúde 20/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE RECEBERÁ OFICIALMENTE MAIS UM VEÍCULO PARA REFORÇO NA SAÚDE DO MUNICÍPIO A prefeita Klébia Bessa entregará na tarde do próximo sábado, 24, durante a solenidade de entrega de benefícios no Bairro dos Parlamentares, às 16h, mais um veículo (caminhonete modelo L200) que ficará disponível para auxiliar nos serviços de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento.

Esse veículo foi conseguido pelo Deputado Federal Walter Alves, através do Ministério da Saúde. “Estamos muito contentes, pois essa é mais uma conquista para a saúde do nosso município. Esse veículo irá dar total apoio aos trabalhos desenvolvidos nesse setor a fim de melhorar cada vez mais a qualidade na prestação dos serviços”, frisou a prefeita Klebinha.
#Saúde 22/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE É A 11ª CIDADE QUE MAIS INVESTE EM SAÚDE NO RN, APONTA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM Taboleiro Grande é a décima primeira cidade, no Rio Grande do Norte, que mais investe em saúde pública. É o que aponta levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) envolvendo o valor médio destinado por habitante, anualmente, pelas prefeituras de todo o País.

O levantamento divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) teve como base as chamadas Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), declaradas durante 2017 no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, o município de Taboleiro Grande gastou R$ 790,68 na saúde de cada habitante durante o ano de 2017. Cerca de 2.800 municípios brasileiros gastaram menos de R$ 400,00 na saúde de cada habitante durante todo o ano de 2017.
#Saúde 08/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO DE TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ NESTE SÁBADO O DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GR Neste sábado (12), a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, estará realizando o Dia D de imunização contra a gripe.

No dia "D" a Unidade Básica de Saúde Francisco de Queiroz Porto estará aberto das 08 às 16 horas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Poderão receber a dose da vacina os professores da rede Pública, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.
#Saúde 31/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA Na manhã desta terça-feira (31), a Prefeitura de Taboleiro Grande e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento promoveram a Caminhada do Outubro Rosa que reuniu várias pessoas, a iniciativa da prefeitura, através da secretaria de saúde teve o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Câncer a gente combate com informação”, afirmou a Secretária de Saúde e Saneamento Mariana Alves.

A caminhada iniciou na UBS Francisco Porto de Queiroz, com trajeto pela Avenida Augusto de Paiva até o Centro de Reabilitação Dr. Jacob Ferreira Bessa, durante o trajeto, os profissionais de saúde alertavam de como se prevenir do Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero.

Já a prefeita Klébia Bessa esteve presente e frisou, “É uma campanha para conscientizar as mulheres contra o câncer de mama, para diagnosticar não é necessário fazer uma mamografia de imediato, pode se fazer um auto exame em casa, se perceber um nódulo procure um unidade de saúde que temos profissionais capacitados para realizar procedimentos, vamos nos cuidar que nossa família precisa de cada um de nós” Afirmou.
#Saúde 23/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SAÚDE DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA 1ª EDIÇÃO DO CHÁ ROSA No mês de outubro comemora-se o Outubro Rosa, movimento este que caracteriza a luta contra o Câncer de Mama. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Taboleiro Grande, realizou na tarde desta segunda-feira, 23, de Outubro, a 1ª edição do Chá Rosa. O evento aconteceu no Auditório da Unidade Básica de Saúde, Francisco de Queiroz Porto. Na oportunidade, reuniram-se mais de 30 mulheres as quais assistiram a uma palestra conduzida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde foi relatado sobre os sintomas e as precações sobre o câncer de mama.

Após a palestra, foi servido um saboroso chá, acompanhado de bolos e salgados.

A Secretária Municipal da Saúde, Mariana Alves, agradeceu o apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e parabenizou todas as mulheres por preocuparem e cuidarem de suas vidas
#Saúde 19/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 2° QUADRIMESTRE DE 2017 O Governo Municipal de Taboleiro Grande promoveu nesta quinta-feira, 19, Audiência Pública, na sede do Poder Legislativo, para discussão e apresentação do 2° quadrimestre do Fundo Municipal de Saúde e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 2° quadrimestre do ano de 2017.

A Audiência Pública foi presidida pela secretária de Saúde do Município, Mariana Alves, e os relatórios de investimentos e das principais ações foram expostos ao público presente pelo assessor técnico de saúde, Gleriston Vieira, e pelo Controlador Geral do Município, Aurélio Honorato.

O ato público de prestação de contas, referente ao 2º quadrimestre do exercício de 2017, atende ao cumprimento do plano de governo da prefeita Klébia Bessa, em manter uma gestão transparente e com a participação popular. A cada quatro meses, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal 101, de maio de 2000, é realizado audiência publica com objetivo de apresentar ao Conselho Municipal de Saúde e à população de Taboleiro Grande uma prestação de contas de todas as ações realizadas pela gestão.

Durante a audiência, Conselho Municipal de Saúde, vereadores e toda a população de Taboleiro Grande assistiram à apresentação de todas as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2017. Foram apresentados relatórios detalhados sobre recursos utilizados e em caixa, obras realizadas, programas e projetos realizados e em execução, números de atendimentos, consultas e exames realizados, entre outras coisas, garantindo transparência na destinação dos recursos públicos.
#Saúde 02/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, neste sábado dia 07 de outubro, o dia "D" da Campanha Antirrábica Animal 2017. A ação acontece de 7 às 17 horas, no Clube Flash Dance.

A vacinação de cães e gatos é uma importante medida de controle da raiva, que é transmitida ao homem principalmente através da mordedura e saliva do animal infectado. Apesar de conhecida desde a Antiguidade, a raiva continua sendo um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente a transmitida por cães e gatos, em áreas urbanas, mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem.

Para Secretaria de Saúde, Mariana Alves; é de extrema importância que todos os taboleirenses levem seus cães e gatos para serem vacinados: "é de extrema importância que todos os taboleirenses levem seus cães e gatos a partir de três meses de idade, incluindo animais gestantes, para a vacinação. A vacina Antirrábica não possui contraindicações e é o principal mecanismo de controle da Raiva Urbana. A vacina é a única forma de evitar que os animais de companhia contraiam a doença e a transmitam aos humanos". Disse a Secretária.
#Saúde 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE! "A Saúde que queremos e que precisamos para o nosso município”. A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 23, Audiência Pública para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021. O Plano Municipal de Saúde será elaborado com base nas oficinas promovidas durante as audiências, levando-se em conta as demandas sugeridas pela população dos diferentes segmentos da comunidade taboleirense.

O Plano Municipal de Saúde é um instrumento que norteará as políticas de saúde para o município nos próximos quatro anos. Trata-se de um mecanismo de planejamento, diretrizes, objetivos e metas que dispõe como princípio garantir o cumprimento das necessidades de saúde da população através da Atenção Básica.

"O Plano Municipal de Saúde apresenta o compromisso da Prefeitura com o ordenamento dos serviços e ações de saúde para que a população tenha acesso integral aos diversos programas e serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, SUS, contribuindo assim para a melhoria das condições de saúde e para a promoção da qualidade de vida da população de Taboleiro Grande”, esclarece a secretária de saúde, Mariana Alves.
#Saúde 13/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE GARANTE SORTIMENTO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA BÁSICA Conhecendo as necessidades e os grandes desafios da saúde de Taboleiro Grande, a administração da Prefeita Klébia Bessa, que tem como lema: “Nossa maior Obra é cuidar bem das pessoas”, está dando especial atenção para a Assistência Farmacêutica.

Os usuários do serviço público de saúde de Taboleiro Grande têm à sua disposição uma série de medicamentos gratuitos na farmácia Básicas de Saúde (UBS). O abastecimento farmacêutico tem sido feito por meio de recursos municipal, que também distribui materiais médico-hospitalares e odontológicos a todos os pontos de atendimento municipais voltados à Atenção Básica.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem colocado à disposição dos pacientes na unidade de farmácia Básicas, vários itens farmacêuticos. São medicamentos que atendem a diversas patologias, como hipertensão, diabetes, saúde mental, nutrição, aqueles que atendem ao Programa Saúde da Mulher, além de antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, fitoterápicos, enfim, medicamentos destinados ao tratamento e controle dos principais agravos da Atenção Básica.

Para prefeita Klébia Bessa, manter a distribuição gratuita de medicamentos é importante para população: “Estamos dando especial atenção para a Assistência Farmacêutica, sabemos das necessidades e os grandes desafios da saúde de Taboleiro Grande, por isso, estamos nos esforçando diariamente para manter a farmácia Básica do município sempre abastecida”. Afirmou a prefeita Klébia Bessa.
#Saúde 10/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE OFERECE SERVIÇOS ODONTOLÓGICO DE QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO Quem procura pelo atendimento odontológico oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Taboleiro Grande não tem do que reclamar. A gestão da prefeita Klébia Bessa oferece uma estrutura moderna e profissionais altamente qualificados.

A Secretaria Municipal de Saúde do município, finalizou junto ao e-SUS, balanço do número de atendimentos odontológico realizados durante o primeiro quadrimestre de 2017. O e-SUS registrou 574 atendimentos, que foram ofertados gratuitamente a população de Taboleiro Grande.

Segundo a prefeita Klébia Bessa, a prefeitura vem trabalhando para que a Saúde Bucal de Taboleiro o seja uma das melhores da região. "Estamos sempre buscando melhorar os atendimentos. Para isso, contamos com uma estrutura moderna e profissionais altamente qualificados”, ressaltou a prefeita.
#Saúde 06/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SAÚDE DE TABOLEIRO GRANDE APRESENTA BALANÇO DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2017 A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou Audiência Pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2017, no recinto do Plenário Legislativo "Palácio Antonio Alves de Souza”, da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 6 de junho.

A Audiência Pública foi presidida pela secretária de Saúde Pública do Município, Mariana Alves, e os relatórios de investimentos e das principais ações foram expostos ao público presente pelo assessor técnico de saúde, Gleriston Vieira.

O ato público de prestação de contas, referente ao 1º quadrimestre do exercício de 2017, atende ao cumprimento do plano de governo da prefeita Klébia Bessa, em manter uma gestão transparente e com a participação popular.

RESULTADOS

Junto com o relatório dos investimentos aplicados na Saúde, a Audiência Pública expôs os resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde no 1º quadrimestre, tendo como parâmetro as metas anuais pré-estabelecidas para cada um dos setores da Saúde Pública de Taboleiro Grane.

Na mesma Audiência Pública foi também exposto o nível de avaliação dos principais Indicadores de Saúde, seguindo os parâmetros e objetivos contidos nas Diretrizes do Ministério da Saúde.

Algumas das Informações completas desses relatórios e metas atingidas podem ser consultadas e conferidas no: ESUS/SIA
#Saúde 23/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE INICIA O PROJETO MEXA-SE Governo Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), deu inicio ao programa "Mexa-se, quem ama se cuida". A iniciativa visa garantir qualidade de vida e bem-estar aos taboleirenses de forma gratuita.

O Grupo Mexa-se está sendo desenvolvido com propósito de levar saúde e bem-estar a comunidade acometida por disfunções da coluna vertebral, visto que o município apresenta uma considerável demanda de patologias de coluna. Assim faz-se necessário elaborar uma estratégia de promoção em saúde, para a população com algias e alterações, as quais afetam diretamente a qualidade de vida.

De acordo com a Prefeita Klébia Bessa, a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, mas deve ser acompanhada por profissionais capacitados. "Nós estamos disponibilizando este projeto para que a comunidade possa se exercitar de maneira segura, sem o risco de lesões. O lazer e a atividade física são fundamentais para a saúde do corpo e da mente. Convidamos a todos para participar da fase de avaliação do projeto", comenta a prefeita.

Conforme a Secretária de Saúde, Mariana Alves, o Mexa-se irá promover a saúde e o convívio social. "Através desse projeto poderemos ampliar o acesso da população à qualidade de vida. O Nasf de Taboleiro Grande conta com uma equipe multidisciplinar - assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médico. Esses profissionais dão todo o suporte aos projetos de saúde de nosso município. Nós contamos com o apoio da população porque o projeto só vai se efetivar se a comunidade participar". Frisou a secretaria.
#Saúde 23/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITA KLÉBIA BESSA ENTREGA AMBULÂNCIA NOVA PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO Mais um compromisso de trabalho foi realizado em Taboleiro Grande pela a atual gestão. A prefeita Klébia Bessa entregou a disposição da Secretaria Municipal de Saúde uma ambulância nova que servirá para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento seja ele aqui na cidade ou se necessário deslocarem para outras localidades.

"A nossa gestão mais uma vez responde através de trabalho. Com a entrega dessa ambulância teremos uma melhor condição de atender aos pacientes que necessitem se transportarem para o hospital local ou para outras cidades. Ficamos muito felizes por contribuirmos de forma positiva, nosso município segue avançando." Disse a prefeita Klébia Bessa

"Essa ambulância é fruto da boa parceria de Taboleiro Grande com o deputado estadual Galeno Torquato, vem nos ajudar a proporcionar um atendimento de mais qualidade. hoje contamos com três ambulâncias para atender a população taboleirense", afirmou a prefeita Klébia Bessa.

De acordo com a secretária, Mariana Alves, a intenção da Secretaria da Saúde é garantir maior agilidade e segurança no transporte dos usuários. Ela ressaltou ainda a aquisição do veículo para contribuir na assistência as ações das equipes da saúde. "Estamos buscando sempre investir em melhorias no atendimento e estamos com avanços consistentes em saúde pública. Hoje Taboleiro Grande vive um novo momento no que se diz respeito à oferta de serviços prestados à população" avaliou a secretária.
#Saúde 25/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DESENVOLVE O PROJETO MEXA-SE Governo Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizará avaliação do Projeto "Mexa-se, que ama se cuida". A iniciativa visa garantir qualidade de vida e bem-estar aos taboleirenses de forma gratuita.

O Grupo Mexa-se será desenvolvido com propósito de levar saúde e bem-estar a comunidade acometida por disfunções da coluna vertebral, visto que o município apresenta uma considerável demanda de patologias de coluna. Assim faz-se necessário elaborar uma estratégia de promoção em saúde, para a população com algias e alterações, as quais afetam diretamente a qualidade de vida.

De acordo com a Prefeita Klébia Bessa, a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, mas deve ser acompanhada por profissionais capacitados. "Nós estamos disponibilizando este projeto para que a comunidade possa se exercitar de maneira segura, sem o risco de lesões. O lazer e a atividade física são fundamentais para a saúde do corpo e da mente. Convidamos a todos para participar da fase de avaliação do projeto", comenta a prefeita.

Conforme a Secretária de Saúde, Mariana Alves, o Mexa-se irá promover a saúde e o convívio social. "Através desse projeto poderemos ampliar o acesso da população à qualidade de vida. O Nasf de Taboleiro Grande conta com uma equipe multidisciplinar - assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médico. Esses profissionais dão todo o suporte aos projetos de saúde de nosso município. Nós contamos com o apoio da população porque o projeto só vai se efetivar se a comunidade participar". Frisou a secretaria

A coordenação fica por conta das Fisioterapeutas do município, com apoio de toda equipe NASF e ESF. O grupo atenderá pacientes com encaminhamento e diagnóstico médico. A seleção será realizada pelas Fisioterapeutas e participará somente pessoas que disponham do encaminhamento.

Inicialmente serão realizadas a avalição fisioterapêutica e nutricional, que guiará todo protocolo dos encontros, que serão marcados por orientações posturais, informações para cuidados essenciais da coluna vertebral e exercícios específicos, de fortalecimento e alongamento global.

O grupo será formado por 15 participantes, diagnosticados e encaminhados pelo médico, comprometidos a participar de todos os encontros e colaborar para a evolução dos mesmos.
O programa contará com:

Atendimento médico;
Atendimento nutricional;
Acompanhamento fisioterapêutico:
Exercícios de reeducação postural;
Alongamentos;
Fortalecimento;
Relaxamento;
Pilates solo;
Hidroterapia;
Orientações de AVD`S

A abertura oficial do projeto acontecerá no dia 15 de maio, às 14h30min, no centro de reabilitação Dr. Jacob Bessa.
#Saúde 23/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES REÚNE AGENTES DE SAÚDE, ESTUDANTES E COMUNIDADE EM TABOLEIRO GRANDE! Nesta quarta-feira (22), a prefeitura municipal de Taboleiro Grande, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, promoveu uma grande caminhada durante mobilização contra Dengue. O evento tem o objetivo de conscientizar para o combate ao mosquito Aedes aegypti e eliminar os possíveis focos de Dengue. Os participantes sairão às 4h30 do posto de Saúde, seguindo pelas ruas da cidade.

A ação faz parte do cronograma de atividades contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Além da caminhada, a Prefeitura informa que realizará nesta quinta-feira um grande mutirão de limpeza, entre outras ações, para alertar a população.
#Saúde 22/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA AÇÕES PARA COMBATER O MOSQUITO TRANSMISSOR Iniciou nesta segunda-feira, 20, em Taboleiro Grande, as ações intensificadas de combate ao mosquito transmissor da dengue. A Prefeitura, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realiza ações de combate ao Aedes aegypti, com palestras e oficinas de conscientização sobre as ações preventivas no combate ao mosquito. As palestras e oficinas estão sendo realizadas nas escolas e outras instituições do município.

A ação que ainda conta com caminhada pelas ruas da cidade, panfletagem, mutirão de coleta do lixo reciclável para eliminação de possíveis focos criadouros, segue até a sexta-feira, 31 de março, quando se encerra com o Dengômetro, tendo ponto estratégico para realização de troca de brindes por lixo reciclável.

Para secretária de saúde, Mariana Alves, a campanha servirá para conscientizar as pessoas sobre o perigo que o mosquito oferece a saúde: "Lançamos oficialmente essa campanha, para sensibilizar a população sobre o perigo que o mosquito oferece a saúde. A campanha também servirá para conscientizar as pessoas sobre os sintomas da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, essencial para permitir um diagnóstico mais rápido e posteriormente o tratamento indicado", explicou a Secretária, que também reforçou um pedido a população "recebam os agentes de saúde em casa".

"É preciso eliminar os criadouros do mosquito ao longo de todo ano, redobrando os cuidados, nesta época em especial, e acabar com as larvas nos nossos domicílios. A prefeitura está fazendo sua parte, a campanha vai até 31 de março, mas as ações têm que ser constante", destacou a prefeita Klébia Bessa.
#Saúde 16/07/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO VEM AI... A III TURMA DE PILATES NO SOLO COM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o NASF, a fisioterapeuta Luana Líslian e a nutricionista Natalha Diógenes, lançam a TERCEIRA TURMA DE PILATES NO SOLO.

PILATES: É um método de condicionamento físico e mental, com exercícios aparemente suaves, proporcionando o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona relaxamento.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO GRUPO:
Mulheres com idade entre 30 a 60 anos, com diagnóstico de artrose;
INSCRIÇÕES E AVALIAÇÕES FÍSICAS:
Dia 25 de julho de 2016 (segunda-feira) às 13:30;
Local: Centro de Reabilitação.
Comparecer ao local com roupa adequada de academia, encaminhamento do médico, exames complementares, Xerox (RG, SUS e comprovante de residência).

SOBRE AS AULAS
Inicio das aulas: 01/08/2016 - Segunda Feira
As 14:00 no Centro de Reabilitação
As aulas serão realizadas nas segundas e quartas-feiras
Duração de 45 minutos.
INFORMAÇÕES GERAIS
Serão ofertadas 10 vagas;
O projeto tem duração de 2 meses (tendo em vista que o grupo é rotativo);
Faltou 2 vezes sem justificativa será automaticamente desligado do grupo;
Sem custo.
#Saúde 08/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA E SECRETARIAS REALIZAM AÇÕES DE PREVENÇÃO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência social, juntamente com o Conselho Tutelar e Grupo de Capoeira realizaram ações da semana saúde na escola, de conscientização sobre o combate à dengue, zika e chicungunya, os alunos da escola municipal Abraão Cavalcante Bessa saíram as ruas em caminhada educativa para combater o mosquito transmissor das doenças citada a cima.

Os alunos também estão sendo orientado e conscientizados sobre as doenças que o mosquito Aedes Aegypti transmite e como evitar a proliferação.

Também foi passado a eles sobre a destinação correta de lixos para combater a dengue no nosso município.
#Saúde 25/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SEXTA-FEIRA SANTA COM ATENDIMENTO DO DERMATOLOGISTA DR TARCÍSIO O Dr Tarcísio Bessa Filho está atendendo hoje (25), sexta-feira santa, no hospital maternidade Raimunda Bessa, a prefeita Klébia Bessa não mede esforços para que a população de Taboleiro Grande a cada dia tenha um maior atendimento em saúde.
www.taboleirogrande.rn.gov.br
Emitido dia 25/02/2024 às 01:19:07