CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE Prefeitura de Taboleiro Grande lança editais da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura Os editais visam a seleção e premiação de projetos aptos a manter viva e em circulação a cultura de Taboleiro Grande, que serão executados com recursos da Lei Paulo Gustavo.
#Administração 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS A Prefeitura de Taboleiro Grande e o SEBRAE/RN irá inaugurar nos próximos dias a Sala do Empreendedor

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande e o SEBRAE/RN irá inaugurar nos próximos dias a Sala do Empreendedor, que funcionará na Av. Agusto Gomes de Paiva, no centro da cidade.

Dentre os serviços que serão ofertados no novo espaço - todos de forma gratuita - estão o atendimento para formalização de microempreendedores individuais e de microempresas, a emissão de certificados e de declarações, além de informações para concessão de créditos e empréstimos.

É a Prefeitura de Taboleiro Grande levando mais cidadania para você.

#Saúde 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realizou no Hospital Municipal Raimunda Bessa diversas cirurgias de pequeno porte

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento realizou na manhã desta quinta-feira (28), diversas cirurgias de pequeno porte no Hospital Municipal Raimunda Bessa, com o médico Dr. Kerginaldo Jácome. Uma ação que facilita o acesso da população de forma descentralizada.

As pequenas cirurgias que foram realizadas são de retiradas de lesões como, pintas, sinais, cistos, xantelasma, verruga seborreica, extração de unhas, entre outras.

Seguimos buscando ações pensadas sempre no bem-estar da população!

#Prefeito 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeita Tarcinha Ribeiro segue a agenda de trabalhos em Brasília-DF

Continuando a agenda de trabalhos em Brasília-DF, a prefeita Tarcinha Ribeiro, participa das atividades da XXIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, onde a prefeita assinou a Carta de Compromisso pelos objetivos defendidos no evento.

A gestora passou por estandes e instituições conhecendo programas que podem ser implantados como parcerias na nossa cidade.

A prefeita destacou ainda, a destinação de mais de 1 milhão de recursos por Emenda Parlamentar que serão aplicados nas áreas de saúde, infraestrutura e assistência social. Os recursos estão sendo destinados pelo Deputado Federal Walter Alves.

Juntos, Taboleiro Grande avança mais e segue no rumo certo.

#vacinação 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realizará dia "D" da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento informa à população taboleirense que o dia "D" da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo, ocorrerá no próximo sábado (30), no Centro de Convenções Francisco Alves de Souza.

A vacinação acontecerá nos seguintes horários: das 8h até 12h para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e de 12h até 16h para idosos a partir de 60 anos.

Lembre-se de levar o cartão do SUS e/ou CPF e carteira de vacinação e proteja você e quem você ama!

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza diversos exames de endoscopia para pacientes do município

A fim de atender e zerar as demandas por exames no município, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou no último sábado (23), diversos exames de endoscopia para pacientes do município.

Dezenas de pessoas passaram pelo procedimento no Hospital Raimunda Bessa com o médico gastroenterologista Dr. Allyson Bessa e com o suporte e acompanhamento da equipe de saúde do município.

A prefeitura vem buscando ampliar o acesso da população à saúde, intensificando a realização de exames, consultas e cirurgias. Essa é uma preocupação grande do governo municipal em facilitar o acesso da população a exames, procedimentos e tratamentos sendo um compromisso da gestão "mais trabalho, novas realizações".

#Gabinete 25/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE A Prefeita Tarcinha Ribeiro participa em Brasília da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Atendendo a convocação da Confederação Nacional de Municípios - CNM, a Prefeita, Tarcinha Ribeiro, se encontra em Brasília, onde participará durante toda a semana da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A Marcha ocorre em um momento muito importante para as gestões municipais. Realizada pela CNM desde 1998, o encontro considerado o maior evento municipalista da América Latina não pôde ser realizado nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sinônimo de lutas e palco de conquistas, a Marcha é fundamental para apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle. Nesse aspecto, a 23ª edição receberá os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento municipalista e garantir o compromisso deles com um federalismo mais justo e equilibrado.

#Festa 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Prefeitura realizará edição 2022 da festa do dia das mães no município

Alô mamães taboleirenses!!!

É com muita alegria que a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande confirma a edição 2022 da festa do dia das mães no município.

Foram 2 anos sem essa tradicional festa, de forma presencial, uma tradição de quase 10 anos e um dos principais eventos da cidade. A Prefeitura juntamente com toda a Administração Municipal se prepara para realizar mais uma grande comemoração ao Dia das Mães.

A Prefeitura comunica que as inscrições para o evento estarão abertas do dia 25 de abril a 04 de maio, das 08h às 11h e das 14h às 17, na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, as mães devem comparecer ao local da inscrição portando seu título de eleitor.

A tradicional Festa das Mães taboleirenses 2022 será realizada no dia 06 de maio (sexta-feira), a partir das 18h30min na Quadra Poliesportiva Antônio Jackson Araujo. A expectativa é que o evento conte com a presença de todas as mães da cidade.

Então, não perca este momento mais que esperado! Aguardamos vocês para festejarmos este lindo momento!

#Cras 19/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CRAS retorna as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Hoje, dia 19, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, retornou as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, com o grupo de crianças de 0 a 6 anos.

Na ocasião foi realizada a entrega de lembrancinha de páscoa para as crianças, como também brincadeiras e atividades.

#Infraestrutura 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Obras da Praça de Eventos estão em fase de conclusão

A Praça de Eventos, que está sendo construída no bairro dos Parlamentares, já começou a tomar forma, ganhar cores, o espaço será reservado para o convívio social, relaxamento e vai contar também com parque para a diversão das crianças. Um novo espaço de lazer e entretenimento para os taboleireses.

Em breve será licitada e iniciada as obras da 3ª e última etapa da praça, que compreende a construção de um moderno palco e camarins.

#Educação 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura parabeniza os alunos da rede municipal pelo ótimo desempenho nas Olimpíada Brasileira de Matemática

Nossos alunos mostraram do que são capazes e foram reconhecidos a nível federal. O aluno Gustavo Antony Costa de Souza, de 14 anos, da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, recebeu medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), fazendo parte dos medalhistas que disputaram com mais de 17 milhões de estudantes.

Além dele, a aluna Maria Paula Pereira Duarte, de 12 anos, da mesma escola, recebeu uma menção honrosa por ter ficado entre os 200 melhores participantes do estado do Rio Grande do Norte na OBMEP.

São essas notícias que nos encorajam a todos os dias, continuar com políticas públicas para fornecer uma educação de qualidade e pensada no melhor para nossas crianças e adolescentes.

O ensino de qualidade que é tradição em Taboleiro Grande trazendo frutos além dos muros da escola, uma conquista que é trabalhada diariamente em equipe.

#vacinação 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Um ano de vacinação contra a Covid-19

Foi num início de tarde como esse, em 20 de janeiro de 2021, que recebemos o primeiro lote de vacinas para o combate à Covid-19. A gente piscou e já se passou um ano.

12 meses de muito cuidado com centenas de vidas em segurança. A vacinação ainda não encerrou, estamos iniciando uma nova fase com as crianças de 05 a 11 anos recebendo a 1ª dose, mas a dedicação, empenho e zelo pelos taboleirenses segue a mesma.

Comemoramos com alegria o aniversário da vacina e queremos parabenizar a você, que tomou as suas doses nas datas certas e incentivou as pessoas à sua volta a fazerem o mesmo; que respeita o distanciamento; que sempre está usando máscara e álcool quando sai.

Seu esforço foi crucial para este marco. Estamos superando as barreiras juntos e será unidos que chegaremos vitoriosos ao fim dessa luta!

#vacinação 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande iniciou a campanha de vacinação de crianças de 05 a 11 anos

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento deu início nesta quarta-feira, 19 de janeiro, a campanha de vacinação de crianças de 05 a 11 anos.

Nesse primeiro momento foi a vez dos pequenos com comorbidades receberem suas doses de proteção e ficarem mais seguros.

O trabalho zeloso que nossa equipe da saúde está tendo com as crianças no momento da vacinação é um orgulho para nós. Tudo feito com muito carinho para mantê-las confortáveis e seguras para curtirem bastante o futuro mais forte que as aguarda.

#Gabinete 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeita Tarcinha Ribeiro recebeu a visita da gerente geral da Caixa Econômica Federal - Agência Pau dos Ferros

Na manhã desta segunda-feira, 17, a prefeita Tarcinha Ribeiro, recebeu a visita de cortesia da gerente geral da Caixa Econômica Federal - Agência Pau dos Ferros, Rosecleia Gralaki, acompanhada do gerente de varejo, Natan Lameque.

Na oportunidade, considerando o convênio celebrado entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, foi apresentado ao Executivo Municipal o aumento da margem de empréstimos consignados concedidos a servidores municipais, elevando de 30% para 35%, embasado na Lei Federal n° 14.131/2021. Participou também do encontro a ex-prefeita e atual chefe de gabinete Klébia Bessa.

#Agricultura 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura abre as inscrições para o Programa Corte de Terras 2022

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, comunica a todos os agricultores que estão abertas as inscrições para o Programa Corte de Terras 2022.

O programa tem como objetivo a preparação do solo das propriedades dos agricultores familiares do município, disponibilizando maquinário gratuito.

Os agricultores interessados devem comparecer até a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 07h às 13h, de segunda a sexta.

Para efetuar o cadastro, o agricultor precisa levar cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

#Educação 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura está realizando o cadastro de transporte gratuito para os estudantes que participarão da reaplicação do ENEM

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação comunica que estará realizando o cadastro de transporte gratuito para os estudantes que participarão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022.

O cadastro será realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica localizada na avenida Augusto de Paiva, das 8h às 12h, até a próxima sexta-feira, 07.

O Enem será reaplicado para quem apresentou algum sintoma da Covid-19 e perdeu as provas de 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supremo Tribunal Federal - STF tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

#Esporte 30/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER Prefeitura realiza a entrega da premiação dos vencedores da Copa Municipal 26 de Dezembro e do Desafio Intermunicipal

Na tarde desta quinta-feira, 30, aconteceu no Gabinete da Prefeita, na sede da Prefeitura Municipal, a entrega da premiação dos vencedores da Copa Municipal 26 de dezembro e do Desafio Intermunicipal, que foram realizadas durante a programação dos 58 anos de emancipação política do município.

Foi campeã da Copa Municipal 26 de dezembro a equipe da Nasa Futebol Clube e o 2º lugar ficou com Os Caveiras, já no Desafio Intermunicipal a equipe campeã foi Os Caveiras e a Nasa Futebol Clube ficou em 2º lugar.

O Campeonato Municipal 26 de dezembro e o Desafio Intermunicipal foram uma realização da Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A Administração Municipal juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer agradecem a todas as equipes que participaram do campeonato, e parabenizam os finalistas.

#Infraestrutura 29/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeitura assina contrato de operação de crédito para implantação de uma Usina Municipal de Energia Solar Fotovoltaica

A Prefeitura de Taboleiro Grande assinou na tarde de terça-feira, 28, junto a Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, em Natal, o contrato de operação de crédito para implantação de uma Usina Municipal de Energia Solar Fotovoltaica.

A operação propõe a instalação de uma Usina Solar com potência de sistema fotovoltaico de 400 kWp e produção estimada de 54.000 kWh/mês, em uma área de aproximadamente 1 hectare. O investimento será de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais). A energia produzida será utilizada em todos os prédios municipais e na iluminação pública.

Esse será um empreendimento que, além de gerar uma grande economia para os cofres públicos, se paga por si só. É um projeto que traz benefícios em energia limpa e sustentável. Taboleiro Grande será pioneiro neste projeto e servirá de base para outros municípios do estado", pontuou a prefeita, Tarcinha.

O projeto está dentro da linha de investimentos "Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - FINISA" da Caixa Econômica Federal. De acordo com o Gerente da Agência de Governo no RN, Sílvio José, Taboleiro Grande é o primeiro município do estado que produzirá energia solar destinada a suprir o consumo de todos os órgãos municipais e de toda a iluminação pública.

Durante a assinatura do contrato o Superintendente Executivo de Governo da Caixa no RN fez um reconhecimento à administração municipal pelo protagonismo na pauta das energias renováveis no estado. "A Caixa tem um profundo reconhecimento pelo pioneirismo da gestão municipal, pela visão futurista de atenção às energias renováveis, além do seu empenho no controle orçamentário e na modernização da administração pública. Estamos muito contentes em fazer parte deste projeto", destacou Lamarck Mangueira.

#Festa 12/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Feliz Dia das Crianças!

Um feliz dia para todas as crianças que embelezam nossas vidas com a sua forma pura e genuína de olhar o mundo.

#VigilânciaSanitária 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Vigilância Sanitária realizou inspeções de rotina e ações de conscientização em estabelecimentos comerciais do município

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, por meio da Vigilância Sanitária, realizou durante essa semana inspeções de rotina e realização de ações de conscientização em estabelecimentos comerciais do município.

O objetivo da inspeção é verificar a higiene dos locais, a data de vencimento de produtos que estão a disposição para os consumidores, verificar e fazer cumprir os requisitos de Boas Práticas e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente, de forma a coibir práticas que possam apresentar riscos à saúde individual e coletiva.

A inspeção em estabelecimentos faz parte de um trabalho dinâmico e importante desenvolvido pela Vigilância Sanitária, um departamento que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

#Saúde 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura Municipal retorna com a prática de atividades funcionais e laborais no Polo de Academia da Saúde

Visando promover mais saúde para a população, a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, retornou com a prática de atividades funcionais e laborais no Polo de Academia da Saúde Maria Maura Diógenes Bessa.

O espaço que está localizado na avenida Augusto Gomes de Paiva proporciona diariamente práticas de promoção à saúde e atividades físicas, tanto individuais ou por meio do grupo Agita Taboleiro.

#Saúde 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura Municipal realizará exames de mamografia para as mulheres acima de 50 anos

Estamos chegando no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, visando promover à saúde da mulher oferecerá, no dia 10 de outubro, exames de mamografia para as mulheres acima de 50 anos.

As interessadas deverão comparecer a Secretaria de Saúde e Saneamento, até o dia 08 de outubro, munidas de cópias do RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS. Não perca tempo e faça o agendamento do seu exame.

É importante entender que a precaução vai além do exame, o cuidado com o seu corpo deve ser constante. Cuidar de si é a maior prova de amor!

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO A Prefeitura realizará neste dia 02 de outubro Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos

Ei, o Dia "D" da Campanha Antirrábica para cães e gatos está chegando!

Ah, anota aí: Cães e gatos com mais de 4 meses de idade podem receber a vacina, menos fêmeas gestantes e lactantes. Para imunizar seu pet, basta ir ao local de vacinação com a carteirinha dele.

A campanha será realizada no dia 02 de outubro, sábado, das 7h às 13h, na UBS Francisco Porto de Queiroz.

#Saúde 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeirura Municipal realiza, com profissionais de saúde do município, palestra sobre o Setembro Amarelo

Estamos vivenciando o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida, e neste sábado, 25, foi realizada uma palestra, com o Psiquiatra Dr. Hugo Bessa, para dialogar sobre esse tema que nunca esteve tão atual e em pauta como agora. O público alvo, deste evento, foram os profissionais de saúde do município.

No momento, ainda, aconteceu o lançamento e implantação da Caderneta Municipal de Saúde Mental.

Está ação é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento.

#Saúde 31/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura entrega oficialmente UTI móvel e veículo para a Secretaria de Saúde e Saneamento

A Prefeitura de Taboleiro Grande, realizou a entrega de uma ambulância UTI móvel para Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que será utilizada nos atendimentos de casos de urgência e emergência. O veículo e os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município e custou aproximadamente 330 mil reais.

Também foi entregue para a Secretaria de Saúde e Saneamento, um veículo Renault Kwid, adquirido através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Walter Alves.

A UTI móvel e o veículo, tipo Kwid, garantem aos pacientes comodidade, agilidade, conforto e segurança.

#Turismo 31/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE Com investimentos de mais de 600 mil reais Centro de Convenções Francisco Alves de Souza é inaugurado

A Prefeitura de Taboleiro Grande inaugurou, de forma remota, o Centro de Convenções Francisco Alves de Souza. O espaço multiuso irá oportunizar ao município a realização de eventos em um local apropriado.

O Centro de convenções contou com investimento de aproximadamente R$ 400 mil. Deste valor, R$ 250 mil foi viabilizado por meio de emenda parlamentar. A outra parte foi com recursos próprios da Prefeitura. Além desse montante, ainda foram investidos mais de R$ 200 mil em aquisição de equipamentos e mobília do prédio.

O espaço era muito aguardado pela população, classe artística e poder público, para que possam realizar desde palestras, workshop, audiências públicas, trabalhos culturais e eventos diversos.

O prédio conta com auditório, camarins, cozinha, serviço de alimentação, espaço para a exposição e comercialização de materiais, sanitários, almoxarifado, sistema de som e ar-condicionado. O espaço, também, proporciona segurança com um moderno sistema de combate a incêndio e pânico.

Com a inauguração, Taboleiro Grande é uma das poucas cidades da região Oeste do estado a contar com um moderno Centro de Convenções.

#Turismo 30/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE Prefeitura reformou e revitalizou o Pórtico de acesso ao município

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, finalizou mais uma obra, de uma série de reformas e revitalizações que tem sido executadas pela gestão municipal.

A revitalização do pórtico que dá acesso à cidade, foi pensada apreciando e enaltecendo os atributos naturais do município, como o bioma da caatinga, por está situado em área de abrangência de rochas metamórficas e está localizado na bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró.

Com um letreiro e uma iluminação ida, a revitalização do pórtico embelezou ainda mais a entrada de Taboleiro Grande, onde tem atraído pessoas que visitam o município ou passam pela BR 405, fazendo ponto de parada para fotografias.

#Segurança 30/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Prefeitura instalou câmera de videomonitoramento no Pórtico de acesso ao município

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realizou a instalação de uma câmera de monitoramento, no pórtico de acesso a cidade. Além de melhorar a segurança, a iniciativa visa ajudar na fiscalização e no monitoramento da entrada e saída de veículos.

A câmera instalada é uma Speed Dome Zoom 32 - Intelbras, sendo um equipamento de segurança de última geração com alta definição de imagens em Full HD e funções inteligentes que permite fazer o monitoramento em tempo real através de um ponto de internet.

A Prefeitura está elaborando um projeto para que brevemente sejam instaladas mais câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade, visando melhorar, cada vez mais, a segurança do município.

#Obra 28/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE Centro de Convenções Francisco Alves de Souza entra na fase final de conclusão da obra

Depois de muitos entraves burocráticos e problemas com a liberação de recursos, o Centro de Convenções Francisco Alves de Souza, está com 99% da obra executada e entra na fase final de conclusão.

O equipamento contará com auditório climatizado, camarins, cozinha, serviço de alimentação, espaço para a exposição e comercialização de materiais, além de banheiros e depósito. O espaço, também, proporciona segurança com um moderno sistema de combate a incêndio e pânico. ???

???

O novo prédio, que será entregue à população nos próximos dias, será um grande passo para a valorização do turismo em nossa cidade.

#Festa 27/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Gestão da prefeita Klebinha realiza a 1ª edição do “Natal Criança Feliz”

A Prefeitura de Taboleiro Grande, realizou ontem, 25, o evento "Natal Criança Feliz", que distribuiu brinquedos e lancheiras com doces para as crianças taboleirenses, onde foram distribuídos cerca de 800 brinquedos e 800 lancheiras.

Um desfile com Papai Noel percorreu todas as ruas da cidade em um carro aberto. O trajeto teve início pelo bairro dos Parlamentares.

A prefeita Klebinha, juntamente com a prefeita eleita, Tarcinha Ribeiro, estiveram presentes cumprimentando, interagindo e entregando as lembranças as crianças, juntamente com o Papai Noel.

Administração Municipal adaptou o evento, atendendo todas as recomendações de saúde, para evitar aglomerações e o contágio da Covid-19.

#Infraestrutura 13/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Centro de Conveções de Taboleiro Grande será entregue em breve à população

A Prefeitura de Taboleiro Grande não para de trabalhar! Depois de diversos entraves burocráticos e problemas na liberação de recursos, as obras do Centro de Convenções estão a todo vapor e segue para a fase de conclusão.

O prédio contará com auditório climatizado, camarins, cozinha, serviço de alimentação, espaço para a exposição e comercialização de materiais, além de banheiros e depósito. Todos equipamentos necessários já foram adquiridos.

Visando proporcionar um espaço mais seguro, a Prefeitura está investindo com recursos próprios o montante de R$ 44.683,19 na execução do projeto de combate a incêndio e pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

?????????

O que no passado era desafio, hoje é realização. Só não percebe a mudança quem não quer. Seguimos fazendo mais, melhor e do jeito certo!

#Infraestrutura 11/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Prefeitura está realizando reparos na Academia de Saúde Maria Maura Diógenes Bessa

O trabalho não para! A Prefeitura de Taboleiro Grande está realizando serviços de reparos na Academia da Saude Maria Maura Diogenes Bessa. Localizada no Centro da cidade, a obra está recebendo nova pintura, troca da iluminação, reparo do telhado e novos equipamentos. São R$ 30.008,82 em recursos próprios investidos. É mais trabalho, mais cidadania!

#Melhoria 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Ruas no Bairro dos Parlamentares estão sendo pavimentadas

A Prefeitura de Taboleiro Grande não para! Visando proporcionar para os taboleirenses mais qualidade de vida, as ruas Filemon de Freitas, Gonçalo Felipe e Projetada, no Bairro dos Parlamentares estão sendo calçadas.

A medida visa deixar o ambiente mais seguro para os motoristas e para os pedestres. A pavimentação das ruas também garante mais organização para a comunidade. É mais infraestrutura, é mais trabalho, é mais cidadania!

#Melhoria 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande irá adquirir uma ambulância semi UTI

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, irá adquirir nos próximos dias uma ambulância tipo van, adaptada como Semi UTI, para atender as necessidades da Atenção Especializada em Saúde.

A aquisição será feita com recursos próprios do município, que já estão em conta para esta finalidade. O processo licitatório já foi iniciado.

O Prefeita, Klebinha, disse que uma ambulância de maior porte irá ajudar muito no socorro e transporte de pacientes, com maior conforto e segurança.

#Saúde 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem mais quatro pacientes curados da Covid-19

Temos a alegria, de informar que mais 04 (quatro) pacientes foram curados da Covid-19 em nosso município.

Apesar da boa notícia, a população, ainda, deve ficar atenta aos cuidados, o distanciamento social continua sendo o melhor método de prevenção. Caso note sintomas associados a Covid-19, procure uma Unidade de Saúde.

#Melhoria 04/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Investmento em melhorias sanitárias: Prefeitura está contruindo 40 banheiros na zona urbana e rural

A Prefeitura de Taboleiro Grande em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, está realizando a construção de 40 módulos sanitários (banheiros), tanto na zona urbana, como nas comunidades de Barra do Tigre, São Miguelino, Volta, Lajes do Padre, Taperinha, Poço Verde, Malhada da Jurema e Santa Maria.

As famílias que foram contempladas são aquelas consideradas de baixa renda e de estado de vulnerabilidade social, conforme critérios da FUNASA.

As melhorias sanitárias, incluem a construção de módulos sanitários com chuveiro, privada, lavatório, fossa, filtro anaeróbico e sumidouro.

#Saúde 03/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande realizou Pit Stop de prevenção ao Coronavírus

Visando intensificar o combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, tem realizado diversas ações de conscientização no município.

No Centro da cidade, os profissionais da saúde repassaram informações sobre o momento que passamos e sobre as medidas de prevenção. Além disso, foram entregues kit's com máscaras, álcool em gel e panfletos com informações sobre a doença. A temperatura dos que passavam pelo local também foi verificada. A ação denominada Pit Stop da Saúde aconteceu na tarde da última sexta-feira (31).

A Polícia Militar esteve presente para ajudar na organização e garantir a segurança dos participantes e dos profissionais da saúde. A Vigilância Sanitária do município também participou da ação.

A Prefeitura de Taboleiro Grande reforça que pessoas do grupo de risco não devem sair de casa. Mas, caso seja necessário, é indispensável o uso de máscara.

#Educação 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura realiza o pagamento de 15 dias de férias para os professores

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou hoje, 31 de julho, o pagamento de 15 (quinze) dias de férias para os professores, totalizando assim, o pagamento de 45 dias de férias do ano de 2020. Considerando que no mês de janeiro houve o pagamento dos 30 dias de férias.

A prefeitura paga hoje um direito do professor, cumprindo assim com a Lei do Plano de Cargos e Carreira do Magistério, implantado em 2010 e que só cinco anos depois, em 2015, a prefeita Klebinha colocou em prática de que seria pago 45 dias de férias.

#Agricultura 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Dia do Agricultor

Obrigado por semear bons sentimentos, fortalecer nossas raízes, provocar o crescimento e colher o melhor para todos. Feliz Dia do Agricultor!

#Saúde 10/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura instala placas sobre o uso obrigatório de máscaras

Prefeitura de Taboleiro Grande iniciou, nesta sexta-feira (10/07), a instalação de placas indicativas sobre o uso obrigatório de máscaras nas principais vias de município, como forma de proteção à contaminação pelo novo coronavírus.

Todos juntos no enfrentamento e combate a disseminação da Covid-19

#Infraestrutura 09/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO A UBS Francisco de Queiroz Porto está fechada temporariamente para reforma

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento comunica que a Unidade Básica de Saúde - UBS Francisco de Queiroz Porto está temporariamente fechada para reforma. Os atendimentos estão acontecendo na Unidade Básica de Saúde - UBS Raimunda Maia Sales.

O horário de atendimento continua o mesmo, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

A reforma do prédio visa melhorar e adequar os espaços para atender melhor a população de Taboleiro Grande que necessita dos bons serviços na área da saúde do município.

#Saúde 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem mais um paciente curado do Covid-19 e zera os casos ativos no município

O município de Taboleiro Grande tem a imensa alegria de anunciar mais um paciente curado da Covid-19 e comunica que os casos ativos foram zerados.

Com a colaboração da população e as ações realizadas pelo Município, está sendo possível reverter a situação. Os desafios contra a doença ainda não terminaram, mas esta é uma grande conquista para Taboleiro Grande.

Se cada um fizer a sua parte visando o sucesso coletivo e não o individual, poderemos passar por esta pandemia o mais rápido possível, para voltarmos a normalidade em nossas interações sociais.

#Infraestrutura 04/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Klébia Bessa inaugurou Creche Proinfância, obra grandiosa e importante para a educação do município

Um sonho de toda a população taboleirense, agora se torna realidade. Um momento especial, que irá ficar na história do município de Taboleiro Grande, especialmente, para aqueles que sonharam, um dia, com a tão esperada Creche do Proinfância.

A Prefeita Klebinha, juntamente com a Secretária de Educação, Alzira Rocha, inauguraram, oficialmente, ontem, dia de 03 de julho, o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI denominado ‘Maria Laura de Lima Silva'. O evento aconteceu, de forma simbólica, por causa das medidas preventivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

A obra custou R$ 1.725.168,87, sendo que R$ 1.254.542,87 são provenientes do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e R$ 470.626,00 são de recursos próprios do Município. A atual gestão municipal, além de conseguir destravar todos os processos que envolviam a obra, adquiriu todo o mobiliário que não estava incluso no projeto inicial com um investimento de aproximadamente R$ 150 mil.

O terreno mede mais de 2 mil m² e comporta o modelo Proinfância Tipo B. Nos 890 m² de construção foram feitas seis salas de aula e multiuso para jogos, vídeos e atividades de artes; fraldário, lactário, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, solário, pátio coberto, despensa e estacionamento para funcionários. Além disso, é dotada de diversos mecanismos de segurança, como: saída de emergências, extintores e sistema de pára-raios.

"O momento é especial e de uma grande satisfação como gestora pública, conseguir concluir e entregar uma obra tão grande e de uma importância ímpar para nossa população, especialmente, para a classe educadora da nossa cidade. Foram onze anos de espera, muitos entraves burocráticos e busca de novos recursos para que pudéssemos concluir essa grandiosa obra", disse a Prefeita Klebinha.

#Educação 03/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Taboleiro Grande inaugura hoje o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Maria Laura de Lima Silva

A prefeitura de Taboleiro Grande inaugura hoje, 03, o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Maria Laura de Lima Silva, um sonho antigo da população.

Esta unidade de ensino novinha vai oferecer aos taboleirense a melhor estrutura de educação com atendimento creche e pré-escola.

É a prefeitura investindo, cada vez mais, em educação para o nosso povo.

O evento acontecerá de forma simbólica, por causa das medidas preventivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

#Finança 01/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO Mesmo na crise econômica, Prefeita Klébia Bessa pagou, em dia, o 90º mês de salários dos servidores

O mês de junho chegou e já foi embora. E, com ele, mais uma folha salarial paga dentro do mês. Na atual gestão, da prefeita Klebinha, já são 90 meses pagando certo. Porque a Prefeitura de Taboleiro Grande sabe da importância do servidor valorizado e do impacto positivo na nossa economia com os salários pagos em dia.

A prefeitura também depositou o 13º dos aniversariantes do mês e o incentivo do PMAQ dos profissionais de saúde, injetando assim na economia local mais de meio milhão de reais.

Repeitando os servidores públicos, pagando em dia e aquecendo a economia, Taboleiro Grande aponta para o futuro.

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura adquire lavatórios portáteis e dispensadores de álcool em gel para serem instalados em pontos estratégicos
#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem seu sexto paciente recuperado da Covid-19

“Eu venci a Covid-19”. A mensagem na folha de papel simples estaì nas maÞos de Luciana Bessa que é mais uma taboleirense curada da Covid-19. Isso é muito gratificante para todos nós.

Acompanhada da equipe de saúde da atenção básica do município. Agora, ela finalmente pode receber o abraço da família.

#Saúde 29/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande tem mais um paciente curado da Covid-19

É isso mesmo! Temos a alegria de anunciar mais um paciente que superou o Coronavírus em nosso município.

O sentimento é de VITÓRIA e é coletivo. É muito gratificante para nós ver um paciente curado, mais ainda vencendo essa pandemia.

#Esporte 26/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Prefeitura de Taboleiro Grande executará obra da Praça de Skate

A Prefeitura de Taboleiro Grande tem como compromisso promover condições para melhorar a qualidade de vida da população taboleirense. Para isso, tem investido em espaços de convivência e socialização para os moradores. Além de investimento pesado na infraestrutura da cidade. São reformas, urbanizações e, é claro, novas obras. Entre as novas obras para serem iniciadas está a construção da Praça do Skate.

A prefeitura já concluiu o processo licitatório e em breve dará início à execução da obra, que ficará localizada na avenida Alexandre Soares. O local contará com área dedicada aos obstáculos, um quiosque, banheiros, parque infantil e áreas de vivências arborizadas, que também poderá ser utilizada para outras práticas esportivas. Investir em esporte e lazer é mais trabalho, é mais cidadania.

#Cultura 25/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E JUVENTUDE Prefeitura de Taboleiro Grande participa de web conferência sobre a Lei Cultural Aldir Blanc

A Prefeita Klebinha e a Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Larissa Bessa, participaram na tarde de hoje, 25, de uma Web Conferência que tinha o objetivo de discutir a aplicabilidade do Projeto de Lei 1075/2020 (Lei Aldir Blanc) que prevê um auxílio emergencial em prol da classe artística.

O evento virtual contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e de diversos especialistas nacionais sobre o tema municipalista e sua implicação prática com os benefícios do Projeto de Lei que aguarda a sanção presidencial.

#Transparência 24/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Taboleiro Grande, atinge nota máxima no ranking dos municípios potiguares em transparência nas ações da Covid-19

O portal da Transparência do município de Taboleiro Grande, foi avaliado por um sistema criado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Laboratório de Ciência de Dados do GAECO. O sistema acompanha a aplicação dos recursos de forma emergencial nas prefeituras do Estado, neste período de pandemia.

Atendendo a todos os parâmetros analisados pelo sistema: Saúde do portal, qualidade de dados, disponibilidade do portal e usabilidade do portal, Taboleiro Grande alcançou a nota máxima, correspondente a 400 pontos.

#Saúde 24/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Conselho Municipal de Saúde realizou reunião ordinária remotamente

O Conselho Municipal de Saúde de Taboleiro Grande esteve reunido virtualmente na manhã da última terça-feira, 23/06. O objetivo da reunião ordinária foi a apreciação e aprovação da Pactuação Interfederativa de Indicadores e Metas da Saúde Municipal para o ano de 2020. Além disso, na ocasião foram avaliados os resultados destes indicadores relativos ao ano de 2019, tendo o município de Taboleiro Grande, de modo geral, atingido mais de 85% das 21 metas pactuadas.

#Transparência 22/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO Prefeitura realizará Audiência Pública virtual para apresentação do 1º quadrimestre das metas fiscais do ano de 2020

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realizará nesta terça-feira, 23, às 09 horas, uma Audiência Pública virtual para apresentação do 1º quadrimestre da avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do ano de 2020, na oportunidade será apresentada a prestação de contas referente ao 1º quadrimestre do Fundo Municipal de Saúde.

O evento será virtual, com transmissão ao vivo por meio do "Facebook", na página oficial da prefeitura: @prefeituratg. Além de acompanhar a audiência de forma virtual, a população também poderá fazer questionamentos, sugestões e intervenções de forma online por meio da barra de comentários no referido canal e serão respondidos ao final da explanação.

A sua participação e contribuição será fundamental.

#Finança 16/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande promoverá audiência pública virtual para discussão da LDO 2021

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Finanças e Planejamento realizará nesta quarta-feira, 17, às 09 horas, uma Audiência Pública virtual para elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021, que definirá as prioridades e metas para o próximo ano.

O evento será virtual, com transmissão ao vivo por meio do "Facebook", na página oficial da prefeitura: @prefeituratg. Além de acompanhar a audiência de forma virtual, a população também poderá fazer questionamentos, sugestões e intervenções de forma online por meio da barra de comentários no referido canal e serão respondidos ao final da explanação.

A sua participação e contribuição será fundamental.

#AssistênciaSocial 12/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO A Prefeitura de Taboleiro Grande diz "NÃO" ao trabalho infantil

A Campanha 12 de junho, neste ano, tem por objetivo alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o tema: "Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil", a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.

Não proteger a infância é condenar o futuro!

#Saúde 11/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE A Prefeita, Klébia Bessa, participou de uma reunião online com a Governadora, Fátima Bezerra, sobre o Covid-19

A Prefeita de Taboleiro Grande-RN, Klébia Bessa, e a Secretária de Saúde e Saneamento, Mariana Alves, participaram nessa quarta-feira, 10, de uma reunião virtual com a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, juntamente com alguns secretários de estado e prefeitos e secretários de saúde da região do Alto Oeste potiguar.

A pauta principal da vídeo conferência foi debater o enfrentamento à pandemia da Covid-19 na região, através de ações integradas entre Estado e Municípios.

A Gestão Municipal segue firme no enfrentamento do Coronavírus!

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande zera número de infectados da Covid-19

Mais uma notícia para nos animarmos e fazermos com que continuemos a lutar no enfrentamento a Covid-19. Taboleiro Grande confirma, através de avaliação clínica feita pela equipe da Estratégia de Saúde da Família municipal, que os outros 02 (dois) pacientes que estavam em tratamento/isolamento superaram a doença, zerando, assim, o número de casos infectados.

Proteja-se contra o Coronavírus e juntos venceremos essa batalha!!

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Comitê Covid-19 realiza mais uma reunião para discurtir estratégias

Os membros do Comitê Covid-19 realizaram, nesta quarta-feira (03), mais uma reunião para atualizarem o cenário do novo coronavírus na cidade. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Manoel Inácio de Freitas.

Com a presença da maioria dos integrantes, foi repassado as ações que tem sido feito no enfrentamento à doença. Os membros também discutiram sobre um novo planejamento de ações.

O Comitê Covid-19, foi criado no mês de maio, com a finalidade de implementar ações de caráter preventivo e administrativo no combate ao coronavírus no município de Taboleiro Grande. Fazem parte do comitê membros de vários setores da sociedade.

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande segue intensificando desinfecção de locais com maior fluxo de pessoas

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, em parceria com os Agentes de Endemias, realizaram nesta terça-feira 02/06, mais uma higienizac¸aÞo e desinfecc¸aÞo de locais com maior fluxo de pessoas.

objetivo é intensificar as medidas preventivas de contenc¸aÞo e impedir a proliferac¸aÞo do coronaviìrus (Covid-19) no município.

#AssistênciaSocial 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Vidas negras importam

Precisamos, juntos, construir um novo mundo com Igualdade Racial. O futuro sem racismo é possível!

Toda vida negra merece respeito. Em 10 anos, segundo o Atlas da Violência de 2019 do IPEA, a taxa de homicídio de negros cresceu 33%. Racismo é crime e combatê-lo é dever de toda a sociedade.

#Agricultura 02/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inicia a primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa

Iniciou neste dia 1º de junho, a primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa. A vacina é obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades. A campanha acontece durante todo o mês de junho.

A vacina deve ser adquirida pelo produtor, e o mesmo tem até o dia 15 de julho para declarar a vacinação do rebanho na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na sede da Prefeitura, no horário de 08h00 às 12h00 de segunda a sexta-feira.

#Saúde 29/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura intensifica desinfecção de locais de grande circulação

Com intuito de impedir a proliferação do coronavírus no município, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde, em parceria com os Agentes de Endemias e o apoio da Polícia Militar estão intensificando a desinfecção de prédios públicos, comércios e locais de grande circulação de pessoas. Além disso, ambulâncias, transportes da saúde e de segurança pública são desinfetados.

A gestão municipal tem o compromisso com a saúde e o bem-estar da população, e para isso conta com a parceria de todos os taboleirenses. Vamos enfrentar essa pandemia juntos, cada um fazendo a sua parte na prevenção ao covid-19.

Nos próximos dias, a desinfecção será estendida a outros locais do município.

#Educação 28/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura segue entregando kits de alimentação a pais de estudantes da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar, está realizando, até o final da tarde de hoje (28), a entrega dos kit's de merenda escolar em casa. A ação está sendo realizada no prédio público vizinho ao Conselho Tutelar.

A iniciativa, que acontece pela segunda vez, tem como objetivo garantir que os alunos e suas famílias tenham acesso aos alimentos durante o período de suspensão das aulas, devido a pandemia da COVID-19.

A entrega está sendo realizada seguindo as medidas de proteção contra o Coronavírus.

#Educação 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura entrega 2º lote de kits de alimentação para alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Educação e Conselho de Alimentação Escolar - CAE, iniciam hoje, 27, a entrega do segundo lote dos kits de merenda escolar aos pais ou responsáveis de alunos matriculados na rede municipal de ensino.

É importante destacar que, a Secretaria de Educação entregará o kit por família e não por aluno. Se houver dois ou mais filhos matriculados na rede municipal de ensino, a família receberá apenas um kit.

A merenda vai ser em casa! Assim, a gente enfrenta a Covid-19 juntos e reforça a alimentação dos nossos estudantes.

#Saúde 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura intensifica ações de combate ao coronavírus

Visando reforçar a proteção contra a Covid-19 no município, profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento realizaram visitas nas fábricas, indústrias, órgãos públicos e comércios. O intuito das visitas foram realizar a entrega de máscaras de tecidos e repassar informações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pelo vírus. A ação aconteceu na manhã de hoje (27).

As máscaras entregues nos estabelecimentos, foram doações recebidas pelo município para serem distribuídas para a população.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as medidas de prevenção no município.

#Finança 24/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO Valorize o comércio local

A valorização do comércio representa mais emprego e renda para a nossa cidade. Quando você compra no comércio local, todo mundo ganha. É importante apoiar o comércio, não se desloque para comprar em outras cidades.

Se todos nós fizermos a nossa parte, juntos venceremos!!

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza desinfecção dos pontos mais movimentados da cidade

Visando evitar contaminações pelo Coronavírus, a Prefeitura de Taboleiro Grande tem realizado diversas ações por todo o município. Na noite desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através dos Agentes de Endemias realizaram mais uma desinfecção de ruas, fachadas de prédios públicos e comerciais.

A desinfecção dos pontos mais movimentados da cidade tem como objetivo conter o avanço da doença no município. A ação seguirá acontecendo durante os próximos dias.

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Boa notícia

Uma notícia para nos animarmos nessa tarde e fazer com que continuemos a lutar no enfrentamento ao coronavírus. Taboleiro Grande confirma os primeiros pacientes a superarem a doença.

Juntos venceremos essa batalha!!

#Obra 19/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Prefeitura realiza melhorias e manutenção de estradas vicinais

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, está executando um amplo trabalho de recuperação e manutenção de estradas vicinais, em todo o município. Serviços de terraplanagem estão sendo feitos em trechos importantes das estradas rurais.

A determinação da prefeita, Klébia Bessa, é garantir melhores condições de trafegabilidade, além de priorizar um melhor deslocamento de quem lida com a escoação de produtos agrícolas e da população em geral.

O trabalho, em Taboleiro Grande, não para!

#AssistênciaSocial 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Prefeitura divulga programação da Campanha Faça Bonito 2020

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, CRAS, CMDCA e Conselho Tutelar, divulgam a programação da campanha Faça Bonito 2020.

É importante ressaltar que o dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

#Saúde 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO A Secretaria Municipal de Saúde recebeu máscaras e protetores faciais da empresa Café Santa Clara
#Gabinete 16/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeitura publica novo decreto com outras medidas de enfretamento contra o Covid-19

A Prefeitura de Taboleiro Grande publicou no Diário Oficial do Município, um novo decreto onde estabelece novas medidas de enfrentamento contra o coronavírus (Covid-19).

Dentre as novas normas, fica determinado que os estabelecimentos comerciais essenciais, só poderão funcionar das 05h00 às 19h00. Pelo decreto, também, ficam terminantemente proibido o funcionamento de casas de jogos de azar, além de ficar proibida a entrada de vendedores ambulantes oriundos de outros municípios, bem como a montagem de barracas de vendas em ruas, avenidas e espaços públicos.

Para dar cumprimento ao que está estabelecido no decreto, o Poder Público contará com auxílio da Polícia Militar. É importante que a população taboleirense faça sua parte na luta contra o CORONAVIRUS!

#Saúde 14/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura disponibilizou um serviço de atendimento para orientar, avaliar e esclarecer dúvidas sobre o novo o Covid-19

Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, disponibilizou um serviço de atendimento, via telefone, para orientar, avaliar e esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19). Trata-se do Disk Covid TG, que atenderá a população por meio do número: 99609-7109, das 8h às 18h, todos os dias da semana.

Os principais procedimentos adotados pelo Disk Covid TG serão as definições de casos suspeitos, de acordo com protocolos expedidos pelo Ministério da Saúde, bem como as orientações quanto ao momento certo de buscar uma unidade de saúde para atendimento, além de medidas preventivas. Todos os atendimentos telefônicos serão feitos por profissionais de saúde.

A Prefeitura orienta que para denúncias de descumprimento das medidas restritivas, já decretadas pelos poderes públicos, a população deverá entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone: 99692-6009. O Governo Municipal está fazendo a sua parte, mas é preciso que você também faça a sua. Se puder, Fique em casa!

#Gabinete 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Nota Oficial de Esclarecimento

Em atenção às notícias veiculadas, que dão conta sobre um Requerimento formulado por um membro do Poder Legislativo, no qual solicita à Prefeita Municipal a implementação de adicional de insalubridade em percentual de 40% (quarenta) por cento para todos os profissionais da rede municipal de saúde de Taboleiro Grande. Diante disso, apresentamos as seguintes explanações:

Inicialmente, convém destacar que a legitimidade para propor esta espécie de expediente, é privativa do Chefe do Poder Executivo, pois, nos termos da Constituição Estadual, cabe exclusivamente a este propor toda e qualquer medida que venha impor obrigação financeira que onere os Cofres Públicos, sendo vedada, portanto, a iniciativa por parte do Poder Legislativo, nos termos dos arts. 46, §1º, II, "a" e "b" e 47, I, da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte.

Por outro giro, ressaltamos que o Município de Taboleiro Grande/RN, desde o início desta pandemia, vem estudando formas de valorizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Desta forma a gestão da prefeita Klébia Bessa está realizando estudos técnicos e de impacto financeiro na folha de pagamento do município, para conceder tal reconhecimento, pois sabe da importância do trabalho dos servidores da saúde, haja visto que cada um está abdicando de sua vida social, da proteção pelo isolamento domiciliar e do aconchego familiar para servir ao próximo. Assim que todo estudo for concluído, a Gestão Municipal fará todos os procedimentos necessários para a concessão de insalubridade aos servidores que, de fato, façam jus ao seu recebimento.

Por fim, enaltecemos que o requerimento apresentado pelo vereador da oposição tem o intuito, somente, de politizar o momento em que vivemos, por isso compartilhamos, o raciocínio feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, onde disse: "COLOQUEM A POLITIZAÇÃO DO VÍRUS EM QUARENTENA".

Sendo estes os esclarecimentos iniciais a serem prestados, a Administração Municipal renova seu comprometimento em estabelecer todas as medidas possíveis ao enfretamento à pandemia do Coronavírus.

Subscrevem essa nota:

Klébia Ferreira Bessa Filgueira - Prefeita Municipal

Mariana Alves de Lima Neta - Secretária Municipal de Saúde e Saneamento

#AssistênciaSocial 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Articuladores municipais do Selo Unicef participam do 6º Ciclo de Capacitação

Visando a conquista da primeira certificação do município de Taboleiro Grande no Selo UNICEF, os articuladores municipais estão participando do 6º e último ciclo de capacitação que está acontecendo online, seguindo as recomendações de segurança das autoridades de saúde para conter a propagação do coronavírus.

A formação inclui 12 videoaulas e uma série de encontros virtuais ou webinars com orientações técnicas do UNICEF para prevenção e resposta à pandemia de coronavírus, bem como orientações relacionadas à metodologia regular do Selo UNICEF, cujo ciclo termina este ano.

O Selo UNICEF é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida das crianças e dos adolescentes brasileiros que vivem na Amazônia e no Semiárido.

#Saúde 08/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO #SintomasCovid-19

Os sintomas mais comuns do coronavírus (COVID-19) podem ser confundidos com os de uma gripe comum. Por isso, toda atenção é necessária.

Caso você apresente esses sintomas, evite locais com aglomeração de pessoas e procure a unidade de saúde.

#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento distribui máscaras e álcool em gel à população

Após a publicação do Decreto Municipal que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras para a população ao sair de casa, como medida preventiva ao Covid-19, a Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, iniciaram ontem, dia 06 de maio, a distribuição de kits de prevenção, contendo máscara reutilizável e álcool gel. A ação beneficiará toda população e as entregas acontecem por rua e seguem um cronograma que se estenderá até o próximo sábado, 09.

A Prefeitura reforça que, caso seja necessário sair de casa, é obrigatório o uso de máscara e, também, que sejam evitadas aglomerações, além lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel, sempre que for possível.

A Secretaria de Saúde lembra, ainda, que o uso de máscaras não é um passaporte para as pessoas circularem pelas ruas!

#AssistênciaSocial 05/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Prefeitura informa valores repassados pelo Auxílio Emergencial do Governo Federal

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, informa que 279 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município estão recebendo o Auxílio Emergencial do Governo Federal.

#PrefeituraDeTaboleiroGrande

#AssistênciaSocial

#Saúde 05/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura distribuirá kits de prevenção a população na luta contra o Covid-19

Nesta quarta-feira, 06, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, dará início a distribuição de 2.600 kit's de prevenção, contendo álcool em gel e máscara de tecido. A entrega será feita por uma equipe de colaboradores da Prefeitura Municipal e beneficiará toda a população do município.

O uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel são as principais ferramentas de prevenção na luta contra o coronavírus.

#Saúde 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO USO DE MÁSCARAS

O uso de máscaras na cidade de Taboleiro Grande passou a ser obrigatório nos locais públicos e privados e ao circular nas ruas da cidade, em mais uma ação de prevenção à infecção humana pelo Covid-19.

Lembrando que é recomendado adotarmos as demais medidas de cuidado, como:

- Distanciamento social;

- Higienização das mãos;

- Cuidados de higiene em casa e demais lugares.

Vale destacar que a prefeitura está trabalhando para oferecer a população, em breve, 2 mil kit's de prevenção, contendo máscara, álcool em gel e sabonete líquido.

#TaboleiroGrandeContraOCoronavírus

#Saúde 03/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Taboleiro Grande segue na luta contra o Coronavírus

Mesmo distantes, estamos juntos para combater a propagação do vírus. Se possível, fique em casa!

#Gabinete 01/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeitura decreta Nota de Pesar pelo falecimento de servidor púbico

A Prefeita do Município de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, e todos que compõem a Prefeitura, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares e amigos do servidor público Francisco Antônio de Lima, lotado na Secretaria de Obras e Urbanismo.

Pastor Francisco de Lima, como era chamado, também exercia a função de Pastor da Igreja de Cristo e atualmente congregava na cidade de Severiano Melo. Deixa em Taboleiro Grande um legado histórico de fé, trabalho, exemplo de correção e comprometimento.

Ratificando os votos de pesar, a Prefeitura de Taboleiro Grande decreta Luto Oficial por três dias.

#Finança 30/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO Gestão de Klebinha Bessa, pagou pela 40ª vez, os salários dos servidores dentro do mês trabalhado

Honrando o compromisso de valorizar seus colaboradores, a Prefeita de Taboleiro Grande-RN, Klebinha Bessa, anunciou que o salário referente ao mês de abril, o 13º dos aniversariantes do mês e o incentivo PMAQ foram depositados nas contas dos servidores nesta quinta-feira, 30 de abril. O repasse atingiu a cifra de quase 500 mil reais.

A Prefeitura segue com o compromisso de pagamento do servidor em dia. "É obrigação, mas precisa ter organização e zelo pelo dinheiro público", declarou, a gestora, acrescentando que "um dos principais compromissos da minha gestão é manter, rigorosamente em dia, o pagamento do funcionalismo público municipal".

Com este repasse, o governo de Klebinha Bessa já totaliza 40 pagamentos de folhas salariais dentro do mês trabalhado em 2020; um feito que, dentro das limitações orçamentárias e crise financeira pelas quais passam os municípios brasileiros, principalmente os de pequeno porte, Taboleiro Grande serve de exemplo para os demais.

E no primeiro mandato - 2013/2016 - NÃO FOI DIFERENTE. Ela, que honra a palavra empenhada, também cumpriu, rigorosamente em dia, esse compromisso basilar da administração pública.

#Saúde 29/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande determina o uso obrigatório de máscaras em decorrência do Covid-19

De acordo com o Decreto Municipal Nº 007/2020, fica determinado o uso OBRIGATÓRIO de máscaras em Taboleiro Grande a partir desta quinta-feira, 30.

O uso de máscara é mais um dos principais instrumentos de prevenção à Covid-19. Contribui na proteção individual e cria barreira para se evitar a transmissão do vírus por vias aerossóis (espirro, tosse, saliva e gotículas), tornando-se assim, equipamento imprescindível de contenção ao contágio coletivo.

Faça sua parte. #FiqueEmCasa se puder, mas se tiver que sair #UseMáscara contra o #coronavirus. Previna-se!

#Saúde 25/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Combate à Dengue

Prevenção é a melhor forma de evitar o Coronavírus, por isso é muito importante que toda a população tome todos os cuidados para combatê-lo. Mas, em Taboleiro Grande, também é indispensável que todos estejam unidos para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zica e chikungunya), que se reproduz em diferentes locais.

Que tal aproveitarmos este tempo em casa para vistoriar e limpar nossos quintais e evitar a dengue também?

Todo dia é dia de lutar contra dengue! Faça sua parte!

Com ações simples, podemos combater este mal.

#Saúde 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande adquire mais equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde

Dando continuidade às ações de proteção e prevenção ao Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou neste sexta-feira, 24, o reabastecimento e a aquisição dos equipamentos de proteção individual EPI’s da saúde, foram adquiridos itens para todos os profissionais de saúde, inclusive para os motoristas dos transportes eletivos.

Foram reabastecidos os seguintes equipamentos: álcool em gel, álcool 70%, máscaras cirurgicas, luvas, sabonete líquido, óculos de proteção, gorro, propé e adquiridos máscara PFF2 e macacões de polietileno. Também houve a entrega de protetores faciais que foram doações realizadas pela Empresa Creatoris Mater e pelo projeto RN solidariedade da UFRN.

Segundo a prefeita, Klébia Bessa, a preocupação com a saúde tem sido constante e, por isso reabasteceu e adquiriu esses equipamentos para dar um suporte maior para todos os profissionais continuarem prestando um serviço de qualidade para o povo de Taboleiro Grande.

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza desinfecção em diversos órgãos públicos e privados do município

Como mais uma das ações de prevenção e combate à pandemia do Coronavírus (Covid-19), na manhã desta quinta-feira, 23, a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, Agentes de Endemias e Vigilância Sanitária iniciaram um trabalho de desinfecção em diversos locais de maior circulação de pessoas. O trabalho de desinfecção também foi realizado nos transportes da saúde.

"Reforço a importância de seguir as orientações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações e permanecer em casa. Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel". Lembrou a prefeita Klébia Bessa.

#Saúde 22/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura realiza ações educativas e de conscientização sobre o Covid-19 no comércio e em instituições

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento em parceria com a Atenção Básica em Saúde, realizou na manhã de hoje, 22, a inspeção em comércios, instituições públicas e privadas do município. Os profissionais da saúde também realizaram ações para conscientizar a população sobre o COVID-19, o Coronavírus.

Varias ações estão sendo realizadas, com a finalidade de impedir a contaminação da doença na cidade. A campanha que vem sendo realizada parte da atuação de profissionais da saúde, em parceria com a Polícia Militar no sentido deste momento priorizar e salvaguardar a vida dos taboleirenses.

De acordo com a Prefeita "Essas medidas têm como único objetivo impedir o contágio do COVID-19. Contamos com a colaboração máxima da população para que se puder fique em casa, evite aglomerações e mantenha a higiene", enfatizou Klebinha.

#Saúde 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura inicia distribuição de kits de alimentos a todos os pais ou responsáveis de alunos da rede municipal

Diante da crise econômica que o isolamento social ocasionou a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, buscando meios de minimizar esse impacto, inicia nesta terça-feira, 14, a distribuição kits de alimentos para todas as famílias cujos filhos estão matriculados na rede municipal de ensino.

Uma equipe foi formada por servidores para montar aproximadamente 500 kit’s com alimentos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e também com recursos próprios. Os alimentos foram recolhidos das escolas, que estão fechadas, e complementadas com os alimentos armazenados no almoxarifado da prefeitura e com outros itens adquiridos.

Cada kit contém: 2 kg de arroz, 2 pacotes de macarrão, 2 vitamilho, 1 kg de feijão, 1 kg de farinha de trigo especial, 1 kg de açúcar, 1 kg de sal, 1 pacote de leite, 1 pacote de bolacha salgada, 1 margarina de 500 mg e 1 bandeja de ovos de 15 und.

A gestão nossa maior obra é cuidar bem das pessoas segue trabalhando incansavelmente para minimizar os danos sofridos pelas famílias taboleirenses nesse período de pandemia do novo coronavírus.

#Gabinete 19/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Leitura da Mensagem Anual

Acontece hoje, 19, a sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Taboleiro Grande do ano de 2020, onde será procedida a Leitura da Mensagem Anual da Prefeita Klebinha.

A Mensagem Anual irá expor as principais ações que Administração Municipal realizou em 2019 e as ações e iniciativas que a prefeita pretende realizar neste ano de 2020.

Toda população é convidada a se fazer presente.

#Gabinete 17/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Taboleiro Grande é contemplado com emendas do Depupado Walter Alves no valor de 925 mil reais

A prefeita Klebinha foi informada na tarde desta segunda-feira, 17, pelo deputado federal Walter Alves que município de Taboleiro Grande foi contemplado através de emendas ao Orçamento Geral da União - OGU/2020 por parte do parlamentar no valor de R$ 925.000,00 (novecentos e vinte e cinco mil reais).

Foram destinadas pelo deputado cinco emendas, sendo elas para custeio da atenção básica em saúde, aquisição de equipamentos para unidades básicas de saúde, construção do palco da Praça de Eventos e construção de cisternas na zona rural e urbana do município.

A prefeita Klébia Bessa agradece as indicações do deputado e pontua. "Essas emendas são importantes e necessárias para população do nosso município, emendas que são fruto da nossa boa relação com o deputado Walter Alves. Taboleiro Grande só tem a ganhar com estas parcerias", afirmou a prefeita.

#Saúde 15/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Hoje está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde Francisco de Queiroz Porto, o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O atendimento especial será realizado das 7h00 às 15h00 e o público alvo são pessoas da faixa etária de 05 a 19 anos. É importante que todos tragam a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para realizar todo o procedimento.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

#Administração 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Prefeitura disponibiliza serviço de contra cheque online para servidores

O servidor municipal conta com uma ferramenta para acessar o contra cheque a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta cada funcionário está com o seu número da matrícula para fazer o cadastro. O contra cheque online já está disponível para todos os servidores no portal.

Para a prefeita Klebinha o serviço é uma demonstração de respeito e valorização dos servidores públicos municipais.

#Saúde 15/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Taboleiro Grande investe pesado em atendimento especializado

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, está realizando hoje, 15, mais um importante serviço de atendimento médico especializado para a população com recursos próprios. A ultrassonografia, cujos procedimentos estão sendo realizados pelo médico ultrassonografista, Dr. Edvaldo Júnior, no Hospital Raimunda Bessa.

A Secretária de Saúde e Saneamento, Mariana Alves, explicou que existe uma demanda retraída para este tipo de exame. Com isso, foi iniciado, com o apoio total da prefeita Klébia Bessa (Klebinha), o processo de contratação para este serviço.

O procedimento é de suma importância para os usuários e representa um grande avanço para o setor com a realização de diagnósticos confiáveis e precisos.

#Saúde 14/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento está realizando atendimento especializado em Urologia

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento está realizando na manhã de hoje, 14, atendimento com médico especialista em urologia, o objetivo é a prevenção do câncer de próstata.

O atendimento está sendo realizado no Hospital Raimunda Bessa com o profissional Dr. Vinícius Monteiro. Para o atendimento são seguidos o protocolo do Ministério da Saúde com o atendimento ao paciente com maior risco de ter a doença.

Segundo a secretária de saúde e saneamento estes atendimentos são de suma importância para o diagnóstico da doença ainda em estágio inicial. "Como estamos fazendo sempre esses atendimentos visando a prevenção, a tendência é cada vez mais diminuir os casos de câncer no nosso município." Concluiu Mariana Alves, Secretária de Saúde e Saneamento de Taboleiro Grande.

A Prefeita Klebinha acompanhou de perto alguns atendimentos e reforçou a importância de estar sempre investindo na área da saúde, visando sempre promover o bem estar dos taboleirenses.

#AssistênciaSocial 11/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Novos Conselheiros Tutelares de Taboleiro Grande tomam posse Os novos integrantes do Conselho Tutelar de Taboleiro Grande tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 10, para o quadriênio 2020/2024. Eles foram empossados pela prefeita Klébia Bessa e pela vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lice Duarte.

A solenidade ocorreu no Palácio Antônio Alves de Souza, sede da Câmara Municipal de Vereadores. Além da prefeita Klébia Bessa, o ato contou com a presença de diversas autoridades civis, religiosas e militares, dentre elas, vereadores e secretários.

Os Conselheiros Tutelares eleitos pela população taboleirense em outubro do ano passado, cinco titulares e cinco suplentes serão responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Sendo algumas atribuições dos conselheiros: o atendimento e proteção das crianças e adolescentes, prestar aconselhamento aos pais e responsáveis e executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos.
#Saúde 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Janeiro Branco 2020: Precisamos falar sobre Saúde Mental
#AssistênciaSocial 07/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Novos conselheiros tutelares de Taboleiro Grande tomam posse nesta sexta-feira, 10 Os novos Conselheiros Tutelares de Taboleiro Grande serão diplomados e empossados na próxima sexta-feira, 10 de janeiro. A cerimônia será realizada no Palácio Antônio Alves de Souza, sede da Câmara de Vereadores, às 16h, com organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

A eleição aconteceu no dia 06 de outubro de 2019, na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa e durante todo o dia, cerca de 1.500 pessoas compareceram ao local de votação e registraram a escolha em uma das 03 urnas.

Tomam posse como titulares para o mandato de quatro anos:

1 - Glenio Brasil - 561 votos
2 - Maria Aldeíza - 509 votos
3 - Allan Bessa - 501 votos
4 - Nilzete Ferreira - 462 votos
5 - Pastora Ilzicleide - 430 votos

O Conselho Tutelar tem a missão de zelar por crianças e adolescentes ameaçadas ou que tiveram seus direitos violados, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

O Conselho é um órgão público vinculado à prefeitura, mas autônomo em suas decisões. Seus membros são escolhidos pela comunidade através do voto direto.
#Educação 07/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação abre período de matrículas para o ano letivo de 2020 A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Educação comunica que as Matrículas da Rede Municipal de Ensino para o Ano Letivo de 2020 estarão abertas até o dia 17 de janeiro.

Os pais e/ou responsáveis deverão se dirigir até a Escola Municipal Isaías Bessa (educação infantil) e Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa (ensino fundamental e EJA), no horário das 8h às 11h com os seguintes documentos:

- Cópia da certidão de nascimento e identidade do aluno;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do CPF e identidade dos pais ou responsáveis;
- Cartão SUS.

Garanta já a sua vaga!
#Agricultura 06/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura inicia o cadastramento do Programa Corte de Terras para os agricultores do município de Taboleiro Grande Com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura de Taboleiro Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, inicia o cadastro do corte de terra gratuito para a população do município.

O secretário Cleante Bessa irá acompanhar de perto o trabalho, que teve início com o cadastramento das famílias rurais, nesta segunda-feira (06). O secretário lembra que “a ação deve resultar num grande benefício para os agricultores taboleirenses”.

A prefeita Klebinha também fez questão de destacar a importância da ação que será realizada na zona rural. “Temos que ter um olhar especial para a zona rural. Com este benefício aos agricultores, estamos oportunizando melhor qualidade de vida e, consequentemente, sua fixação numa das áreas mais vitais para a economia municipal”, disse.

Para realizar o cadastro, o agricultor familiar deverá comparecer a partir desta segunda-feira (06/01), das 8 às 13 horas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que fica localizada no Centro Administrativo Manoel Inácio de Freitas, sede da Prefeitura Municipal, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (conta de água ou luz).
#AssistênciaSocial 03/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Prefeitura de Taboleiro Grande realizou mais uma etapa de doação de óculos para munícipes Uma das ações contínuas da Administração Nossa Maior Obra é Cuidar Bem das Pessoas é a doação de consultas oftalmológicas e óculos a pessoas carentes do município, e nesta quinta-feira, 03, foi concluída a entrega de mais uma remessa de 70 óculos. A ação aconteceu no Centro Administrativo Manoel Inácio de Freitas, sede da Prefeitura Municipal.

Depois de passarem por acompanhamento oftalmológico com médico credenciado com o município, os beneficiários escolheram as armações e receberam os óculos gratuitamente por uma ótica contratada por meio de Processo Licitatório. O custo dos óculos (armação e lente) é de responsabilidade da prefeitura.

A prefeita Klébia Bessa destacou que ajudar as famílias, principalmente, com a doação de óculos é gratificante. “Em diversas ações nós buscamos ajudar as famílias taboleirenses, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade pessoal e social. A doação de óculos é uma forma de proporcionar muito mais que um auxílio, é proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos taboleirenses. Me sinto grata em poder realizar essas ações, pois me engrandece ver o meu povo feliz e satisfeito”, disse a gestora municipal.
#Cultura 28/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER Prefeitura promoveu festa dançante em comemoração aos 56 anos de Taboleiro Grande A Prefeitura de Taboleiro Grande promoveu, na última quinta-feira, 26, a tradicional festa dançante em comemoração aos 56 anos de Emancipação Política do município.

A festa teve início com a cantora Célia Mello e a Banda Circuito Musical e para finalizar a noite foi a vez do cantor André Luvi e em seguida teve Forró da Mídia que encerrou o evento já pela manhã.

A festa de Emancipação Política de Taboleiro Grande, deste ano, foi considerada como grande sucesso em todos os aspectos.
#Urbanismo 19/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO Prefeitura de Taboleiro Grande finaliza decoração natalina da cidade A Prefeitura de Taboleiro Grande, através do Gabinete Civil e em parceria com algumas secretarias, concluiu essa semana a decoração natalina em diversos pontos da cidade.

Este ano receberam decoração especial a Praça Antônio Nicolau de Bessa, Praça Francisco Pinheiro de Paiva, Praça Severiano Gomes de Paiva, Canteiros da Avenida Augusto de Paiva, Polo de Academia da Saúde Maria Maura Diógenes Bessa, Hospital Raimunda Bessa, CRAS, Pórtico de Entrada e trecho da RN 071.

O objetivo em preparar a decoração, é que a população como também os visitantes possam entrar no clima de Natal, de Paz e de Confraternização.
#Gestão 18/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeitura decreta recesso administrativo em virtude das festividades de final de ano A Prefeita Municipal de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, através do Decreto Municipal nº 011/2019, estabeleceu recesso nos órgãos da Administração Pública Municipal no período de 23 de dezembro de 2019 até 01 de janeiro de 2020, voltando as atividades normais no dia 02 de janeiro.

Excluem-se do recesso os serviços essenciais de interesse público, como o atendimento no Hospital Raimunda Bessa, serviços de limpeza urbana e coleta de lixo.

No período do recesso administrativo, a sede da Prefeitura Municipal terá seu funcionamento destinado exclusivamente aos trabalhos internos, funcionando apenas, a Comissão Permanente de Licitação - CPL e o Setor de Recursos Humanos, exclusivamente, para recebimento da documentação dos convocados do Concurso Público 001/2018.

O recesso, será um período onde a administração pública municipal realizará as adequações necessárias e planejamento dos trabalhos para o ano de 2020 e servirá, também, para economizar recursos públicos.

#Educação 18/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, encerra ano letivo de 2019 com premiação aos alunos Na tarde da última terça-feira, 17, a Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa encerrou o ano letivo de 2019, onde aconteceu uma reunião com os pais e a entrega da premiação aos alunos nota 10 e aos alunos superação, onde foram avaliados os seguintes critérios: participação nas atividades educativas, comportamento, assiduidade e desempenho de aprendizagem.

O evento contou com a presença dos professores, pais, alunos, coordenação, direção da escola e a da secretária de educação. A prefeita Klebinha também esteve presente na reunião, onde a mesma entregou a seguinte premiação doada pela Prefeitura Municipal aos alunos nota 10 e aluno superação: 10 caixinhas de som, 08 tablets, além de medalhas e certificados.

A escola encerra suas atividades cumprindo o compromisso com uma aprendizagem de qualidade, no qual incentivou, reconheceu e motivou cada aluno a se empenharem nos estudos, por meio do projeto adotado desde o início do ano letivo e que gerou grandes frutos nessa reta final.
#ConcursoPúblico 17/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeitura realiza a 3ª convocação de aprovados no Concurso Público 001/2018 A Prefeitura de Taboleiro Grande, divulgou nesta terça-feira (17), o Edital de Convocação 003/2019 - referente ao Concurso Público regido pelo Edital 001/2018, realizado em fevereiro desse ano para selecionar profissionais para o preenchimento de diversas vagas.

Os convocados devem comparecerem a sede da Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, localizada à Avenida Alexandre Soares, nº. 96, Centro, para apresentarem a documentação exigida nos itens do “Capítulo XI”, do edital do certame, no prazo de 10 dias úteis, contados da data de publicação do Edital de Convocação, no horário das 08h às 13h.
#AssistênciaSocial 11/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Taboleiro Grande participa de evento sobre o trabalho em rede e a construção de fluxos de atendimento Na última segunda-feira, 09, foi realizado no auditório do Fórum da Comarca de Portalegre o evento: trabalho em rede e a construção de fluxos de atendimento, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.

A Prefeitura de Taboleiro Grande enviou uma equipe intersetorial para participar do encontro, dentre eles estiveram presentes representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além do Conselho Tutelar e do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

O evento tinha como objetivo a necessidade de pensar em mecanismo para o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, visando a proteção e a prevenção de violências contra o público infantojuvenil e teve como facilitadora a Assistente Social do Núcleo de Atendimento Técnico Especializado das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró, Ana Paula Nogueira Marques.
#AssistênciaSocial 07/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Taboleiro Grande realizou capacitação para os Conselheiros Tutelares eleitos em outubro de 2019 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram nos dias 05 e 06 de dezembro, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o curso de capacitação para os novos conselheiros tutelares que tomarão posse no dia 10 de Janeiro de 2020 e terão o mandato exercido durante 04 anos.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Juliana Leilany: “a formação visou capacitar estes profissionais para o exercício da função, garantindo as prerrogativas constitucionais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”

O curso de capacitação foi uma das etapas finais do processo e foi ministrado pelo técnico do Ministério Público do RN, Cristóvão de Sousa Meneses Júnior.
#Saúde 06/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS
#AssistênciaSocial 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Prefeitura promoverá curso de capacitação para os novos Conselheiros Tutelares A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) estará promovendo uma capacitação voltada aos Conselheiros Tutelares do município, eleitos no pleito de outubro.

O curso visa contribuir na formação de profissionais com papel fundamental no zelo e cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Serão lecionados temas que proporcionem uma atuação mais humanizada e prática, tais como, Poder Familiar, Guarda e Convivência, Comunicação não Violenta, Alienação Parental, Formas de Família e Pensão Alimentícia.

O evento ocorre nos dias 05 e 06 de dezembro, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e será ministrado pelo técnico judiciário do Ministério Público, Cristóvão S. Meneses Júnior.

Os Conselheiros Tutelares eleitos no processo de escolha no mês de outubro em Taboleiro Grande, foram, Glenio Brasil, Maria Aldeíza, Allan Bessa, Nilzete Ferreira e a Pastora Ilzicleide. Além dos eleitos participará do curso o primeiro suplente, Edno Gomes.
#Saúde 25/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeita entrega materiais lúdicos e educativos para as equipes do NASF e da ESF trabalhar com as crianças do município A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou na manhã desta segunda-feira, 25, a entrega de materiais educativos e terapêuticos para ampliar a qualidade dos atendimentos aos usuários infantis que fazem acompanhamento com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e da Estratégia Saúde da Família - ESF, dentre os materiais estão ítens como: brinquedos, jogos e livros educativos e terapêuticos, que serão utilizados pelos profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

A secretária de saúde e saneamento, Mariana Alves, relata que esta conquista fará toda diferença no tratamento terapêutico de crianças que necessitam de reabilitação e atendimento em saúde.

“É com essa perspectiva que a administração municipal tem se preocupado em adquirir e entregar tanto para a saúde, como para a educação e assistência social, brinquedos, jogos e materiais lúdicos para que possam fortalecer o desenvolvimento dos nossos pequenos”. Frisou a prefeita Klébia Bessa.

Na oportunidade a prefeita juntamente com o secretária de saúde e saneamento, também realizaram a entrega de materiais para uso dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Endemias.
#Saúde 21/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura Taboleiro Grande em parceria com o Projeto Visão Total realizam ações em Saúde Visual Será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, a Semana da Saúde Visual em Taboleiro Grande. A ação ampliada na área de oftalmologia será na Unidade Básica de Saúde Francisco de Queiroz Porto, localizada na rua Alcídes de Castro, no horário das 8h às 17h. A ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento é por meio do Projeto Visão Total.

Haverá gratuitamente para a população taboleirense a avaliação de acuidade visual, refração completa, exames dos movimentos oculares, exames da parte anterior dos olhos, exames de biomicroscopia, medição da pressão intra-ocular e teste do olhinho em bebês.

Para o atendimento é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
#AssistênciaSocial 21/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO Justiça Eleitoral prepara Semana do Jovem Eleitor 2019 A Justiça Eleitoral realiza em todo o país a Semana do Jovem Eleitor de 25 a 29 de novembro. As ações são coordenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020 visando conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto.

O voto a partir dos 16 anos é facultativo e os jovens, nesta campanha, são convidados a procurarem aos cartórios eleitorais para tirarem o documento. A campanha tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA de Taboleiro Grande é parceiro dessa ação realizada através do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
#Festa 14/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE Prefeitura de Taboleiro Grande divulga as atrações musicais de mais uma festa de Emancipação Política do município O município de Taboleiro Grande comemora no dia 26 de dezembro os seus 56 anos de Emancipação Política, e para comemorar mais um aniversário do município, a Prefeitura Municipal por meio da prefeita, Klébia Bessa, realizará uma grande festa.

As atrações musicais já foram definidas para o evento, são elas: o melhor do forró das antigas com Tetê Pessoa, Marquinhos Carrera e a Banda Circuito Musical, o baixinho de Mossoró, André Luví, a baixinha mais forrozeira do Brasil, Célia Mello, além do contagiante Forró da Mídia.

A data será comemorada em grande estilo. O Governo Municipal prepara uma vasta programação com atividades cívicas, culturais, religiosas, esportivas e festivas. Em breve, será divulgada toda a programação festiva dos 56 anos de emancipação política do município.

Um dos destaques da programação são os shows em praça pública, que acontecerá no dia 26 de dezembro, nesse dia, a organização espera receber a população do município e visitantes de diversas cidades da região.

A prefeita Klebinha juntamente com toda sua equipe de trabalho convidam todos para prestigiarem as programações alusivas ao aniversário do município.
#Saúde 11/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Secretaria de Saúde e Saneamento divulga cronograma de atendimentos da UBS Raimunda Maia Sales
#Educação 10/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita e secretária de educação foram pessoalmente desejar boa sorte aos candidatos do ENEM 2019 Prefeita Klebinha, juntamente da secretária de educação, Alzira Rocha, foram acompanhar a saída do transporte que levou os candidatos para prestarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019), em Pau dos Ferros.

A prefeita e a secretária estiveram no local de embarque, desejando uma boa prova a todos e também entregaram um kit, contendo chocolate, caneta e água mineral.

Neste domingo (10) acontece o segundo dia de prova.
#Educação 03/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Taboleiro Grande participa de formação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Portalegre O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveram na última sexta-feira, 01, na cidade de Portalegre, uma formação destinada a atores municipais que trabalham com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O objetivo da formação tinha por fim a melhoria da operacionalização e a qualidade da merenda escolar.

Taboleiro Grande mais uma vez esteve em formação, com o intuito de qualificar os serviços municipais.

Representando o município estiveram presentes, a Secretária de Educação, Alzira Rocha, a Nutricionista da Educação, Juliana Brito e a Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Ceiça Bessa.


#Festa 13/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA GRANDE FESTA PARA HOMENAGEAR AS CRIANÇAS.
#Festa 12/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER TUDO PRONTO PRA AS CRIANÇAS TABOLEIRENSES VIVENCIAREM A MAIOR FESTA DE TODOS OS TEMPOS DEDICADA A ELAS.
#Festa 12/10/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DESEJA A TODOS UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
#Festa 11/10/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CONVITE FESTA DE COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS
#Educação 09/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FORMADORES DO MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE PARTICIPA DO 2º ENCONTRO REGIONAL PARA DISCUTIR O DOCUMENTO CURRICULAR DO RN
#AssistênciaSocial 09/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA MAIS UMA ETAPA DE DOAÇÃO DE ÓCULOS A POPULAÇÃO.
#Festa 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAMINHADA ABRE SEMANA DA CRIANÇA EM TABOLEIRO GRANDE.
#Comunicação 08/10/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITA KLEBINHA DIVULGA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO A TODOS ENVOLVIDOS COM A ELEIÇÃO DE CONSELHO TUTELAR.
#Comunicação 08/10/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO 2019.
#Administração 06/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR SEGUE TRANQUILA EM TABOLEIRO GRANDE.
#Administração 06/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIA DE VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE TABOLEIRO GRANDE
#Administração 04/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS ELEIÇÕES PARA CONSELHO TUTELAR 2019.
#Educação 01/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE FORMAÇÃO SOBRE A PLATAFORMA CONVIVA EDUCAÇÃO.
#Administração 01/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DECRETA PONTO FACULTATIVO NESTA SEXTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO.
#Festa 30/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE VAI REALIZAR GRANDE FESTA PARA COMEMORAR O DIA DAS CRIANÇAS.
#FolhaDePagamento 30/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA PAGAMENTO DOS SERVIDORES REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO.
#AssistênciaSocial 29/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU O 1º MUTIRÃO DE ATUALIZAÇÕES CADASTRAIS.
#Administração 27/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A CÂMARA DE VEREADORES REALIZARAM SESSÃO ITINERANTE NA ESCOLA ABRAÃO CAVALCANTE
#AssistênciaSocial 27/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PALESTRA SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO FEZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA 1ª SEMANA DA JUVENTUDE.
#Administração 26/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS REUNIÃO ORIENTA CANDIDATOS A CONSELHEIROS TUTELARES, COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL E MESÁRIOS SOBRE REGRAS DE CAMPANHA E P
#Administração 26/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE ESCOLHA PARA O CONSELHO TUTELAR.
#Comunicação 24/09/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO CADASTRO ÚNICO DEVE SER FEITA SEMPRE QUE HOUVER MUDANÇA NA SITUAÇÃO DA FAMÍLIA OU, NO MÁXIMO,
#Juventude 23/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA A SEMANA MUNICIPAL DA JUVENTUDE 2019
#AssistênciaSocial 20/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE CONVOCA BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA PESAGEM.
#AssistênciaSocial 19/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO TABOLEIRO GRANDE PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DISCUSSÃO SOBRE O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA.
#AssistênciaSocial 13/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE PROMOVERÁ O 1º MUTIRÃO DO CADASTRO ÚNICO.
#Obra 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO É OBRA PRA TODO LADO! AVANÇA TABOLEIRO GRANDE!
#AssistênciaSocial 09/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SETEMBRO AMARELO - MÊS DA LUTA PELA VIDA. FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO.
#Comunicação 02/09/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ATENÇÃO!
#AssistênciaSocial 31/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO IV SEMANA DO BEBÊ EM TABOLEIRO GRANDE FOI ENCERRADA COM SUCESSO.
#AssistênciaSocial 30/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO “FAMÍLIA NA ESCOLA” É MAIS UMA AÇÃO DA IV SEMANA DO BEBÊ EM TABOLEIRO GRANDE.
#FolhaDePagamento 30/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO MENSAL DOS SERVIDORES E 13° SALÁRIO DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO.
#AssistênciaSocial 30/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO ENSAIO FOTOGRÁFICO É REALIZADO PELO CRAS DURANTE A IV SEMANA DO BEBÊ.
#FolhaDePagamento 30/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇA E PLANEJAMENTO PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO DO PMAQ AOS SERVIDORES DA ATENÇÃO BÁSICA.
#AssistênciaSocial 29/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA OFICINA SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO.
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO CRIANÇAS DE 6 A 11 MESES DEVEM TOMAR UMA DOSE DA VACINA CONTRA O SARAMPO
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DURANTE A IV SEMANA DO BEBÊ INTERSETORIALIDADE REALIZA AÇÃO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA ADO
#AssistênciaSocial 28/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO REALIZA OFICINA DURANTE A IV SEMANA DO BEBÊ.
#AssistênciaSocial 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU A ABERTURA IV SEMANA DO BEBÊ
#Saúde 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE RN REALIZA SONHO DA COMUNIDADE, ENTREGOU UMA UBS E VEÍCULOS
#Saúde 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU EXAMES DE MAMOGRAFIAS EM PARCERIA COM O PROGRAMA "AMIGO DO PEITO"
#AssistênciaSocial 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CRAS DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU OFICINA PARA FORTALECER VÍNCULO PATERNO
#Obra 25/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU GRANDE EVENTO PARA INAUGURAR NOVA UBS E ENTREGAR VEÍCULOS PARA A SAÚDE
#Obra 24/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO É HOJE! INAUGURAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS RAIMUNDA MAIA SALES
#AssistênciaSocial 24/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO ACOMPANHE AO VIVO A SOLENIDADE DE ENTREGA DE BENEFÍCIOS A POPULAÇÃO DE TABOLEIO GRANDE
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ENTREGARÁ NOVA UBS A POPULAÇÃO A prefeitura de Taboleiro Grande entregará neste sábado, 24, a Unidade Básica de Saúde - UBS Raimunda Maia Sales, essa realização é fruto de uma parceria entre Prefeitura e o Governo Federal, com o apoio do deputado federal Walter Alves e do ex-senador Garibaldi Filho. Além da obra a prefeitura entregará a UBS toda equipada e climatizada.

A unidade beneficiará toda a população taboleirense, em especial os moradores dos bairros dos Parlamentares e Sossego.

A nova unidade obedece a atual legislação sanitária e dispõe de serviços como consultórios, sala de vacina, medicação, curativos, espaços coletivos e outros.

“Estou satisfeita com a entrega desta obra e dizer que investimentos como esse em saúde são sempre muito importante e benéficos para a população. A UBS Raimunda Maia Sales melhorará as condições de atendimento, oferecendo um serviço de melhor qualidade aos moradores dos bairros dos Parlamentares e do Sossego.”, ressaltou a prefeita Klebinha.
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO COMUNICADO
#Obra 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO TEM CALÇAMENTO CHEGANDO NA ZONA RURAL DE TABOLEIRO GRANDE
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA ENTREGARÁ NOVO GABINETE ODONTOLÓGICO
#Saúde 22/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE IRÁ ENTREGAR 02 MOTOS PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do município, e serão destinados aos trabalhos dos agentes de saúde e de endemias, incentivando cada vez mais um trabalho digno para a população taboleirense, principalmente os que residem na zona rural do município.

A entrega será sábado, dia 24 de agosto, a partir das 16h, no Bairro dos Parlamentares, durante a solenidade de entrega de benefícios a população.
#Saúde 21/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ ENTREGA DE UM VEÍCULO TIPO VAN PARA TRANSPORTE DE PACIENTES A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realizará às 16 horas deste sábado, (24), durante a entrega de benefícios a população no Bairro dos Parlamentares, a entrega de uma Van para o transporte de pacientes que precisam se locomover para tratamentos de saúde em outros municípios.

O veículo conta com 16 lugares, sendo um deles adaptado para o transporte de pessoas portadoras de deficiência física, além de televisão e ar condicionado, trazendo assim mais conforto e facilidade para a vida dos pacientes.

A Van para transporte sanitário eletivo foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar do então Senador Garibaldi Alves Filho, no valor de aproximadamente 250 mil reais. O veículo viabilizará e ampliará o acesso dos usuários às ações e serviços de saúde.
#Saúde 20/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE RECEBERÁ OFICIALMENTE MAIS UM VEÍCULO PARA REFORÇO NA SAÚDE DO MUNICÍPIO A prefeita Klébia Bessa entregará na tarde do próximo sábado, 24, durante a solenidade de entrega de benefícios no Bairro dos Parlamentares, às 16h, mais um veículo (caminhonete modelo L200) que ficará disponível para auxiliar nos serviços de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento.

Esse veículo foi conseguido pelo Deputado Federal Walter Alves, através do Ministério da Saúde. “Estamos muito contentes, pois essa é mais uma conquista para a saúde do nosso município. Esse veículo irá dar total apoio aos trabalhos desenvolvidos nesse setor a fim de melhorar cada vez mais a qualidade na prestação dos serviços”, frisou a prefeita Klebinha.
#Educação 12/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA HOMENAGEM AOS PAIS Celebrado todos os anos no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais também entra na agenda das comemorações escolares.

E aproveitando a data, a Rede Municipal de Ensino de Taboleiro Grande (Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa e Escola Municipal Isaías Bessa), promoveram as comemorações antecipada na sexta-feira dia 10 de agosto reunindo pais de alunos das unidades de ensino.

Um momento de integração entre as escolas e os pais dos alunos, que estimulou a participação dos mesmos na rotina escolar dos seus filhos, favorecendo assim o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens.
#Obra 05/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ REFORMA DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DJALMA PEREIRA DA SILVA "O PEREIRÃO" A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Obras, Urbanismo e Turismo, e Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, iniciará essa semana a reforma do Ginásio Poliesportivo Djalma Pereira da Silva “O Pereirão”.

A obra será executada com recursos próprios e tem como objetivo realizar serviços nos sistemas elétrico e hidráulico, além de reforma do telhado, do piso, pintura, instalação de novos equipamentos nos banheiros, portas, fechaduras, luminárias entre outros materiais que serão instalados, a obra objetiva proporcionar à população, um local seguro e adequado para as práticas esportivas.

Devido à reforma, o ginásio ficará fechado para a realização das atividades esportivas, após a conclusão dos serviços, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer irá organizar alguns campeonatos que irão envolver, os atletas nas categorias; Masculino e Feminino, Adulto e Infantil.
#Tributo 01/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO JÁ PAGOU O SEU IPTU? Para fazermos ainda mais pela nossa cidade, precisamos que você contribua realizando o pagamento do seu IPTU! Se liga nos descontos e fique em dia com Taboleiro Grande!

E não esqueça, a cota única tem vencimento amanhã (02/08). Sua contribuição é muito importante!
#Obra 31/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITA KLEBINHA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA A SEDE DO MUNICÍPIO AO Na tarde desta terça-feira (30), em seu Gabinete, a prefeita Klebinha, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação da estrada vicinal do trecho da saída da cidade no sentido da Passagem Molhada Antônio Pereira de Bessa, passando pelas comunidades de São Miguelino, Areias e Barra do Tigre.

A obra é uma reivindicação antiga dos habitantes dessas localidades rurais de Taboleiro Grande. A via é de pavimentação primária (terra) e os usuários enfrentam transtornos. No período da chuva, há atoleiros e lama. Na época da seca, muita poeira. “Essa estrada pavimentada vai facilitar a trafegabilidade no trecho, promovendo um deslocamento mais seguro e confortável, além de proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos moradores dessa região”, disse a prefeita Klebinha.

Para execução dos trabalhos será investido um montante de mais de R$ 300 mil reais, contemplando um trecho de mais de 800 metros de extensão.

Essa obra é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Walter Alves, junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.

O empresário Euzimar Dias, responsável pela empresa vencedora da licitação que executará os serviços, também, esteve presente no ato de assinatura da ordem de serviço para início da obra.
#Educação 07/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMUNICADO - VOLTA ÀS AULAS A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Educação, comunica às mães, pais e/ou responsáveis pelos estudantes da rede pública municipal de educação o adiamento do início das aulas para o dia 11 de março do corrente ano (segunda-feira).

Esse adiamento é de extrema necessidade para que sejam concluídos ajustes de infraestrutura escolar e de serviços de transporte, no sentido de garantir, sempre, mais qualidade ao ensinar-aprender.

Agradecemos, respeitosamente, a compreensão de todos e informamos, também, que os kits escolares serão entregues, nos primeiros dias de aula.
#Administração 28/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS NOTA PESAR A prefeita de Taboleiro Grande Klébia Ferreira Bessa Filgueira emite nota de pesar pelo falecimento da mãe da ex-prefeita Maria Miriam Pinheiro de Paiva e do ex-vereador e ex-vice prefeito Lací Pinheiro de Paiva.

"Minhas sinceras condolências pela morte de Raimunda Pinheiro de Paiva, mãe da ex-prefeita Maria Miriam Pinheiro de Paiva e do ex-vereador e ex-vice prefeito Lací Pinheiro de Paiva, que faleceu na manhã desta quinta-feira (28/02).

Com 92 anos de idade ela vai morar na eternidade com nosso Senhor Jesus Cristo.

Vai em paz dona Raimunda, e muita força a toda família”.
#Administração 27/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DECRETA PONTO FACULTATIVO DIAS 04 E 06 DE MARÇO A Prefeitura de Taboleiro Grande decretou ponto facultativo na segunda-feira, 04, que antecede o feriado nacional de carnaval e na quarta-feira de cinzas, 06. A determinação foi publicada pela prefeita Klébia Bessa no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, 27. A medida foi tomada através do decreto nº 004/2019.

O decreto exclui do ponto facultativo os serviços de atendimento a saúde (Hospital e Maternidade Raimunda Bessa), coleta de lixo domiciliar, vigilância, varrição de ruas, assim como os servidores municipais que, por absoluta necessidade do serviço, forem convocados para trabalharem nos referidos dias.
#Agricultura 11/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA PROGRAMA DE CORTE DE TERRA 2019 O Programa Corte de Terra, está a todo vapor nas comunidades rurais de Taboleiro Grande. Com o objetivo de atender de forma satisfatória os agricultores do município. Os agricultores terão direito ao corte de suas terras sem qualquer custo para preparar-se para o plantio.

Desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente extensivo as comunidades agrícolas, o programa vem sendo mais um compromisso mantido pela prefeita Klebinha.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleante Bessa, “O projeto contribui para que os agricultores familiares possam realizar os plantios de suas lavouras com mais rapidez”.

“Estamos aproveitando essas primeiras chuvas, onde muitos agricultores já poderão realizar seu plantio após a efetivação do corte de terra." Disse a Prefeita Klebinha.
#Administração 29/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS OS CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃO PARA O CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE Os cartões de identificação dos candidatos inscritos no concurso público para Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande já estão disponíveis. O documento com os locais onde serão realizadas as provas, nos dias 02 e 03 de fevereiro, pode ser visualizado no Portal da Consulpam - www.consulpam.com.br . No documento, será possível visualizar o número da inscrição, endereço onde a prova será aplicada, o horário, a data e o número da sala.

Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver devidamente portando documento de identidade original, que legalmente o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por órgãos públicos ou conselhos de classe que, por força de Lei Federal, valham como documento de identidade. É importante levar, também, o cartão de identificação no dia das provas, pois ele contém dados necessários para melhor orientação do candidato.

O Candidato deve comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 1 (uma) hora no horário fixado para o início, munido de caneta esferográfica (tinta preta ou azul), do cartão de identificação e de documentos de identidade, sem os quais não poderá prestar provas.
#Agricultura 29/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE CONSTRÓI AÇUDES NAS COMUNIDADES RURAIS DE RIACHO DA EXTREMA E SÍTIO CARRAPATEIRA A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Turismo e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está concluindo a construção de 2 açudes nas Comunidades Rurais de Riacho da Extrema e Sítio Carrapateira. Uma ação relevante que visa combater os efeitos da seca e principalmente, preparar as localidades para o período de inverno neste início de 2019.

Como nos últimos cinco anos, as chuvas têm sido abaixo da média, caindo de forma irregular, chovendo em algumas localidades e em outras não, os pequenos açudes secaram e a população precisa de investimento no setor.

Conforme a prefeita Klebinha, a zona rural de Taboleiro Grande está recebendo investimento significativo, principalmente na questão do abastecimento de água, que já foram construídos um total de 17 açudes, aposentado assim a lata d’água na cabeça. “Melhorar a oferta de água à população da zona rural taboleirense é uma das preocupações de nossa gestão, para isso temos investido nessas ações”, disse.

A construção dos açudes nas Comunidades Rurais faz parte de reivindicações antiga dos moradores, que na atual administração, os objetivos foram conquistados.
#Saúde 22/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE É A 11ª CIDADE QUE MAIS INVESTE EM SAÚDE NO RN, APONTA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM Taboleiro Grande é a décima primeira cidade, no Rio Grande do Norte, que mais investe em saúde pública. É o que aponta levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) envolvendo o valor médio destinado por habitante, anualmente, pelas prefeituras de todo o País.

O levantamento divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) teve como base as chamadas Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), declaradas durante 2017 no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, o município de Taboleiro Grande gastou R$ 790,68 na saúde de cada habitante durante o ano de 2017. Cerca de 2.800 municípios brasileiros gastaram menos de R$ 400,00 na saúde de cada habitante durante todo o ano de 2017.
#Obra 08/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITA KLEBINHA ENTREGA NOVO FARDAMENTO A GUARDA MUNICIPAL A prefeita Klebinha entregou na tarde desta segunda-feira, 07 de janeiro, na sede da Prefeitura, o fardamento da Guarda Municipal, o kit entregue é composto de camisa, calça e coturno.

Vale ressaltar que o novo fardamento foram adquiridos com recursos próprios do Município, numa demonstração de que mesmo em um momento de dificuldades financeiras, a Administração Municipal consegue gerenciar com responsabilidade os recursos, e consequentemente vem conseguindo honrar com seus compromissos garantindo assim a manutenção de toda sua estrutura administrativa.

A prefeita Klebinha vem promovendo várias benfeitorias, garantindo assim mais comodidade e melhor prestação do serviço prestado pelos guardas municipais promovendo assim melhores condições de trabalhos para os servidores.
#Administração 21/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ANTECIPA PAGAMENTO DE SERVIDORES A Prefeita Klébia Bessa comprometida com o desenvolvimento do município e de seu povo antecipou para o dia de hoje (21/12), o pagamento dos servidores públicos municipais, como também, conclui todo o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores do município.

A Prefeita Klebinha vem mostrando mais uma vez em seu segundo mandato que zela pelo o serviço público e trata seu povo com dignidade.

Diferente da realidade brasileira de alguns municípios, a gestão da prefeita Klébia Bessa vêm provando sua capacidade de administrar, pois manter o equilíbrio financeiro, diante da realidade existente no cenário nacional é realmente saber administrar com responsabilidade.
#Cultura 13/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ANUNCIA AS ATRAÇÕES MUSICAIS QUE ANIMARÃO A FESTA DE 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO M Com o intuito de oferecer lazer e diversão aos munícipes, a prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, anunciou na noite desta quinta-feira, 13, as atrações que irão animar o 55º aniversário de emancipação política e administrativa da cidade. Já estão confirmadas pela Prefeitura Municipal o cantor Henry Freitas e as Bandas Forró dos 3 e Forró da Mídia. A comemoração de aniversário acontece no próximo dia 26 de dezembro.

Na programação que está prevista para acontecer durante três dias inclui outras atividades como: culto evangélico, missa, entrega de títulos de cidadãos taboleirenses, encontro de bandas filarmônicas, desfile cívico, alvorada festiva, café da manhã, inaugurações de obras e entrega de veículos.
#Administração 12/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DIVULGA EDITAL DE CONCURSO PARA MAIS DE 50 VAGAS A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, divulgou edital com 53 vagas para um concurso público. Serão selecionados candidatos nos níveis médio e superior e os salários variam de R$ 954,00 a R$ 8.000,00.

As inscrições começaram hoje (12/11) e seguem até o dia 12 de dezembro. Para os cargos de nível médio, R$ 86,00, e para nível superior, R$ 130,00. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 03 de fevereiro de 2019.

O concurso é organizado pela CONSULPAM e as inscrições serão feitas diretamente pelo site da instituição www.consulpam.com.br.
#Tributo 12/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE INOVA COM A IMPLANTAÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS Visando melhorar e facilitar a vida do contribuinte do município, a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Tributação, implantou o sistema de Nota Fiscal Eletrônica no município. O Objetivo do novo sistema é facilitar a interação contribuinte fisco. Além de ser um meio de controle do ISS (Imposto Sobre Serviço).

O Decreto 011/2018, que regulamenta o serviço, foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 31 de agosto. Além de unificar os procedimentos e proporcionar comodidade e rapidez na emissão de notas, o novo sistema também é ferramenta importante para o aumento da arrecadação municipal.

Segundo a Prefeita, Klebinha, a implantação do sistema é estudada desde o início da sua segunda gestão. “Esta é uma ferramenta muito importante para facilitar a vida dos prestadores de serviço, estamos fazendo uma gestão pé no chão e, ao mesmo tempo, inovadora. Taboleiro Grande é hoje um dos poucos municípios pequenos do estado que emite nota fiscal eletrônica, agora estamos nos adaptando as facilidades tecnológicas”, disse a prefeita.

De acordo com o Secretário de Tributação, Nélio Bessa, a Nota Fiscal Eletrônica é um documento fiscal de existência apenas digital que substituirá as tradicionais notas fiscais em talões. Ela será emitida e armazenada eletronicamente diretamente no site da Prefeitura de Taboleiro Grande (www.taboleirogrande.rn.gov.br) na aba Tributação, garantindo mais agilidade e segurança na manutenção das informações.

Este sistema facilitará todo controle das empresas que utilizarão o serviço, já que a partir do lançamento da nota, todos os cálculos são feitos automaticamente, possibilitando ao empresário ter também um maior controle sobre os impostos a pagar.
#Administração 17/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS NOTA DE PESAR A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande em nome da prefeita Klébia Ferreira Bessa Filgueira manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento da ex-servidora pública municipal, aposentada, Tércia Maria Alves de Sousa, ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 16, no Hospital Wilson Rosado em Mossoró.

Muito querida por todos os taboleirenses, Tércia sempre foi exemplo de força de vontade e superação. Dedicada à profissão, buscou sempre ajudar ao seu próximo. Deixará grandes exemplos para todos como ser humano e profissional.

Prestamos nossas mais sinceras condolências à toda família que neste momento enfrenta a dor de perder uma mãe exemplar, mulher honrada, servidora pública extremamente comprometida e que muito contribuiu com a saúde de Taboleiro Grande. Que Deus seja o refúgio de cada um neste momento tão difícil.

Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande.
Klébia Ferreira Bessa Filgueira
Prefeita
#AssistênciaSocial 19/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL O PROJETO VILA CIDADÃ CHEGA AO MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realiza a 34ª edição do projeto de cidadania Vila Cidadã. O evento será realizado no dia 20 (quarta-feira). O Vila Cidadã é um projeto que leva os serviços essencias do estado, educação, saúde e cidadania para as cidades e bairros, próximo à população. Já são contabilizados cerca de 65 mil atendimentos em 32 edições realizadas em 24 municípios e sete bairros de Natal.

Em Taboleiro Grande, o evento será no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na Av. Alexandre Soares, S/N, Centro, a partir das 9h. A população terá acesso à emissão de identidades, CPFs, intermediação de empregos, consulta à programas habitacionais, serviços da Caern e ações da Secretaria de Saúde, como verificação da pressão arterial, testes de glicemia e distribuição de material informativo.

O projeto Vila Cidadã é coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e conta com o apoio e participação do Itep, Detran, Caern, AGN, Cehab, Procon, Secretaria de Saúde, Ipem, Idema, Defensoria Pública, Semarh, Emater e Segurança Pública.
#Gabinete 12/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITA KLÉBIA BESSA RECEBE SELO DE BOM PAGADOR DO TJRN A prefeita Klébia Bessa recebeu nesta tarde (11), na Escola de Magistratura do RN - ESMARN, em Natal, o Selo de Bom Pagador de Precatórios, conferido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O reconhecimento é destinado aos municípios que mantém em dia o pagamento de todas as parcelas do precatório. Apenas seis dos 167 municípios do estado foram contemplados com o selo ouro.

De acordo com a prefeita Klébia Bessa, receber o Selo de Bom Pagador reflete uma gestão responsável e que transmite credibilidade diante da sociedade. "É um reconhecimento importante, pois uma prefeitura que cumpre seus compromissos abre portas para atrair recursos e financiamentos para o município", declarou.

Estavam presentes o presidente do TJRN Desembargador Expedito Ferreira, o vice-presidente do TJRN, Desembargador Gilson Barbosa; presidente da FEMURN Naldinho; juiz auxiliar da Presidência de TJRN, João Afonso Pordeus; a corregedora geral de Justiça, desembargadora Maria Zeneide Bezerra e mais autoridades do Poder Judiciário, municípios e estado.
#Administração 09/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS TABOLEIRO GRANDE RECEBERÁ SELO OURO DE BOM PAGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO Taboleiro Grande é um dos seis municípios potiguares que receberão no próximo dia 28 de maio às 15h, na Escola da Magistratura (Esmarn) em Natal o Selo Ouro de Bom Pagador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O selo é dado aos entes públicos que tiveram liquidado suas obrigações judiciais no ano de 2017, independente da modalidade de regime de pagamento, e estejam mantendo situação de quitação com o pagamento de precatórios.

Segundo o TJRN, apenas, Taboleiro Grande, Areia Branca, Ceará-Mirim, Goianinha, Guamaré e Mossoró receberão o Selo Ouro de Bom Pagador.

"O município que quita sua dívida com precatórios evita o pagamento de juros e correção monetária e ajuda a injetar mais recursos na economia local de sua própria cidade e ainda demonstra eficiência em sua gestão. Além de demonstrar o compromisso de sua administração em honrar seus compromissos", complementa o juiz auxiliar da Presidência do TJRN e responsável pela Divisão de Precatórios, João Afonso Morais Pordeus.

De acordo com a prefeita Klebinha, receber o Selo de Bom Pagador reflete uma gestão responsável e que transmite credibilidade diante da sociedade. "É um reconhecimento importante, pois uma prefeitura que cumpre seus compromissos abre portas para atrair recursos e financiamentos para o município", declarou.

Essa será a segunda edição do Selo de Regularidade no Pagamento de Precatórios, que, segundo a Resolução nº 08/2015, deve ser entregue todos os anos no mês de maio.
#Saúde 08/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO DE TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ NESTE SÁBADO O DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GR Neste sábado (12), a Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, estará realizando o Dia D de imunização contra a gripe.

No dia "D" a Unidade Básica de Saúde Francisco de Queiroz Porto estará aberto das 08 às 16 horas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Poderão receber a dose da vacina os professores da rede Pública, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.
#Educação 30/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO Confira o resultado da seleção do Processo Seletivo Simplificado do Programa Mais Alfabetização clicando aqui.
#Educação 25/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DIVULGA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande divulgou edital referente a processo seletivo simplificado de Assistentes de Alfabetização para atuação no Programa Mais Alfabetização, instituído pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018 do Ministério da Educação.

O programa tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Clique aqui e confira o edital
#Obra 19/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE INAUGURA SEDE PRÓPRIA DO CRAS Em solenidade que contou com uma grande presença da comunidade taboleirense, a prefeita, Klébia Bessa, realizou a entrega, no início da noite do sábado (17) da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que leva agora o nome da Saudosa Mamedia Ferreira Nunes.

"Eu estou muito satisfeita em entregar esta unidade. Taboleiro Grande nunca teve tanto destaque na área social como nestes últimos anos. Focamos o trabalho da assistência social em um trabalho técnico e que atendesse às políticas sociais. Por isso, estamos obtendo tanto êxito", completa.

Seguindo a programação o Coral Voz de Ouro fez sua primeira apresentação, integravam a peça musical os Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

A prefeita ainda realizou a entrega de equipamentos eletrônicos para melhor ofertar qualidade nos serviços do CRAS.

O CRAS tem como estratégia a descentralização dos serviços de Assistência Social e oferta o Serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF), além de programas, benefícios e projetos, tais como o Cadastro Único do governo federal, o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, Auxílio-natalidade e Auxílio-funeral. Oferece ainda o Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adultos e pessoas idosas.
#AssistênciaSocial 09/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER Sorrisos, visitas, palestra, eventos e muita descontração para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A data foi lembrada em vários eventos organizados pela Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e o CRAS.

A programação teve início na segunda-feira (05) com a abertura oficial da Semana da Mulher e uma homenagem a todas as mulheres taboleirenses. Na manhã de terça-feira (06) as técnicas de referência do CRAS e fisioterapeutas do NASF realizaram visitas especiais a mulheres, em alusão a semana da Mulher. Durante o período vespertino a equipe do CRAS dirigiu homenagens ás operarias (Costureiras) da Cidade. Dando continuidade as eventualidades na Semana da Mulher, na tarde da quarta-feira (07) o CRAS realizou uma roda discursiva com o tema "Empoderamento Feminino e o poder da Mulher na Sociedade Contemporânea." O momento foi dirigido pela assessora política e psicóloga Lídia Guedes da Cidade do Encanto RN. No dia dedicado a mulher (08/03) pela manhã foi realizada uma ação com a Equipe do NASF, sob a direção da UBS Francisco de Queiroz Porto. Recepcionadas com dança, as mulheres puderam se alongar na praça central da cidade. A Manhã também foi de muito aprendizado e troca de conhecimento no "Bate Papo de Mulher", com a psicóloga e fisioterapeuta do NASF, foram discutidos temas como Violência Contra a Mulher, Saúde da Mulher entre outros. Logo após a discursão de ideias, As mulheres aproveitaram um delicioso café da manhã e receberam lembranças. Já na noite do Dia Internacional da Mulher foi realizada a "NOITE DAS DIVAS", as mulheres receberam diversas homenagens, participaram de uma gincana interativa com perguntas e tarefas relacionadas ao meio feminino, foram contempladas com diversos sorteio de brindes, aconteceu ainda o concurso com desfile e escolha da mais "DIVA", no segundo momento foi servido um delicioso jantar e entrega de lembranças a todas presentes.

A prefeita Klébia Bessa esteve presente durante todas as comemorações do dia 08 para homenagear as mulheres e falou de sua alegria ao participar dos eventos: "tudo foi planejado com muito carinho para vocês; é um evento singelo e de coração porque nossa gestão valoriza todas vocês".
#Educação 19/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TABOLEIRO GRANDE PROMOVE SEMANA PEDAGÓGICA VISANDO O INÍCIO DO ANO LETIVO A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Educação vai promover do dia 19 a 23 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018, que terá por sede a Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa e que vai reunir professores, técnicos, diretores e coordenadores da escolas municipais do ensino infantil ao ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

A abertura do evento marcada para o dia 19 contará com a participação da prefeita Klébia Bessa, da secretária Alzira Rocha, bem como de outras autoridades.

A Jornada Pedagógica vem com a proposta de apresentar e elaborar atividades complementares na busca do aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre professores e demais profissionais da educação.

Dentro da programação serão ainda ministradas palestras com temáticas distintas voltadas ao acompanhamento do campo do ensino-aprendizagem.
#Obra 04/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TABOLEIRO GRANDE PROMOVE SEMANA PEDAGÓGICA VISANDO O INÍCIO DO ANO LETIVO A Prefeitura de Taboleiro Grande em parceria com o Governo Federal deu inicio aos trabalhos de recomeço da construção da creche padrão tipo B.

A Creche depois de pronta atenderá crianças de 0 a 6 anos e colocará Taboleiro Grande num padrão mais elevado de educação. A creche proporcionará as crianças além da qualidade do ensino-aprendizagem que já é garantida, um amplo espaço físico para o desenvolvimento de atividades socioeducativa.

Para a prefeita Klébia Bessa, a creche proporcionará comodidade às crianças e uma maior tranquilidade aos pais, pois estes poderão sair para trabalhar com a certeza que os filhos ficarão num local seguro que dispõe de toda uma estrutura com salas de aulas, banheiros, refeitório, área de recreação e parque, entre outros, além de monitores e professores dedicados.
#Agricultura 03/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITA KLÉBIA ENTREGA TRATOR COM EQUIPAMENTOS À POPULAÇÃO DE TABOLEIRO GRANDE Com esforços da Prefeita Klébia Bessa, juntamente com o vice-prefeito José Lenário e do Deputado Federal Walter Alves, a Prefeitura de Taboleiro Grande entregou à população um trator equipado com, grade, pipa, carroção de aço basculante e hidráulico, e grande de cortar terra. A entrega aconteceu durante as festividades de emancipação política.

A Prefeita Klébia Bessa disse acreditar em um bom inverno e que a Prefeitura, como em outros anos, tem investido em equipamentos que ajudem ao homem do campo. "Acreditamos em um bom inverno este ano. Temos investido em equipamentos para atender aos agricultores da melhor forma possível." Comentou, lembrando que a Prefeitura desenvolve outras importantes ações destinadas ao homem do campo, como a oferta de vacinas contra febre aftosa, a construção de barreiros, poços artesianos, entre outras ações. "Recentemente foram perfurados vários em nosso Município. Uma grande conquista." Lembrou.
#Administração 02/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITA KLÉBIA BESSA ENTREGA MAIS UM VEÍCULO PARA A FROTA DO MUNICÍPIO Na semana em que o Município de Prefeita de Taboleiro Grande comemorou seus 54 anos de Emancipação Política, a Prefeita Klébia Bessa entregou mais novo veículo para a frota do Município.

Para qualificar e dinamizar o trabalho da gestão municipal, a Prefeita Klébia Bessa e o vice-prefeito José Lenário entregaram um veículo novinho para a frota do Município. O veículo Etios, da marca Toyota, já está a serviço da população. De acordo com o que disse a Prefeita Klébia Bessa, o veículo atenderá as demandas das Secretarias.

Foram investidos na aquisição deste automóvel R$ 45 mil de saldo de Emenda parlamentar do Senador Garibaldi e aproximadamente R$ 9 mil de recursos próprios.
#Administração 28/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS WALTER PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE OBRAS EM TABOLEIRO GRANDE O deputado federal Walter Alves participou, no fim da tarde de ontem (26), da inauguração de obras no município de Taboleiro Grande. Ao lado da prefeita Klebia Bessa, o parlamentar entregou um ginásio de esportes, passagem molhada e a pavimentação do bairro Parlamentares.

A agenda de inaugurações fez parte da programação alusiva às comemorações dos 54 anos de emancipação política da cidade. O primeiro compromisso foi no bairro Parlamentares. A prefeitura pavimentou todas as ruas da comunidade graças a uma emenda no valor de R$ 300 mil, destinada por Walter Alves.

Em seguida, Walter e Klebia inauguraram a Quadra Poliesportiva Antônio Jackson Araújo, no Centro. O novo equipamento conta com estrutura completa para receber atletas e estudantes da cidade.

A terceira obra entregue à população de Taboleiro Grande beneficia os moradores da zona rural. Com uma emenda de R$ 250 mil, de autoria de Walter Alves, a prefeitura construiu uma passagem molhada no distrito de Barra do Tigre. O equipamento era uma antiga e aguardada reivindicação da população.
#AssistênciaSocial 27/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO "NATAL SEM FOME"...PREFEITA KLÉBIA BESSA ENTREGA 500 CESTAS NATALINAS PARA POPULAÇÃO DE TABOLEIRO GRANDE Com o objetivo de garantir o alimento, nas festas de final de ano, na mesa de famílias carentes de Taboleiro Grande, a prefeita Klébia Bessa e o vice-prefeito José Lenário decidiram realizar o "Natal sem Fome", que consistiu na distribuição de cestas básicas natalinas a diversas famílias taboleirense.

A compra dos gêneros alimentícios foi realizada através de um Pregão, ao todo foram doadas 500 cestas básicas, atendendo moradores da zona rural e urbana, um investimento de 27 mil reais em alimento.

Os critérios definidos para as famílias receberam as cestas foram; serem beneficiados do Programa Bolsa Família, usuários do CRAS e inscrito no Cadastro Único.

"Isso ajuda muito a gente. Nunca vi uma cesta tão completa, com tantos itens. É uma bênção pra mim e para todos os outros que receberam. Será um fim de ano com mais fartura, de comida, amor e carinho", comentou uma beneficiada

"Com a ajuda de Deus e muito empenho, estamos conseguindo lidar com o momento difícil que estamos vivenciando. Nosso município é muito carente de recursos federais, que a cada dia tem caído, porém, não desanimamos, pelo contrário, nos dá mais força e vigor para correr atrás de ações que beneficiem nosso povo", disse a Prefeita Klebinha
#Esporte 27/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER PREFEITA KLÉBIA BESSA ENTREGA QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA EM TABOLEIRO GRANDE A Prefeita Klébia Bessa juntamente com o deputado federal Walter Alves, inaugurou nesta terça-feira, 26, dentro das festividades de emancipação política do município de Taboleiro Grande a Quadra Poliesportiva, “Jackson Araújo”, da Escola de Ensino Fundamental Abraão Cavalcante Bessa.

Na ocasião a Gestora Municipal, acompanhada do vice-prefeito José Lenário e também pelos Secretários Municipais, fez o descerramento da placa juntamente com os pais do homenageado, Antônio Jackson Araújo, (In memoriam), inaugurando assim, o espaço para as atividades de lazer e esportes, dos alunos e educadores além da comunidade em geral.
#Obra 27/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO INAUGURAÇÃO...PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ENTREGA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO NO BAIRRO DOS PARLAMENTARES! A prefeita Klébia Bessa, juntamente com o deputado federal Walter Alves, entregou no final da tarde desta terça-feira, 26, obras de pavimentação no bairro dos parlamentares.

No total, foram 5.529,30 metros quadrados de pavimentação. A obra foi realizada pela Prefeitura de Taboleiro Grande em parceria com o Governo Federal, com recursos do Ministério das Cidades, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Walter Alves. A população local não esconde a satisfação com a entrega da obra. Além de melhorar a vida dos moradores no que diz respeito à circulação de pessoas, e ao tráfego de veículos, outro aspecto positivo com a urbanização do bairro foi o estimulo ao comércio local.

“A chegada do calçamento em vias que não contavam com esse importante benefício, oferece - além de um novo visual, mais qualidade de vida aos moradores, e por isso, não medimos esforços na conquista desta grande obra. Disse a prefeita Klébia Bessa.
#Obra 26/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITA DE TABOLEIRO GRANDE INAUGURA PASSAGEM MOLHADA A prefeita do município de Taboleiro Grande, Klebia Bessa, que vem trabalho com o objetivo de melhorar a infraestrutura da zona rural do município, inaugurou no ultimo dia 26 de dezembro, a passagem molhada no Rio Apodi-Mossoró. A obra tem 74 metros de comprimento e beneficiará várias comunidades rurais de Taboleiro Grande, dentre elas: Assentamento Exú, SítioTigre, Volta, São Fernandes, Capim Grosso, Areias e sitio Ilha.

A prefeita Klebia Bessa, acompanhado do vice-prefeito José Lenário, e do deputado federal Walter, fez o descerramento da placa de inauguração juntamente com os familiares de Antônio Pereira de Bessa, (In memoriam), nome que foi dado à passagem molhada.

“Esta obra definitivamente é um sonho de várias famílias, inclusive era um sonho de seu Antônio Pereira, e de todas aquelas comunidades que enfrentavam sérios problemas de deslocamento, principalmente no período chuvoso, o nosso esforço foi grande, mas, graças a deus a obra foi concluída”. Disse a prefeita.

“É com muita alegria que entrego essa passagem Molhada que tem o nome de um homem honrado e que fez parte da história do nosso município, mas, que infelizmente não está mais entre nós (Antônio Pereira) que sempre sonhou por uma passagem molhada neste local, hoje essa passagem vai beneficiar a todos que vinha sofrendo sem acessibilidade em época de inverno, com a passagem molhada os moradores não vão ficar mais no isolamento, outras passagens molhadas vão ser construídas, esse foi só o pontapé inicial para o desenvolvimento da zona rural de nosso município”, finalizou a prefeita.
#Administração 24/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS MENSAGEM DE NATAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOLEIRO GRANDE Um Feliz Natal repleto de harmonia. Celebrar o Natal é... crer na força do amor é isto que transforma o homem e o mundo. Que a mensagem de fé e esperança do Natal renove nossas forças para continuarmos lutando no Ano Novo que se anuncia.

Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações, e seu natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.

Um Feliz Natal a cada taboleirense, são os votos da Prefeitura Municipal.
#Administração 21/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITA KLÉBIA BESSA ASSINA CONVÊNIO PARA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADA VICINAL A prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, esteve nesta ultima quarta-feira, 20 de dezembro, na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, em Fortaleza-CE, onde assinou um convênio de mais de R$ 300 mil com os diretores do órgão federal para a pavimentação da estrada vicinal que liga a sede do município à zona rural.

As obras deverão ter início num curto espaço de tempo e irá contribuir, de forma substancial, para melhorar o acesso às diversas comunidades rurais e, por sua vez, atender a uma antiga reivindicação das pessoas ali residentes.

“Estou muito feliz por mais uma conquista do governo municipal de Taboleiro Grande, que tem trabalhado, diariamente, para resolver os problemas dos taboleirense. E é por isso que nunca me canso de pedir benefícios para o nosso povo. Vou continuar trabalhando de maneira incansável”, declarou a prefeita Klébia Bessa.
#Administração 20/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DEFINE PERÍODO DO RECESSO FUNCIONAL DURANTE AS FESTIVIDADES DE FIM DE ANO A Prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, assinou o Decreto Municipal Nº 11 de 19 de dezembro de 2017, determinando as datas para o recesso funcional dos servidores, durante as festividades do Ano Novo. De acordo com o decreto, foram definidos os períodos compreendidos entre 27 de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018.

O recesso não se aplica as repartições públicas essenciais e que funcionam em regime de plantão, como exemplo da saúde, que continua em seu ritmo atual.
#Administração 20/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DIVULGA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA A Prefeitura de Taboleiro Grande divulgou a programação alusiva às comemorações pelos 54 anos de Emancipação Política do município. A Prefeita Klébia Bessa, convida os taboleirenses para participarem com alegria e muito entusiasmo das comemorações a serem realizadas no período de 21 a 26 de dezembro de 2017.
#Administração 20/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS TCE APONTA TABOLEIRO GRANDE ENTRE OS OITO MUNICÍPIOS DE RN COM GESTÃO EFETIVA A Prefeita Klebia Bessa, através do controlador Geral do Município, Aurélio Honorato, compartilhou com toda a equipe da Prefeitura o excelente resultado conquistado no IEGM 2016 - Índice de Efetividade da Gestão Municipal - indicador feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Rio Grande do Norte (TCE-RN) e divulgado esta semana. Taboleiro Grande obteve a média B (existência de uma gestão efetiva), ficando entre os 8 municípios do RN com o melhor índice de gestão efetiva.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apresentou nesta sexta-feira (15) os resultados relativos a 2016 do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), que mede a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade.

O IEGM 2016 foi apresentado durante evento realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional RN. Estiveram presentes o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, o diretor da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, entre outras autoridades.

No total, apenas 8 municípios do RN conquistaram o índice “B”, que significa a existência de uma gestão efetiva. Foram eles: Riacho da Cruz, Bodó, Macaíba, Lucrécia, Martins, Portalegre, Rio do Fogo e Taboleiro Grande. O número é inferior ao do ano passado, quando 15 municípios conquistaram o índice “B”. Além disso, 80 municípios conquistaram o índice C+, que aponta uma gestão "em fase de adequação", e 87 ficaram com o índice C, o mais baixo, que significa "baixo índice de adequação". Há cinco faixas de classificação no IEGM: A, B+, B, C+ e C. Nenhum município potiguar conquistou o índice A. O Rio Grande do Norte também ficou levemente abaixo da média nacional - que foi de 0,53 contra 0,49 dos municípios do Estado.

Apesar da queda nos principais níveis, os municípios do Rio Grande do Norte conquistaram, em média, resultados mais satisfatórios nas áreas de saúde e fiscal, com notas 0,64 e 0,66, respectivamente, atingindo o índice B nas duas áreas.

Entre os objetivos do IEGM, estão a disponibilização de uma ferramenta para que prefeitos e vereadores possam avaliar a execução das políticas públicas; o estímulo ao controle social, com o incremento da participação da população a partir da publicidade dos índices; e a modernização do processo de controle externo. “O Tribunal de Contas sai da sua alçada tradicional, de julgamento e fiscalização para participar da construção da cidadania”, enfatizou o conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves.

TCE-RN
#AssistênciaSocial 10/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA REALIZA A IV SEMANA DO BEBÊ A Prefeitura de Taboleiro Grande, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realiza entre os dias 11 e 15 de dezembro, a Semana do Bebê, a solenidade de abertura acontecerá neste dia 11 (segunda-feira) às 08 horas na Escola Municipal Isaías Bessa. O objetivo é contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e realizando ações que cooperem para segurança, saúde, alimentação, convívio social e familiar, educação e desenvolvimento da primeira infância.

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
#Administração 04/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITA KLEBIA BESSA RECEBERÁ MEDALHA “ALFERES TIRADENTES” POR ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO DO GOVERNO Em apenas 330 dias do segundo mandato, a gestão da prefeita do município de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, obteve 78% de aprovação, quando somados os votos em ótima e boa gestão, aponta recente pesquisa feita pelo o Instituto Tiradentes.

Segundo um comunicado recebido hoje, o Instituto Tiradentes, entrevistou entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro deste ano, via consultas telefônicas, os moradores de Taboleiro Grande, que contribuíram com a pesquisa, onde o Instituto questionou: “Na sua opinião como você avalia os primeiros 330 dias da gestão da Prefeita Klébia Bessa?”. O Gráfico encaminhado pelo instituto aponta que 54% avaliaram a gestão como ótima, 24% boa, 13% regular e 9% responderam ruim.

Graças às esses números fantásticos, a prefeita Klébia Bessa será condecorada com a medalha “Alferes Tiradentes”. O reconhecimento demonstra que os moradores de Taboleiro Grande, aprovam de forma satisfatória, o governo municipal. A entrega será no 123º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Procuradores Jurídicos, Secretários e assessores municipais que será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, no auditório do Recife Praia Hotel, em Recife-PE.

Klebinha comemorou a conquista e destaca que o resultado é fruto de um trabalho sério. “Taboleiro Grande segue no caminho certo, temos administrado o município com zelo e a responsabilidade que sempre tive na minha vida pública. São muitos os percalços, mas com fé no criador nós venceremos todas as barreiras. Obrigado a meu vice prefeito José Lenário, aos vereadores, aos secretários pelo trabalho e a todos que avaliaram de forma positiva a nossa gestão. Isso nos motiva a continuar o trabalho em prol dos cidadãos e cidadãs taboleirenses”, disse.

Prefeita aprovada secretários atuantes

No mesmo Seminário, a secretária municipal de Educação, Alzira Rocha, receberá também a "Medalha Alferes Tiradentes". A honraria especial é concedida aos secretários mais atuantes que prestam serviços de extrema relevância à sociedade.

"Iremos receber essa medalha pela forma de gerir o Município, a Secretaria de Educação. Essa medalha não foi auferida por políticos ou por pessoas que são nossos amigos, mas por uma população. Graças a Deus e ao trabalho desenvolvido, a todo um grupo de pessoas que trabalham comigo fui congratulada com essa pesquisa que foi positiva, tanto é que receberei a medalha", expressa a secretária Alzira Rocha.
#Educação 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA MONITORAR E AVALIAR PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira, 29 de novembro, Audiência Pública para debater sobre a avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME).

O evento aconteceu na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, com a participação de vereadores, professores, representantes da sociedade civil, e equipe administrativa e pedagógica das escolas e da secretaria de educação do município.

A realização da audiência se justifica pela necessidade de apresentar à população os trabalhos realizados até o presente momento em prol do cumprimento das metas e estratégias estabelecidas no PME. Foram apresentadas as dificuldades do município em geral e também os avanços alcançados até aqui.

Na oportunidade a Secretária Municipal de Educação, Alzira Rocha, chamou a atenção de todos para responsabilidade social da escola, apontou ainda a responsabilidade de cada instituição de ensino para o sucesso do PME.

Impossibilitada de comparecer ao evento, por motivos de agendas assumidas anteriormente, a Prefeita Klébia Bessa, enviou através da secretária da pasta, sua mensagem e o seu desejo de melhorar cada dia mais a Educação Municipal de Taboleiro Grande.

A turma de teatro do programa Mais Educação levou sua alegria ao evento com a peça teatral "Deu a louca nos contos de fada".
#MeioAmbiente 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITA KLEBINHA PARTICIPA DA PLENÁRIA SETORIAL E PROCESSO ELEITORAL DO CBH APODI-MOSSORÓ Na manhã desta teça-feira, 28, a Prefeita Klébia Bessa juntamente com o Vereador Júlio Araújo, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Cleante Bessa e a Assessora Técnica de Políticas Pública Isis Bessa participaram da plenária setorial e processo eleitoral para renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró).

Este comitê é um órgão colegiado composto por representantes do poder público federal, estadual, municipal, além de usuários de água e toda sociedade civil e tem como finalidade maior, gerir a utilização das águas desta bacia.

Neste evento, estiveram presentes os representantes de diversos municípios da região que participaram da escolha dos membros deste comitê.

A Prefeita, de Taboleiro Grande, falou da importância desta plenária e dos benefícios que ela vai oportunizar ao município. “Sabemos da relevância da Bacia do Rio Apodi-Mossoró para nossa região. Por isso, é indispensável exercermos um papel de fiscalização e um permanente trabalho preservação desta importante bacia”, afirmou Klebinha.

Além de Taboleiro Grande, mais de 50 municípios, principalmente da região oeste, compõem este importante Comitê que se encontra em processo de renovação no Estado do Rio Grande do Norte.
#Educação 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAPITÃO STYVENSON VALENTIM FAZ PALESTRA EDUCATIVA EM TABOLEIRO GRANDE Na tarde desta terça-feira, 07 de novembro, o Capitão da Policia Militar, Styvenson Valentim, realizou uma palestra educativa no município de Taboleiro Grande, com o tema: Reconstruindo Valores na Escola e na Sociedade - discutindo e refletindo sobre drogas, disciplina, direitos, deveres e valores.

Com o tema, o capitão deu ênfase aos valores sociais, drogas, e fez um alerta aos pais para os cuidados com o comportamento dos filhos, mencionando os valores recebidos na família.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde e Educação, e realizado na quadra de esporte da Escola Estadual José Claudio Alves, que lotou com a participação de alunos, professores e sociedade em geral, para prestigiarem a palestra do capitão.

No final do evento a secretária de Saúde, Mariana Alves, agradeceu publicamente ao palestrante, aos secretários municipais, gestores, professores aos pais e demais que se fizeram presentes e finalizou dizendo: "A palestra foi educativa, e com certeza contribuiu significativamente para a conscientização dos educandos para uma transformação social", concluiu.
#Saúde 31/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA Na manhã desta terça-feira (31), a Prefeitura de Taboleiro Grande e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento promoveram a Caminhada do Outubro Rosa que reuniu várias pessoas, a iniciativa da prefeitura, através da secretaria de saúde teve o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Câncer a gente combate com informação”, afirmou a Secretária de Saúde e Saneamento Mariana Alves.

A caminhada iniciou na UBS Francisco Porto de Queiroz, com trajeto pela Avenida Augusto de Paiva até o Centro de Reabilitação Dr. Jacob Ferreira Bessa, durante o trajeto, os profissionais de saúde alertavam de como se prevenir do Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero.

Já a prefeita Klébia Bessa esteve presente e frisou, “É uma campanha para conscientizar as mulheres contra o câncer de mama, para diagnosticar não é necessário fazer uma mamografia de imediato, pode se fazer um auto exame em casa, se perceber um nódulo procure um unidade de saúde que temos profissionais capacitados para realizar procedimentos, vamos nos cuidar que nossa família precisa de cada um de nós” Afirmou.
#Saúde 23/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SAÚDE DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA 1ª EDIÇÃO DO CHÁ ROSA No mês de outubro comemora-se o Outubro Rosa, movimento este que caracteriza a luta contra o Câncer de Mama. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Taboleiro Grande, realizou na tarde desta segunda-feira, 23, de Outubro, a 1ª edição do Chá Rosa. O evento aconteceu no Auditório da Unidade Básica de Saúde, Francisco de Queiroz Porto. Na oportunidade, reuniram-se mais de 30 mulheres as quais assistiram a uma palestra conduzida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde foi relatado sobre os sintomas e as precações sobre o câncer de mama.

Após a palestra, foi servido um saboroso chá, acompanhado de bolos e salgados.

A Secretária Municipal da Saúde, Mariana Alves, agradeceu o apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e parabenizou todas as mulheres por preocuparem e cuidarem de suas vidas
#Saúde 19/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 2° QUADRIMESTRE DE 2017 O Governo Municipal de Taboleiro Grande promoveu nesta quinta-feira, 19, Audiência Pública, na sede do Poder Legislativo, para discussão e apresentação do 2° quadrimestre do Fundo Municipal de Saúde e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 2° quadrimestre do ano de 2017.

A Audiência Pública foi presidida pela secretária de Saúde do Município, Mariana Alves, e os relatórios de investimentos e das principais ações foram expostos ao público presente pelo assessor técnico de saúde, Gleriston Vieira, e pelo Controlador Geral do Município, Aurélio Honorato.

O ato público de prestação de contas, referente ao 2º quadrimestre do exercício de 2017, atende ao cumprimento do plano de governo da prefeita Klébia Bessa, em manter uma gestão transparente e com a participação popular. A cada quatro meses, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal 101, de maio de 2000, é realizado audiência publica com objetivo de apresentar ao Conselho Municipal de Saúde e à população de Taboleiro Grande uma prestação de contas de todas as ações realizadas pela gestão.

Durante a audiência, Conselho Municipal de Saúde, vereadores e toda a população de Taboleiro Grande assistiram à apresentação de todas as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2017. Foram apresentados relatórios detalhados sobre recursos utilizados e em caixa, obras realizadas, programas e projetos realizados e em execução, números de atendimentos, consultas e exames realizados, entre outras coisas, garantindo transparência na destinação dos recursos públicos.
#AssistênciaSocial 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE FAZ DOAÇÃO DE ÓCULOS A Prefeitura de Taboleiro Grande realiza programa para doação de óculos para munícipes. A doação é feita pelo Serviço Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de cadastro, aberto para pessoas residentes no município, com prioridade para pessoas de baixa renda.

A Secretaria de Assistência Social chegará a fazer três entregas neste ano, de acordo com a quantidade de solicitações. O atendimento consiste em encaminhar a receita médica a uma ótica contratada por meio de licitação e entregar ao solicitante. O custo dos óculos (armação e lente) é de responsabilidade da Prefeitura.

Para a prefeita Klebinha "ações como essa me deixa contente e com o sentimento de está cumprindo o meu papel de gestora, sabemos que muitos outros problemas são enfrentados no dia a dia pela população, especialmente das camadas menos favorecidas, mas vamos, apesar da forte crise que atravessa o nosso país, afetando mais intensamente os municípios de pequeno porte como Taboleiro Grande, fazer o possível para cuidar bem do nosso povo".
#Administração 08/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA GRANDE FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS Em um espaço totalmente planejado para receber a criançada, com cama elástica, pula-pula, piscina de bolinha, jato de espumas e escorregador, as crianças de Taboleiro Grande tiveram um uma noite repleta de brincadeiras. A Prefeitura de Taboleiro Grande, através das secretarias do município, realizou uma mega festa para celebrar o dia das crianças, com muita brincadeira, animação e distribuição de lanche e brinquedos.

O evento aconteceu na cidade da criança, onde uma superestrutura foi montada para receber os “pequeninos”, que não esconderam a alegria e a animação em sua homenagem

Além de lanches e brindes, a turma do circo do palhaço Fuxiquinho, também abrilhantou a festa. Ainda participaram do evento a Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Monica e muitos outros personagens que fizeram uma festa bastante divertido para a criançada e os pais que acompanharam.

A prefeita Klébia Bessa participou das atividades. Como sempre, interagiu com as crianças. "É importante cultuar esta data. As crianças são o futuro e temos um carinho muito grande por elas. O que for preciso fazer, nós faremos por elas", disse, entusiasmada a prefeita.

No entender da chefe do executivo taboleirense, a festa das crianças foi mais um momento de diversão, uma data especial e que faz parte da sua caminhada em busca de um futuro melhor. "Nada mais sincero do que a criança", disse a prefeita, se referindo a empatia que há entre ela e esta camada da população taboleirense.

Em seu discurso Klébia agradeceu a todos que contribuíram pra realização do evento, e disse que o Poder Executivo tem que fazer a sua parte e que a "criança precisa de um direcionamento", através de programas e projetos voltados para o seu bem estar e um crescimento sadio. "É o que estamos fazendo, cumprindo o nosso papel", afirmou, Klebinha.

O vice-prefeito Lenário, vereadores e secretários, também prestigiaram o evento que contou ainda com expressiva participação popular.
#Saúde 02/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, neste sábado dia 07 de outubro, o dia "D" da Campanha Antirrábica Animal 2017. A ação acontece de 7 às 17 horas, no Clube Flash Dance.

A vacinação de cães e gatos é uma importante medida de controle da raiva, que é transmitida ao homem principalmente através da mordedura e saliva do animal infectado. Apesar de conhecida desde a Antiguidade, a raiva continua sendo um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente a transmitida por cães e gatos, em áreas urbanas, mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem.

Para Secretaria de Saúde, Mariana Alves; é de extrema importância que todos os taboleirenses levem seus cães e gatos para serem vacinados: "é de extrema importância que todos os taboleirenses levem seus cães e gatos a partir de três meses de idade, incluindo animais gestantes, para a vacinação. A vacina Antirrábica não possui contraindicações e é o principal mecanismo de controle da Raiva Urbana. A vacina é a única forma de evitar que os animais de companhia contraiam a doença e a transmitam aos humanos". Disse a Secretária.
#Administração 28/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A LOA 2018 A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Controladoria Geral, realizou na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, na câmara de vereadores, Audiência Pública para debater sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018. O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Controladoria Geral, apresenta a estimativa orçamentária de R$ 19.075.000,00.

O projeto que já foi previamente debatido com a comunidade, agora será enviado a Câmara Municipal, para que os vereadores façam apreciação e votação.

O secretário municipal de Planejamento, Aurélio Honorato, explica que a LOA estima as receitas e despesas para um exercício financeiro, de modo, a concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo normas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

As audiências públicas garantem maior transparência na atuação do município ao garantir a participação popular no planejamento orçamentário.

A ocasião permite ao contribuinte apontar quais são as regiões e os programas que devem ser priorizados na elaboração da LOA-2018.
#Administração 27/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA DE TÍTULOS A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Controladoria Geral, realizou na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, na câmara de vereadores, Audiência Pública para debater sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018. O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Controladoria Geral, apresenta a estimativa orçamentária de R$ 19.075.000,00.

O projeto que já foi previamente debatido com a comunidade, agora será enviado a Câmara Municipal, para que os vereadores façam apreciação e votação.

O secretário municipal de Planejamento, Aurélio Honorato, explica que a LOA estima as receitas e despesas para um exercício financeiro, de modo, a concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo normas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

As audiências públicas garantem maior transparência na atuação do município ao garantir a participação popular no planejamento orçamentário.

A ocasião permite ao contribuinte apontar quais são as regiões e os programas que devem ser priorizados na elaboração da LOA-2018.

O resultado pode ser consultado através do Diário Oficial do Município no site da prefeitura clicando AQUI.
#Gabinete 25/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE MUNICÍPIO VAI REALIZAR FESTA PARA COMEMORAR O DIA DAS CRIANÇAS Para comemorar o Dia das Crianças a Prefeitura de Taboleiro Grande está programando uma grande festa, agendada para o próximo dia 8 de outubro, o evento será intitulado de “Cidade da Criança”. A prefeita Klébia Bessa esteve reunida com a organização do evento nesta sexta-feira, dia 22, para discutir alguns detalhes sobre o evento.

A prefeita confirmou a distribuição de pipocas, algodão doce, sorvetes e a distribuição de brinquedos para todas as crianças, além disso, serão realizadas diversas atividades como apresentações, show de palhaços e diversões com cama elástica, pula pula de castelo e de gato, futebol de sabão, touro mecânico, piscina de bolinha e o grande jato de espuma. O local da festa deverá ser na “Cidade da Criança” na Avenida Alexandre Soares.

As inscrições para o evento acontecerão do dia 25/09 a 07/10, na Secretaria Municipal de Educação.
#Educação 25/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE TABOLEIRO GRANDE PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS! A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande viabilizou a participação da Secretária de Educação Alzira Rocha, em um curso de capacitação do PAR (Plano de Ações Articuladas) e do SIGPC (Sistema de Gestão de Prestação de Contas). O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, em Natal.

De acordo com a Secretária, a capacitação foi ministrada pelo Arquiteto e Urbanista Tiago Lippold Radunz

Alzira destacou a participação no evento; "foi importante para implementar as ações na Secretaria Municipal de Educação nos programas: PAR, SIGPC, foram repassadas informações sobre os referidos programas e em especial sobre o PAR. A prefeita Klébia Bessa mais uma vez se mostro comprometida com a Educação de Taboleiro Grande".
#AssistênciaSocial 21/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO TABOLEIRO GRANDE REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA SEMANA DO IDOSO A prefeitura Municipal de Taboleiro Grande através da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referencia de Assistência Social/CRAS realizam programação especial em comemoração à Semana do Idoso. As atividades acontecem entre os dias 26 de setembro ao dia 3 de outubro.

O evento terá programação gratuita com vários tipos de atividades como café da manhã, ginástica coreografa, musicas, visitas especificas, torneio de jogos, escolha do mais belo casal, momento de beleza, tarde dançante, dentre outras.

Confira as atividades que acontecerão em Registro:
#Administração 20/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS CPSS DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO A Comissão do Processo Seletivo Simplificado - CPSS, divulgou nesta quarta-feira (10), o resultado preliminar da 1ª fase do Processo Seletivo Simplificado 002/2017, que visa à contratação temporária de profissionais para atuarem em diversos serviços ligados à Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde e Saneamento de Taboleiro Grande. A relação dos candidatos habilitados foi publicada no Diário Oficial do Município.

O recurso poderá ser interposto no prazo de 02 (dois) dias úteis subsequentes à publicação.
#Obra 12/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE EXECUTA OBRAS NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E INFRAESTRUTURA O município de Taboleiro, cidade Administrada pela prefeita Klébia Bessa, do PSD, tem buscado crescimento. A prefeita Klébia, ao lado do vice-prefeito Lenário, em colaboração com o secretário de Obras do município, Francisco de Lima, está cuidando, dentre outras matérias, da implementação de infraestruturas que atende às expectativas dos munícipes. As obras contemplam diferentes setores da administração, cujas melhorias têm sido requisitadas pela população.

Dentre as obras realizadas pelo governo de Klébia e Lenário, na área de saúde, estão à construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro dos Parlamentares, reforma e ampliação de um posto de saúde no sitio poço verde. Dentre as obras de infraestrutura, o governo de Klébia e Lenário, está realizando a reforma do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, construção da Passagem Molhada, serviços de manutenção na rede de esgoto de ruas da cidade, e ainda obras de pavimentação do bairro Parlamentares.

Para a prefeita, oferecer serviços e atendimento de qualidade são nada mais do que atitudes de respeito aos usuários do sistema municipal de Saúde. "Estamos entregando em breve ao povo de Taboleiro Grande uma Unidade Básica de Saúde toda moderna, com equipamentos e bons profissionais, essa Unidade de Saúde vai facilitar o atendimento aos moradores do bairro Parlamentares e de toda comunidade de Taboleiro Grande", destacou a prefeita.

EDUCAÇÃO

No tocante à Educação, Klébia e Lenário concluíram a reforma da escola municipal Isaías Bessa, e estão prestes a entregar a quadra de esportes da Escola municipal Abraão Cavalcante Bessa, que beneficiará toda a comunidade de Taboleiro Grande.
#Administração 06/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS A Prefeitura de Taboleiro Grande recebe até o dia 19 de setembro de 2017 as inscrições para um novo Processo Seletivo de nível médio e superior.

Há oportunidades para Assistente Social; Psicólogo; Nutricionista; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Enfermeiro; Farmacêutico; Odontólogo; Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem.

As inscrições podem ser realizadas nos dias 04, 05, 06, 11, 12, 13, 14, 15, 18 e 19 de setembro de 2017 no horário das 07h00min às 13h00min, na sede da Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN, localizada na Av. Alexandre Soares, 96 - Centro.

Os salários a serem pagos variam entre R$ 937,00 a R$ 2.500,00 mensais, de acordo com o cargo para atuação em jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais

Esta seleção terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme o edital disponibilizado na íntegra no site da prefeitura ou no Diário Oficial do Município no seguinte link: http://www.taboleirogrande.rn.gov.br/upload/diario-oficial/98e25b94753e95b2e6b5b5f70e0807e41504266580.pdf
#Educação 01/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GINCANA CULTURAL MOVIMENTA COMUNIDADE ESCOLAR EM TABOLEIRO GRANDE Com apoio da secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa em Taboleiro Grande stá promoveU uma grande Gincana Cultural, alusiva ao folclore brasileiro. A Gincana Cultural, que teve início nesta quinta-feira, 31 de agosto, só terminou nesta sexta, 01 de setembro, com várias atividades culturais.

A gincana foi desenvolvida na própria escola, onde toda comunidade escolar esteve participando ativamente das atividades. Os resultados foram bastante positivos. Segunda a diretora Sonia Oliveira, o objetivo é integrar e envolver todos os alunos da escola, promovendo uma educação que resgate a tradição cultura e valorize a história do folclore brasileiro.

"Agradeço muito a toda comunidade escolar que estar se dedicando para fazer desta gincana um sucesso. Nosso objetivo é cada vez mais incentivar nossos alunos para que estudem. Educação é tudo, e a direção da Escola Abraão, com o apoio da Secretaria de Educação vai fazer sempre o que for possível para dar uma educação de qualidade e incentivos como estes para nossos alunos”, disse a diretora.

No decorrer da gincana a programação conta com atividades como performance musicais, danças, tarefas surpresas, atividades de soletração, performance de humor, apresentação de lendas, apresentações teatrais, entre outras atividades.
#Saúde 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE! "A Saúde que queremos e que precisamos para o nosso município”. A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 23, Audiência Pública para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021. O Plano Municipal de Saúde será elaborado com base nas oficinas promovidas durante as audiências, levando-se em conta as demandas sugeridas pela população dos diferentes segmentos da comunidade taboleirense.

O Plano Municipal de Saúde é um instrumento que norteará as políticas de saúde para o município nos próximos quatro anos. Trata-se de um mecanismo de planejamento, diretrizes, objetivos e metas que dispõe como princípio garantir o cumprimento das necessidades de saúde da população através da Atenção Básica.

"O Plano Municipal de Saúde apresenta o compromisso da Prefeitura com o ordenamento dos serviços e ações de saúde para que a população tenha acesso integral aos diversos programas e serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, SUS, contribuindo assim para a melhoria das condições de saúde e para a promoção da qualidade de vida da população de Taboleiro Grande”, esclarece a secretária de saúde, Mariana Alves.
#Comunicação 17/08/2017 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE IMPLANTA OUVIDORIA PÚBLICA MUNICIPAL A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande conta agora com um importante canal de comunicação para o atendimento às demandas dos serviços ofertados à população e para o atendimento a Lei 12.527/2011 que trata do Acesso à Informação Pública e aos Princípios Constitucionais da transparência na Administração Pública.

Os taboleirenses terão a partir de agora, a Ouvidoria Pública Municipal, que facilitará à população o acesso a informações, solicitações, reclamações, elogios e sugestões. A proposta da implantação da Ouvidoria segue uma orientação da prefeita Klébia Bessa, que prisma pela ética, transparência e responsabilidade em sua administração. "Implantamos a Ouvidoria Pública Municipal, a fim de criar um canal legal para que os taboleirenses possam fazer suas solicitações, reclamações e dar sugestões no que podemos fazer para que Taboleiro Grande continue no caminho do desenvolvimento”, afirmou a Prefeita.

O Controlador Geral do Município, o Sr. Aurélio Honorato, responsável direto pela Ouvidoria Pública Municipal, aposta na iniciativa, pois será através dela que será possível colher os anseios da população e identificar os pontos que a Prefeitura precisa estar mais presentes.

Os interessados, poderão se dirigir ao Prédio da Prefeitura Municipal, no horário de expediente ou mesmo através do website da Prefeitura, através do Link Ouvidoria (www.taboleirogrande.rn.gov.br/ouvidoria)

#Esporte 15/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER TABOLEIRO GRANDE É CONTEMPLADO COM O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Taboleiro Grande foi um dos 27 municípios no estado do Rio Grande do Norte contemplados com o Programa Segundo Tempo. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 11 de agosto. O Programa é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), do Ministério do Esporte.

A participação de Taboleiro Grande no Programa vai beneficiar mais de 100 alunos da rede municipal de ensino. "O Segundo Tempo é de grande importância para esses alunos, pois oferece atividades esportivas e de lazer no contraturno das aulas, ajudando-os na descoberta de seus talentos e também a ficarem longe das drogas. O Programa deve ser iniciado ainda este ano”, afirma a prefeita Klébia Bessa, explicando também que o programa fornece material esportivo, uniforme e convênio para a contratação de instrutores. "A Prefeitura entra com 10% de contrapartida do valor total”, esclarece.

O Segundo Tempo, como programa estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
#Educação 14/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE TABOLEIRO GRANDE PARTICIPA DO 16º FÓRUM NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Para discutir com dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país o tema: "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um", a Undime realizou, de 8 a 11 de agosto de 2017, seu 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza (CE). Na ocasião, foi realizada a eleição dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime para o biênio 2017/ 2019. Onde o Município de Taboleiro Grade teve direito de voto.

Segundo a Undime o 16º Fórum reúniu aproximadamente 1.200 participantes.

A proposta do Fórum foi pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões. Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/ 2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.

Segundo a Secretária de Educação de Taboleiro Grande, Alzira Rocha, foram quatro dias bastante proveitosos de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. "Foi um momento de grande importância para os dirigentes municipais para aprender e ampliar seus conhecimentos sobre as articulações das políticas públicas da Educação. Foram quatro dias de muito aprendizado. Trocamos experiências, fizemos novas amizades, fortalecemos a nossa delegação e ganhamos mais experiências”. Disse Alzira

"Agradeço primeiramente a Deus e a prefeita Klebia Bessa (Taboleiro Grande) por entender a importância da formação do dirigente municipal, proporcionando condições para a participação nesse grandioso evento educacional”. Completou a secretária.
#Saúde 13/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE GARANTE SORTIMENTO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA BÁSICA Conhecendo as necessidades e os grandes desafios da saúde de Taboleiro Grande, a administração da Prefeita Klébia Bessa, que tem como lema: “Nossa maior Obra é cuidar bem das pessoas”, está dando especial atenção para a Assistência Farmacêutica.

Os usuários do serviço público de saúde de Taboleiro Grande têm à sua disposição uma série de medicamentos gratuitos na farmácia Básicas de Saúde (UBS). O abastecimento farmacêutico tem sido feito por meio de recursos municipal, que também distribui materiais médico-hospitalares e odontológicos a todos os pontos de atendimento municipais voltados à Atenção Básica.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem colocado à disposição dos pacientes na unidade de farmácia Básicas, vários itens farmacêuticos. São medicamentos que atendem a diversas patologias, como hipertensão, diabetes, saúde mental, nutrição, aqueles que atendem ao Programa Saúde da Mulher, além de antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, fitoterápicos, enfim, medicamentos destinados ao tratamento e controle dos principais agravos da Atenção Básica.

Para prefeita Klébia Bessa, manter a distribuição gratuita de medicamentos é importante para população: “Estamos dando especial atenção para a Assistência Farmacêutica, sabemos das necessidades e os grandes desafios da saúde de Taboleiro Grande, por isso, estamos nos esforçando diariamente para manter a farmácia Básica do município sempre abastecida”. Afirmou a prefeita Klébia Bessa.
#AssistênciaSocial 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA REALIZA MAIS UM FORRÓ DA 3ª IDADE A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde/noite desta última sexta-feira,11 de agosto, mais um o Forró da 3ª Idade. O evento reuniu dezenas de idosos. Animação não faltou um só minuto.
#Educação 08/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAL INTEGRAM COMEMORAÇÕES DO DIA DO ESTUDANTE EM TABOLEIRO GRANDE! Comemorado nacionalmente no dia 11 de agosto, o Dia do Estudante vem movimentando as unidades da rede municipal de ensino em Taboleiro Grande. No intuito de fomentar a prática de atividades físicas nas escolas, motivar o estudante e envolver os pais e a comunidade, a Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa está realizando durante toda esta semana uma série de atividades alusivas ao dia do estudante. A programação comemorativa, que inclui, ainda, palestras, atividades artísticas e culturais, segue até quinta-feira.

"A escola também cumpre o papel de proporcionar o lazer e deve estar integrada à comunidade. Sempre procuramos fortalecer as atividades que envolvem toda comunidade escolar, buscando também a participação dos pais dentro do processo de ensino dos filhos”, disse a diretora Sonia Oliveira.
#AssistênciaSocial 24/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CONFERÊNCIA DEFINE PROPOSTAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EM TABOLEIRO GRANDE A prefeitura de Taboleiro Grande, através do Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta segunda-feira, 24, nas dependências do Centro de reabilitação, Dr. Jacob Bessa, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Taboleiro Grande, com o tema "Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS”. O evento contou com as presenças da prefeita Klébia Bessa, e do vice-prefeito José Lenário.

A Conferência teve como principal objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. O conferencista Danilo Bezerra abordou o tema central "Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”, enfatizando que "Direito adquirido é direito garantido”.

Neste ano, os quatros eixos debatidos durante os trabalhos em grupos foram: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, no grupo 1.

No eixo 2, Gestão Democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no suas. Já o eixo 3, acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. E no último eixo de debates, a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. Após, os participantes apresentaram as deliberações realizadas nos grupos, sendo aprovadas as propostas municipais, foram escolhidos os delegados de forma paritária para representar o município na XI Conferência Estadual em Natal.
#Obra 22/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS EM TABOLEIRO GRANDE A Prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, assinou nesta ultima sexta-feira, 21, a ordem de serviço para o início da obra de pavimentação da primeira etapa do bairro Parlamentares. A iniciativa faz parte do cumprimento do plano de governo da prefeita Klébia Bessa.

"Esse é mais um compromisso assumido, por nossa gestão, estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana de toda Taboleiro Grande. Com o Pavimenta do Bairro Parlamentares estaremos beneficiando várias famílias, as obras de infraestrutura vêm promovendo uma verdadeira transformação em nosso município. Vamos continuar trabalhando para conseguir muito mais por Taboleiro Grande”, disse a prefeita Klébia Bessa.

Para o secretário municipal de Obras Públicas, Francisco de Lima, a pavimentação é mais uma de varias obras da segunda gestão da prefeita Klébia Bessa. Segundo ele, a administração do Município continuará trabalhando para avançar ainda mais nas políticas públicas de infraestrutura. "Essa é a primeira etapa de uma pavimentação feita no Bairro Parlamentares, onde ao longo dos próximos quatro anos estaremos desenvolvendo outros projetos, juntamente com a prefeita e vereadores, para que consigamos complementar e levar obras para toda Taboleiro Grande”, afirmou o secretário.

Presente no ato, o vereador Wagner Rodrigues, destacou a parceria do executivo com legislativo para o crescimento de Taboleiro Grande. Conforme o parlamentar, a prefeita Klébia Bessa não tem medido esforços para conseguir o melhor para o município e, por conta disso, acredita que ao longo dos quatro anos o bairro estará totalmente asfaltado.

O vereador Julio Araújo reconheceu e parabenizou a prefeita Klébia Bessa pelos esforços em busca de melhorias para o município de Taboleiro Grande

A professora Maédsa, moradora do bairro, comemorou o lançamento da obra e ressaltou a visão humanizada com que a prefeita Klébia Bessa tem administrado Taboleiro Grande. "Ela está sendo uma gestora humana que realmente tem a preocupação com a comunidade. Hoje a prefeita está aqui somente comprovando sua sensibilidade com as causas do cidadão Taboleirense”. Disse a professora.
#AssistênciaSocial 18/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA MAIS UM FORRÓ DA TERCEIRA IDADE A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na noite do dia 14 de julho, mais um o Forró da 3ª Idade. O evento reuniu dezenas de idosos. Animação não faltou um só minuto.
#Esporte 11/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1º CAMPEONATO MUNICIPAL TABOLEIRENSE DE FUTSAL: OS CAVEIRAS SAGRA-SE CAMPEÃO Aconteceu neste último domingo (09) a grande final da 1ª edição do Campeonato Municipal Taboleirense de Futsal, entre as equipes dos Caveiras e Chapecoense. O campeonato organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e lazer, contou com 9 equipes e movimentou as manhãs dos fins de samanas do esporte taboleirense, entre os dias 24 de junho a 09 de julho.

Com a presença de um bom público, no ginásio O Pereirão, as equipes realizaram uma partida equilibrada, onde Os Caveiras acabaram vencendo por 3 a 2, e sagrou-se campeão.
#Administração 11/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS TABOLEIRO GRANDE ENCERRA CICLO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR PPA Uma semana marcada pela elaboração de planos de ação e participação popular na construção de uma cidade cada vez melhor. Foi assim que nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu o último dia das Audiências Públicas referente à elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018-2021. Neste último dia foram apresentados os objetivos e metas nas áreas de Obras, Urbanismo e Turismo; Esportes, Cultura e Lazer; Agricultura e Meio Ambiente; Transportes, e Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Para secretária de administração, Das Chagas Bessa, o ciclo de audiências é de grande importância na construção do Plano Plurianual; "Considero esse primeiro momento fundamental, pois é através dele, que ouvimos as reais necessidades e propostas da população para que seja construído um plano democrático”, ressaltou Das Chagas Bessa, secretária de Administração.

O secretário de agricultura, Cleante Bessa, ressaltou que os encontros são importantes para o planejamento das ações de todas as secretarias, assim como para o crescimento da cidade. "Essas audiências são de extrema importância para o desenvolvimento da cidade, já que proporcionará a elaboração do planejamento público municipal com a participação social, com debates coletivos e com o fortalecimento da democracia.” afirmou.
#Educação 10/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO PPA PARTICIPATIVO A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, 10 de julho, na Câmara Municipal, Audiência Pública de elaboração do Plano Plurianual - PPA Participativo 2018-2021. Essa é a primeira Audiência para coleta de informação, que culminara com a construção do Plano Plurianual.
"É muito importante que os órgãos da administração municipal e as entidades da sociedade civil organizada, participem das discussões para construção do PPA, é o momento de sugestão das propostas, o que dar legitimidade a esse processo tão importante para o planejamento da cidade”. Disse a prefeita Klébia Bessa que esteve presente na Audiência.

"O PPA vai ser discutido com interação e participação da sociedade. O objetivo deste esforço é que a população possa atuar junto a administração municipal na definição das políticas públicas a serem implementadas na cidade ao longo dos próximos 04 anos”. Destacou a Secretaria Municipal de Educação Alzira Rocha.
#Saúde 10/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TABOLEIRO GRANDE OFERECE SERVIÇOS ODONTOLÓGICO DE QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO Quem procura pelo atendimento odontológico oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Taboleiro Grande não tem do que reclamar. A gestão da prefeita Klébia Bessa oferece uma estrutura moderna e profissionais altamente qualificados.

A Secretaria Municipal de Saúde do município, finalizou junto ao e-SUS, balanço do número de atendimentos odontológico realizados durante o primeiro quadrimestre de 2017. O e-SUS registrou 574 atendimentos, que foram ofertados gratuitamente a população de Taboleiro Grande.

Segundo a prefeita Klébia Bessa, a prefeitura vem trabalhando para que a Saúde Bucal de Taboleiro o seja uma das melhores da região. "Estamos sempre buscando melhorar os atendimentos. Para isso, contamos com uma estrutura moderna e profissionais altamente qualificados”, ressaltou a prefeita.
#Gabinete 06/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE SECRETARIA DE FINANÇAS REALIZA AUDIÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE METAS FISCAIS Administração municipal de Taboleiro Grande apresentou na manhã desta quinta-feira, 6 de julho, em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, avaliação do cumprimento de Metas Fiscais para o primeiro quadrimestre de 2017. O Controlador Geral do municipal, Aurélio Honorato, se mostrou otimista com o controle orçamentário, mesmo em um período em que muitos municípios enfrentam graves problemas para obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mostrar detalhadamente o que a população de Taboleiro Grande quer saber, esse o principal objetivo da realização desta audiência pública. Segundo explicou o Controlador do municipal, Aurélio Honorato: “a apresentação da avaliação de metas fiscais é importante para que haja total transparência no uso dos recursos públicos”. Disse.

De acordo com o controlador, o controle rigoroso das metas fiscais e previsões orçamentárias são uma exigência e um compromisso da prefeita Klébia Bessa. “A prefeita Klébia é muito zelosa com os recursos públicos e isso ajuda muito no meu trabalho. Com responsabilidade, esse controle fica muito mais fácil”, garante.

A audiência contou com a participação de várias autoridades municipais, entre membros do Legislativo Municipal, secretários, além de técnicos da prefeitura e pessoas da comunidade.
#Saúde 06/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SAÚDE DE TABOLEIRO GRANDE APRESENTA BALANÇO DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2017 A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou Audiência Pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2017, no recinto do Plenário Legislativo "Palácio Antonio Alves de Souza”, da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 6 de junho.

A Audiência Pública foi presidida pela secretária de Saúde Pública do Município, Mariana Alves, e os relatórios de investimentos e das principais ações foram expostos ao público presente pelo assessor técnico de saúde, Gleriston Vieira.

O ato público de prestação de contas, referente ao 1º quadrimestre do exercício de 2017, atende ao cumprimento do plano de governo da prefeita Klébia Bessa, em manter uma gestão transparente e com a participação popular.

RESULTADOS

Junto com o relatório dos investimentos aplicados na Saúde, a Audiência Pública expôs os resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde no 1º quadrimestre, tendo como parâmetro as metas anuais pré-estabelecidas para cada um dos setores da Saúde Pública de Taboleiro Grane.

Na mesma Audiência Pública foi também exposto o nível de avaliação dos principais Indicadores de Saúde, seguindo os parâmetros e objetivos contidos nas Diretrizes do Ministério da Saúde.

Algumas das Informações completas desses relatórios e metas atingidas podem ser consultadas e conferidas no: ESUS/SIA
#Administração 04/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA CONVOCA TODOS OS SERVIDORES PARA RECADASTRAMENTO A prefeitura municipal de Taboleiro Grande convoca todos os servidores para recadastramento. Conforme decreto assinado pela prefeita Klébia Bessa, quem não se recadastrar terá o pagamento suspenso.

De acordo com o decreto publicado na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial dos Municípios, os servidores devem comparecer à sede da prefeitura, no Departamento de Recursos Humanos, localizado na Avenida Alexandre Soares, 96 - Centro, entre os dias 03 a 14 de julho de 2017, no horário das 7h às 13horas.

Ainda de acordo com o decreto os funcionários deverão preencher o formulário com os dados e informações requeridas e firmar declaração versando sobre a acumulação de cargos a convocação vale para os servidores cedidos e licenciados.

Os servidores que não comparecerem ao recadastramento no período, terão seus vencimentos suspensos até a devida regularização, sem prejuízo da aplicação de outras penalidades.

DECRETO N°005 DE 30 DE JUNHO DE 2017
Dispõe sobre o recadastramento dos servidores públicos municipais da Administração Direta do Poder Executivo e dá outras providências.

A PREFEITA MUNICIPAL, no uso de suas atribuições e considerando o que lhe confere o artigo 86, incisos V da Lei Orgânica deste Município e CONSIDERANDO a necessidade de atualização periódica dos dados cadastrais do pessoal em atividade com o escopo de traçar políticas de valorização do servidor público, bem como para adequar a distribuição dos recursos humanos da Administração Pública Municipal, CONSIDERANDO a necessidade de zelar pelo interesse público, mormente no que tange à proteção do Erário, através do controle dos gastos com pessoal, DECRETA:

Art. 1º. Os servidores públicos em atividade da Administração Direta do Poder Executivo deverão se recadastrar, nas condições definidas neste Decreto, com a finalidade de promover a atualização de seus dados.

Art. 2º. O período de recadastramento dar-se-á impreterivelmente de 03/07/2017 a 14/07/2017.

Art. 3º. O recadastramento dar-se-á mediante o comparecimento do servidor junto a Secretaria Municipal de Administração, munido da cópia dos seguintes documentos:

I - documento de identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia;

II - título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
III - cadastro nacional de pessoa física - CPF;
IV - certificado de reservista ou dispensa de incorporação, se do sexo masculino;

V - comprovante de residência atualizado;

VI - comprovante de conclusão de habilitação exigida para o cargo, devidamente reconhecida pelo sistema federal ou pelos sistemas estaduais de ensino, conforme o caso;

VII - certidão de casamento, quando for o caso;

VIII - certidão de nascimento dos filhos, quando houver;

IX - documento de identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia, ou certidão de nascimento dos dependentes legais, se houver, e documento que comprove legalmente a condição de dependência;

X - carteira de trabalho

XI - responder aos questionamentos do recadastrador.

Art. 4º. O recadastramento de que cuida este Decreto será coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos realizado junto ao órgão de pessoal da Secretaria na sede Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN, sito à Avenida Alexandre Soares, 96, Centro, Taboleiro Grande-RN.

Art. 5º. O servidor público que, sem justificativa, deixar de se recadastrar no prazo que vier a ser estabelecido terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

Parágrafo único. O pagamento a que se refere o "caput" deste artigo será restabelecido quando da regularização do recadastramento na forma determinada por este Decreto.

Art. 6º. Responderá nos termos da legislação pertinente, o servidor público que ao se recadastrar prestar informações incorretas ou incompletas.

Art. 7º. A Secretaria Municipal de Administração, no prazo de 60 (sessenta) dias contados do término do recadastramento, apresentará o relatório final ao Prefeito.

Parágrafo único. As conclusões alcançadas pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, após o processamento dos dados colhidos ao longo do recadastramento, servirão de base para a tomada das providências cabíveis, inclusive para fins de preservação e restituição ao Erário, bem como para apuração de responsabilidades, observados os procedimentos legais.

Art. 8º. A Secretaria Municipal de Administração editará as instruções complementares a este Decreto para assegurar a efetividade do recadastramento.

Art. 9º. Revogados os atos em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Taboleiro Grande/RN, 30 de junho de 2017
Klébia Ferreira Bessa Filgueira
Prefeita Municipal
Francisca das Chagas Bessa

Secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos
#Educação 03/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA PAGA TERÇO DE FÉRIAS PARA SERVIDORES DA EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande efetuou neste mês de junho a segunda parte do pagamento do terço de férias dos professores efetivos, relacionado ao ano letivo de 2017, os honorários foram depositados nas contas dos servidores da educação no ultimo dia 30 de junho.

"A valorização dos profissionais da Educação é um dos pilares do ensino-aprendizagem, falar de valorização implica em ter seu direito garantido e consequentemente uma educação de qualidade" explica a prefeita Klébia Bessa. "O respeito ao funcionário público é um dever e uma prioridade no nosso governo, e este feito do pagamento do terço de férias é apenas mais um passo dos inúmeros que daremos no decorrer da nossa gestão”, reafirma a prefeita.

De acordo com a secretária de Educação, Alzira Rocha, Taboleiro Grande está vivendo um momento de reorganização em todos os sentidos. "A prefeitura paga hoje um direito do funcionário, cumprindo assim com a lei do piso, ter o funcionário com seu direito garantido é ter rendimento e satisfação de educar e ter foco no aprendizado dos nossos alunos”, disse.
#Obra 03/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA ESTÁ REFORMANDO O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS A Prefeitura de Taboleiro Grande está reformando o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS para atender melhor a população. A reforma envolve reparos no telhado, revestimento das paredes, melhoramento do piso e pintura. A Secretaria de Assistência Social pretende intensificar a oferta de atividades no local. "A reforma contempla adaptação de banheiros para portadores de necessidades especiais, também alargamento das portas e construção de rampas para acesso de cadeirantes. Além disso, obras de melhoria e adequação nas salas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e de atendimento, e ainda a criação de novos espaços. Estamos fazendo a troca de parte do telhado, pintura interna e externa, bem como novas instalações elétricas”. Disse a Engenheira responsável pela obra, Soliane Carvalho.

A prefeita Klébia Bessa comentou a importância da reforma: "Já temos planejado várias ações para o CRAS e ainda estamos trabalhando para conquistar mais. Sabemos da importância desse equipamento para a população e nós vamos oferecer a partir de agora um espaço mais bonito, confortável e acolhedor”. Afirmou a Prefeita Klébia Bessa.

Para a Secretária de Assistência Social, Fátima Gurgel, a reforma visa à melhoria nos serviços oferecidos pelo CRAS à população de Taboleiro Grande: "A reforma irá portunizar qualidade nos atendimentos por parte dos profissionais da SEMAS, oferecendo aos beneficiários espaço adequado para usufruírem da política da Assistência Social do nosso município”, relata a Secretária de Assistência Social, Fátima Gurgel.

A reforma segue a todo vapor e logo em breve a nova estrutura será entregue aos Taboleirenses
#AssistênciaSocial 22/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO IDOSOS PARTICIPAM DE QUADRILHA JUNINA DA TERCEIRA IDADE EM TABOLEIRO GRANDE Apresentação foi realizada no primeiro dia do arraia Tamujunto. Dança faz com que os idosos se sintam mais dispostos, diz secretária.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) juntamente com a Secretária de Assistência Social participou da terceira edição do Arraia "Tamujunto”, organizado pela prefeitura municipal.

"Os ensaios da dança, e a apresentação na festa fazem bem para os idosos, é uma forma de descontração, alegria e divertimento”, contou a secretária.
#Gabinete 20/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITA KLÉBIA BESSA VIAJA A BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA NOVOS PROJETOS EM TABOLEIRO GRANDE A prefeita Klébia Bessa, acompanhada com Chefe de Gabinete Antônio Filgueira, e da secretária de Educação Alzira Rocha, viajou a Brasília com o objetivo de buscar recursos para o município em várias áreas da administração.

"É de fundamental importância a visita aos nossos representantes em Brasília para a conquista de mais recursos a partir de projetos já desenvolvidos, com um estudo detalhado da necessidade e dos benefícios que trará para a população taboleirense.", destacou a prefeita Klébia Bessa.
#Administração 14/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DECRETA PONTO FACULTATIVO NA REDE MUNICIPAL NESTA SEXTA-FEIRA (16) A prefeitura de Taboleiro Grande decretou ponto facultativo nas instituições públicas da rede municipal nesta sexta-feira (16). Na quinta-feira (15), é feriado de Corpus Christi.

As atividades essenciais como saúde e limpeza serão mantidas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Maternidade Raimunda Bessa, manterá o funcionamento 24 horas no período.

Segue publicação do Decreto no Diário Oficial do Município
#Administração 09/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO JOÃO DE TABOLEIRO GRANDE A prefeitura de Taboleiro Grande divulgou no inicio da tarde desta quinta-feira, 08 de junho, a programação completa do São João 2017. Na terceira edição do Arraiá "TAMUJUNTO". Serão dois dias de festa, 16 e 17 de junho. Confira a programação!
#Administração 07/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DIVULGA ATRAÇÕES PARA O SÃO JOÃO 2017 A prefeitura de Taboleiro Grande divulgou na manhã desta quarta-feira, 07 de junho, a grade de atrações para o São João 2017. Terceira edição do Arraiá "TAMUJUNTO". Serão dois dias de festa, 16 e 17 de junho. Confira!

16/06 - Forrozão do Briola, e Farra de Bakana

17/06 - Celia Mello e Moda forrozeira, e Farra de Bakana
#Obra 05/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO SECRETARIA DE OBRAS SEGUE EFETUANDO MELHORIAS NA CIDADE A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, segue realizando serviços de manutenção e melhorias no município. Esta semana, a secretaria esteve realizando serviços de manutenção na rede de esgoto da Rua; Otília Pinheiro.
#Obra 31/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO OBRA DA PASSAGEM MOLHADA JÁ ESTÁ COM MAIS DE 60% CONCLUÍDA A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Obras, segue com os trabalhos de construção da Passagem Molhada, a obra está sendo realizada com recursos próprios, e está com mais de 60% concluída. Com 74 metros de comprimento, a passagem molhada beneficiará várias comunidades rurais de Taboleiro Grande, dentre elas: Assentamento Exú, SítioTigre, Volta, São Fernandes, Capim Grosso, Areias e sitio Ilha.

"A cada dia que passa percebemos um avanço significativo da obra. É um sonho de várias famílias daquelas comunidades que enfrentavam sérios problemas de deslocamento, principalmente no período chuvoso, estamos trabalhando diariamente para ter a obra concluída no inicio do segundo semestre desse ano". Disse a prefeita Klébia bia Bessa.
#AssistênciaSocial 26/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Secretaria de Assistência social, Secretaria de Esporte, CRAS e Conselho tutelar Realizou ontem dia 25 de Maio o encerramento da campanha do 18 de Maio, essa que marca a luta contra o abuso e a exploração sexual.

As atividades em alusão à campanha do 18 de Maio tiveram início desde o dia 05 desse mês e se estenderam até ontem dia 25, com uma programação recheada, o encerramento aconteceu no ginásio poliesportivo o "Pereirão", apresentações culturais desenvolvidas pelos adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, o grupo de capoeira, acorda capoeirista, com participação das crianças do SCFV, também estiveram presentes e fizeram do momento mais alegre, foi exposto todas as atividades desenvolvidas durante o mês e um grande torneio de crianças e adolescentes.

Se fizeram presentes prefeita Klebia Bessa, Vice prefeito José Lenário, secretario de Obras, secretaria de Assistência social, secretário de esporte, Secretaria de Administração, vereadores: Júlio Araujo e Wagner Rodrigues.

Dessa forma, acreditamos que todas as ações desenvolvidas em prol da proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes, tenham alcançado o resulto esperado.
#Saúde 23/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE INICIA O PROJETO MEXA-SE Governo Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), deu inicio ao programa "Mexa-se, quem ama se cuida". A iniciativa visa garantir qualidade de vida e bem-estar aos taboleirenses de forma gratuita.

O Grupo Mexa-se está sendo desenvolvido com propósito de levar saúde e bem-estar a comunidade acometida por disfunções da coluna vertebral, visto que o município apresenta uma considerável demanda de patologias de coluna. Assim faz-se necessário elaborar uma estratégia de promoção em saúde, para a população com algias e alterações, as quais afetam diretamente a qualidade de vida.

De acordo com a Prefeita Klébia Bessa, a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, mas deve ser acompanhada por profissionais capacitados. "Nós estamos disponibilizando este projeto para que a comunidade possa se exercitar de maneira segura, sem o risco de lesões. O lazer e a atividade física são fundamentais para a saúde do corpo e da mente. Convidamos a todos para participar da fase de avaliação do projeto", comenta a prefeita.

Conforme a Secretária de Saúde, Mariana Alves, o Mexa-se irá promover a saúde e o convívio social. "Através desse projeto poderemos ampliar o acesso da população à qualidade de vida. O Nasf de Taboleiro Grande conta com uma equipe multidisciplinar - assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médico. Esses profissionais dão todo o suporte aos projetos de saúde de nosso município. Nós contamos com o apoio da população porque o projeto só vai se efetivar se a comunidade participar". Frisou a secretaria.
#Saúde 23/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITA KLÉBIA BESSA ENTREGA AMBULÂNCIA NOVA PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO Mais um compromisso de trabalho foi realizado em Taboleiro Grande pela a atual gestão. A prefeita Klébia Bessa entregou a disposição da Secretaria Municipal de Saúde uma ambulância nova que servirá para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento seja ele aqui na cidade ou se necessário deslocarem para outras localidades.

"A nossa gestão mais uma vez responde através de trabalho. Com a entrega dessa ambulância teremos uma melhor condição de atender aos pacientes que necessitem se transportarem para o hospital local ou para outras cidades. Ficamos muito felizes por contribuirmos de forma positiva, nosso município segue avançando." Disse a prefeita Klébia Bessa

"Essa ambulância é fruto da boa parceria de Taboleiro Grande com o deputado estadual Galeno Torquato, vem nos ajudar a proporcionar um atendimento de mais qualidade. hoje contamos com três ambulâncias para atender a população taboleirense", afirmou a prefeita Klébia Bessa.

De acordo com a secretária, Mariana Alves, a intenção da Secretaria da Saúde é garantir maior agilidade e segurança no transporte dos usuários. Ela ressaltou ainda a aquisição do veículo para contribuir na assistência as ações das equipes da saúde. "Estamos buscando sempre investir em melhorias no atendimento e estamos com avanços consistentes em saúde pública. Hoje Taboleiro Grande vive um novo momento no que se diz respeito à oferta de serviços prestados à população" avaliou a secretária.
#AssistênciaSocial 20/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA GRANDE FESTA EM HOMENAGEM AS MÃES A prefeitura de Taboleiro Grande realizou na tarde/noite da ultima sexta-feira, 19 de maio, uma bela festa em homenagem as Mães do município. O evento aconteceu na Praça Antônio Nicolau De Bessa.

A prefeita Kébia Bessa ainda presenteou a população de Taboleiro Grande com a entrega de uma ambulância, a reinauguração da escola municipal Isaías Bessa e a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação de Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.

De acordo com a titular da Secretaria de Assistência Social, Fátima Gurgel, a programação reflete o cuidado e atenção da prefeita Klébia Bessa a esse público. "As mães merecem todo nosso amor, gratidão e respeito", comemorou a secretária.

Para a prefeita Klebia Bessa, o intuito da festa foi levar alegria as mães. "Esta é uma data muito importante e nós jamais poderíamos deixar de comemorar o Dia das Mães com as nossas rainhas. Nós preparamos essa festa com todo o carinho, representando a admiração que temos pelas mães taboleirenses. Mulheres fortes e corajosas que se dedicam a nobre tarefa de ser mãe. Parabenizo a todas as mães de Taboleiro Grande", frisou a prefeita.

Durante a reinauguração da escola municipal Isaías Bessa, a prefeita destacou as ações que o seu governo está desenvolvendo e fez questão de falar que os secretários e funcionários envolvidos no evento estavam de parabéns pela organização e empenho.
#AssistênciaSocial 20/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITA KLEBIA BESSA INAUGURA OBRA E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DE OUTRA! A prefeita de Taboleiro Grande-RN, Klébia Bessa, realizou na ultima sexta-feira (19) a entrega de novas ações em benefício à população. No dia em que realizou uma super festa em homenagem as mães do município, a prefeita também fez a reinauguração da escola municipal Isaías Bessa e assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.

"Considero que ainda precisamos melhorar, sentir de perto a necessidade de cada um. Para isso, ao longo da minha jornada, tenho assumido e vencido muitos desafios para melhorar a qualidade pedagógica e estrutura da Educação". Disse a prefeita.

Klébia ainda falou dos grandes desafios a serem enfrentado em sua gestão; "Temos um grande desafios, que é conseguir concluir a creche pro infância do nosso município, mas não será possível sem ter o apoio e compreensão de todos nós envolvido". Completou.
#Gabinete 18/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR LDO 2018! A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, realizou nesta ultima quinta-feira, 18 de maio, uma audiência pública para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018. O evento aconteceu na Câmara Municipal "Palácio Antonio Alves de Souza".

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito José Lenário, secretários municipais, vereadores e sociedade. De acordo com a prefeita Klébia Bessa, é importante que a lei seja elaborada de forma democrática para o cidadão taboleirense participar efetivamente de seu governo. "Foi importante escutar todos para eleger quais são as prioridades que vão beneficiar nossa cidade. Recebemos sugestões e propostas, a partir disso, será elaborado um orçamento determinado pela LDO", enfatizou.

O vice-prefeito José Lenário ressaltou a importância de discutir metas com participação popular. Ele ainda afirmou que os temas que foram abordados vão resultar em desenvolvimento para Taboleiro Grande. "O objetivo da Secretaria Municipal Planejamento foi discutir a matéria de forma participativa, de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal", destacou.

A apresentação das leis foi realizada por Doutor Nilo Ferreira, e a parte contábil foi conduzida pelo controlador geral do municipal, Aurélio Honorato.

Segundo o controlador a LDO estabelece metas e prioridades da administração pública para o orçamento de 2018, bem como as diretrizes para elaboração e execução da LOA. "É muito importante que ocorra este debate entre os representantes da Prefeitura e da Câmara com a sociedade taboleirense. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o projeto embrionário para a instituição do Orçamento de 2018. Muitas questões relevantes foram discutidas aqui, e isso é de suam importância para o desenvolvimento do município", afirmou Aurélio.

Após a LDO ser elaborada pelo Poder Executivo, a matéria será enviada ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei.
#Administração 17/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR LDO – LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS A Prefeitura de Taboleiro Grande convida a população para participar, da Audiência Pública de Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2018. A Lei trata dos programas, projetos e atividades da administração pública para o ano seguinte.

"A Lei de Diretrizes Orçamentárias é importante para tratarmos critérios e formas de limitação do empenho e equilíbrio entre despesas e receitas, além de elaborarmos uma estimativa fiscal de regime próprio de arrecadação do município e formas indiretas, realizando esta audiência estamos reafirmando nosso compromisso com o exercício da cidadania da nossa gestão". Disse a prefeita Klébia Bessa.

A Audiência será realizada nesta quinta-feira (18)
Local -Câmara Municipal "Palácio Antonio Alves de Souza"

Horário - 09 horas
#AssistênciaSocial 15/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CAMPANHA FORTALECE LUTA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Secretaria municipal de Assistência Social de Taboleiro Grande, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, deu inicio a mais uma Campanha "Faça Bonito" que trata do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo da campanha é informar, sensibilizar, mobilizar e chamar atenção de toda sociedade para a gravidade do problema, além de convocá-la a se comprometer na luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
#Educação 14/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM MANHÃ EMOCIONANTE, ESCOLA ABRAÃO COMEMORA O DIA DAS MÃES A Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, em Taboleiro Grande, realizou no ultimo sábado (13/05) uma linda festa em comemoração ao Dia das Mães. Houve distribuição de vários brindes, mensagens, apresentações com musica ao vivo, foi servido um delicioso café da manhã para todas as mães.

A homenagem contou com a presença da prefeita Klébia Bessa, secretária de Educação, Alzira Rocha, diretora da escola, Sonia Oliveira, coordenadora da Educação, professores e funcionários da escola.
#AssistênciaSocial 11/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO TABOLEIRO GRANDE INICIA CAMPANHA "FAÇA BONITO"! Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, a Secretaria municipal de Assistência Social de Taboleiro Grande, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, deu inicio a mais uma Campanha "Faça Bonito" que trata do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo da campanha é informar, sensibilizar, mobilizar e chamar atenção de toda sociedade para a gravidade do problema, além de convocá-la a se comprometer na luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Campanha vai até 18 de maio, mas as ações de combate são permanentes

#Agricultura 10/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ PALESTRA SOBRE OS DESAFIOS E INSPEÇÃO AGROPECUÁRIA O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Taboleiro Grande, realizará nesta sexta-feira, 12 de maio, na sede da Câmara Municipal, uma palestra sobre os desafios e inspeção agropecuária.

A palestra será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e Chefe do IDIARN de Umarizal - Edilson Leite de Oliveira Lucena, e trará uma série de informações sobre os programas e ações desenvolvidas pelo Instituto em parcerias com as Prefeituras e órgãos competentes, bem como mostrará as dificuldades encontradas na execução dos mesmos.
#Agricultura 09/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA INICIA EM TABOLEIRO GRANDE Teve inicio nesta segunda-feira, 8 de maio, no municípios de Taboleiro Grande, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A ação faz parte das ações de Defesa Sanitária Animal para promover a erradicação da doença em todo o Estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A campanha é divida em duas fases. Esta, segundo o secretário municipal de agricultura, Cleante Bessa, é a primeira fase. "Este é um momento importante no trabalho de defesa sanitária animal. A vacinação do rebanho garante a sanidade animal e a valorização do rebanho. Por isso, reforçamos o nosso convite a todos os criadores bovinos a vacinarem seus animais" disse.

A vacinação é obrigatória e deve ser aplicada em todos os bovinos do município.
#Educação 09/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE FARÁ GRANDE FESTA PARA COMEMORAR O DIA DAS MÃES A Prefeitura de Taboleiro Grande, através das Secretarias do município, realiza no dia 19 de Maio uma programação especial voltada para todas as mães. O evento acontecerá na Praça Antonio Nicolau de Bessa a partir das 19hs e tem como tema: Ser Mãe é o melhor presente. Esta festa pretende envolver ainda mais as mães e de fato homenageá-las pelo seu dia.

Para a prefeita Klébia Bessa é muito importante essa comemoração do dia das mães. "Mostrar as mães que elas são realmente importantes é primordial. Por isso, nós sempre incentivamos esse tipo de ação em nossa gestão, é como sempre digo, nossa maior obra é cuidar bem das pessoas", disse a prefeita.

As inscrições para a festa estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Educação.

Comunicado:

Comunicamos a todas as Mães taboleirenses que as inscrições para a Festa das mães 2017 estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Educação, de 08/05(segunda-feira) à 12/05(sexta-feira) das 8h às 13h.

Lembramos a todas as Mães que levem o seu título de eleitor para realizar a inscrição. No decorrer da programação, serão promovidas várias apresentações culturais e homenagens as mães taboleirenses.
#Obra 04/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE SEGUE COM VÁRIAS OBRAS A Prefeitura de Taboleiro Grande está realizando uma série de ações para promover mais qualidade de vida para os taboleirense. Obras importantes estão sendo executadas em vários pontos da cidade. São obras de esgotamento; construções de postos de saúde, construção de pequenos açudes, quadra Poliesportivos; passagem molhada; reforma de escolas entre outras executadas pela atual gestão.

A prefeita, Klébia Bessa, se reporta ao compromisso firmado pelo Governo Municipal. "Estamos respondendo a compromisso firmado pelo Governo, com a consolidação de obras que beneficiam os taboleirense. Estamos de prontidão para atender todas as áreas da cidade e fazer valer o direito dos munícipes", disse a prefeita.

Parte das obras executadas integra um pacote de ações em recursos próprios do município. Há também frutos de convênio com deputados, investidos em obras em vários pontos da cidade.

A construção da Passagem Molhada - viabilizada com recursos próprios, que dá acesso a zona rural, está com quase 60% concluída, conta com 74 metros de comprimento e beneficiará várias comunidades rurais de Taboleiro Grande, dentre elas: Assentamento Exú, SítioTigre, Volta, São Fernandes, Capim Grosso, Areias e sitio Ilha.

"Esta obra definitivamente é um sonho de várias famílias daquelas comunidades que enfrentavam sérios problemas de deslocamento, principalmente no período chuvoso, estamos trabalhando diariamente para ter a obra concluída". Disse a prefeita.
#Saúde 25/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DESENVOLVE O PROJETO MEXA-SE Governo Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizará avaliação do Projeto "Mexa-se, que ama se cuida". A iniciativa visa garantir qualidade de vida e bem-estar aos taboleirenses de forma gratuita.

O Grupo Mexa-se será desenvolvido com propósito de levar saúde e bem-estar a comunidade acometida por disfunções da coluna vertebral, visto que o município apresenta uma considerável demanda de patologias de coluna. Assim faz-se necessário elaborar uma estratégia de promoção em saúde, para a população com algias e alterações, as quais afetam diretamente a qualidade de vida.

De acordo com a Prefeita Klébia Bessa, a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, mas deve ser acompanhada por profissionais capacitados. "Nós estamos disponibilizando este projeto para que a comunidade possa se exercitar de maneira segura, sem o risco de lesões. O lazer e a atividade física são fundamentais para a saúde do corpo e da mente. Convidamos a todos para participar da fase de avaliação do projeto", comenta a prefeita.

Conforme a Secretária de Saúde, Mariana Alves, o Mexa-se irá promover a saúde e o convívio social. "Através desse projeto poderemos ampliar o acesso da população à qualidade de vida. O Nasf de Taboleiro Grande conta com uma equipe multidisciplinar - assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médico. Esses profissionais dão todo o suporte aos projetos de saúde de nosso município. Nós contamos com o apoio da população porque o projeto só vai se efetivar se a comunidade participar". Frisou a secretaria

A coordenação fica por conta das Fisioterapeutas do município, com apoio de toda equipe NASF e ESF. O grupo atenderá pacientes com encaminhamento e diagnóstico médico. A seleção será realizada pelas Fisioterapeutas e participará somente pessoas que disponham do encaminhamento.

Inicialmente serão realizadas a avalição fisioterapêutica e nutricional, que guiará todo protocolo dos encontros, que serão marcados por orientações posturais, informações para cuidados essenciais da coluna vertebral e exercícios específicos, de fortalecimento e alongamento global.

O grupo será formado por 15 participantes, diagnosticados e encaminhados pelo médico, comprometidos a participar de todos os encontros e colaborar para a evolução dos mesmos.
O programa contará com:

Atendimento médico;
Atendimento nutricional;
Acompanhamento fisioterapêutico:
Exercícios de reeducação postural;
Alongamentos;
Fortalecimento;
Relaxamento;
Pilates solo;
Hidroterapia;
Orientações de AVD`S

A abertura oficial do projeto acontecerá no dia 15 de maio, às 14h30min, no centro de reabilitação Dr. Jacob Bessa.
#AssistênciaSocial 20/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO AÇÕES PARA COMBATER O ABUSO SEXUAL INFANTIL SERÃO REALIZADAS EM TABOLEIRO GRANDE! A Secretaria Municipal de Assistência Social de Taboleiro Grande realizou reunião estratégica nesta quinta-feira, 20, para elaboração de projeto da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Fátima Gurgel, o projeto será elaborado para ratificar ações preventivas e minimizadoras durante a gestão da prefeita Klébia Bessa. No mês de maio, a secretaria irá desenvolver várias ações alusivas ao dia "D" do combate. "A ação é objetivando a conscientização e reconhecimento de situações de riscos e ao impedimento de atos de violência praticados com crianças e adolescentes no município de Taboleiro Grande", relatou a Secretária.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O "Caso Araceli", como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

No Brasil o "Disque 100", criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
#Gabinete 15/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ENTREGA DESJEJUM ÀS FAMÍLIAS NA SEMANA SANTA Nesta sexta-feira (15), durante todo o dia, a prefeita Klébia Bessa juntamente com sua família, vereadores e amigos realizaram a entrega do desjejum da Semana Santa a toda população de Taboleiro Grande, a prefeita andou casa a casa realizando a entrega.

A entrega do desjejum da Semana Santa é uma tradição nas gestões da prefeita Klébia Bessa e beneficia centenas de famílias carentes, garantindo que todos tenham uma melhor ceia na mesa durante a Semana Santa.

"É uma honra está cumprindo com essa tradição em meio a uma crise que nos assola, mais jamais deixaria de dá o desjejum aos meus queridos taboleirenses". Enfatizou a prefeita.
#AssistênciaSocial 05/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CRAS DE TABOLEIRO GRANDE DESENVOLVE AÇÕES JUNTO AOS JOVENS DO MUNICÍPIO! A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Ação Social, desenvolve trabalho junto aos adolescentes do município, com o objetivo de promover e proporcionar oportunidades igualitárias para os jovens, garantindo a qualidade de vida da população.

O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecidos no CRAS é ofertado diariamente, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos. O Serviço tem por objetivo assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento das relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

As ações junto às crianças e adolescentes que buscam também resgatar suas habilidades e potencialidades, por meio de atividades culturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social. Estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivencias individuais e coletivas na família e na sociedade.
#Agricultura 03/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS AÇUDES E BARRAGENS NA ZONA RURAL Objetivando oferecer melhores condições de permanência dos agricultores e pequenos criadores na área rural, a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Agricultura, realiza um amplo programa de construção, recuperação e ampliação de açudes e barragens subterrâneas. O programa em médio prazo deverá atingir toda a área territorial do município beneficiando, diretamente, varias famílias rurais e, indiretamente, toda a população de Taboleiro Grande.

"Com as chuvas caindo na região, a construção desses pequenos açudes e barragens vão servir para captar essas águas que certamente sem esses reservatórios seria absorvida pelo solo. O líquido armazenado poderá ser utilizado para o consumo das criações além de servir para o consumo humano também". Ressaltou a prefeita Klébia Bessa.

Os agricultores beneficiados com as obras têm se mostrado bastante satisfeitos, pois os serviços prestados pela prefeitura só tendem a melhorar a qualidade de vida dos que moram nas comunidades atendidas. Disse o secretário de Agricultura, Cleante Bessa.
#Saúde 23/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES REÚNE AGENTES DE SAÚDE, ESTUDANTES E COMUNIDADE EM TABOLEIRO GRANDE! Nesta quarta-feira (22), a prefeitura municipal de Taboleiro Grande, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, promoveu uma grande caminhada durante mobilização contra Dengue. O evento tem o objetivo de conscientizar para o combate ao mosquito Aedes aegypti e eliminar os possíveis focos de Dengue. Os participantes sairão às 4h30 do posto de Saúde, seguindo pelas ruas da cidade.

A ação faz parte do cronograma de atividades contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Além da caminhada, a Prefeitura informa que realizará nesta quinta-feira um grande mutirão de limpeza, entre outras ações, para alertar a população.
#Saúde 22/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REALIZA AÇÕES PARA COMBATER O MOSQUITO TRANSMISSOR Iniciou nesta segunda-feira, 20, em Taboleiro Grande, as ações intensificadas de combate ao mosquito transmissor da dengue. A Prefeitura, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realiza ações de combate ao Aedes aegypti, com palestras e oficinas de conscientização sobre as ações preventivas no combate ao mosquito. As palestras e oficinas estão sendo realizadas nas escolas e outras instituições do município.

A ação que ainda conta com caminhada pelas ruas da cidade, panfletagem, mutirão de coleta do lixo reciclável para eliminação de possíveis focos criadouros, segue até a sexta-feira, 31 de março, quando se encerra com o Dengômetro, tendo ponto estratégico para realização de troca de brindes por lixo reciclável.

Para secretária de saúde, Mariana Alves, a campanha servirá para conscientizar as pessoas sobre o perigo que o mosquito oferece a saúde: "Lançamos oficialmente essa campanha, para sensibilizar a população sobre o perigo que o mosquito oferece a saúde. A campanha também servirá para conscientizar as pessoas sobre os sintomas da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, essencial para permitir um diagnóstico mais rápido e posteriormente o tratamento indicado", explicou a Secretária, que também reforçou um pedido a população "recebam os agentes de saúde em casa".

"É preciso eliminar os criadouros do mosquito ao longo de todo ano, redobrando os cuidados, nesta época em especial, e acabar com as larvas nos nossos domicílios. A prefeitura está fazendo sua parte, a campanha vai até 31 de março, mas as ações têm que ser constante", destacou a prefeita Klébia Bessa.
#Obra 20/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE REFORÇA AÇÕES PARA MANTER A CIDADE LIMPA E PEDE O APOIO DA POPULAÇÃO A Prefeitura de Taboleiro Grande determinou horário fixo para a coleta de lixo urbano. A coleta de sujeiras nas ruas da cidade está fixada nos horários de 7h da manhã às 16h da tarde, porém a prefeitura pede aos moradores que coloquem o lixo nas coletoras antes das 8horas da manhã. Após o horário determinado, é terminantemente proibido colocar lixo nas portas de casas ou em qualquer outro lugar. A diretoria de Limpeza Urbana avisa também que não realiza coleta nos sábados e domingos, ficando proibido também colocar lixo nas ruas aos finais de semana.

Desde o início de janeiro de 2017, a Secretaria Municipal de obras vem trabalhando intensamente para melhorar a limpeza urbana de Taboleiro Grande. Entulhos foram retirados e a cidade passa por um grande processo de limpeza das ruas. A prefeitura informa também que nos dias de feriado, não haverá coleta de lixo.

A prefeita Klébia Bessa, pede a colaboração da população para manter o município sem sujeiras nas ruas. "Peço a colaboração do povo taboleirense para não colocar lixo depois do horário determinado. A limpeza urbana depende da conscientização da sociedade. Todos devem colaborar", ressaltou.
#Obra 20/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO ESCOLA MUNICIPAL GANHA QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA EM TABOLEIRO GRANDE! A Escola Municipal Abraão Cavalcante e a comunidade de Taboleiro Grande estão prestes a comemorar uma grande conquista, dando continuidade aos investimentos na área da Educação, a Prefeitura de Taboleiro Grande concluiu as obras de construção da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa. A quadra, com área construída de 1100m², conta com piso especial, vestuários, banheiro e arquibancadas.
A quadra coberta, com acessibilidade, segue os padrões arquitetônicos do MEC e tem estrutura para sediar competições de futsal, voleibol, handebol, basquete, entre outras modalidades esportivas. O novo espaço também será utilizado para gincanas, feiras de ciências e atividades recreativas, representando novas possibilidades para as ações da escola.
A prefeita Klébia Bessa falou da satisfação da realização da obra: "As crianças e adolescente da escola Abraão, bem como a população taboleirense se beneficiarão de mais uma obra de nossa gestão, trazendo bem estar, saúde e promoção esportiva para o município, é uma grande satisfação poder entregar em breve essa grande obra". Disse a prefeita.
A área, que será usada por toda comunidade escolar, será de grande importância para a realização de atividades de lazer, esportivas e culturais.
#Administração 15/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DIVULGA RESULTADO DA PRIMEIRA FASE DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos publicou na manhã desta quarta-feira (15), o resultado preliminar da análise curricular com avaliação de títulos (de caráter eliminatório), que corresponde à primeira fase do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuarem em diversos serviços ligados à Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde e Saneamento de Taboleiro Grande. A relação dos candidatos habilitados para a Avaliação Psicológica (segunda etapa do processo) foi publicada no Diário Oficial do Município.

Na segunda fase do processo serão realizadas as avaliações que, segundo o Edital, acontecerão no período de 21 a 22 de março, na Prefeitura Municipal situado na Av. Alexandre Soares, nº 96, Centro, Taboleiro Grande/RN. Os candidatos serão avaliados individualmente sobre assuntos relacionamentos à área de atuação profissional.
#Obra 14/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE INICIA REFORMA DE MAIS UMA ESCOLA MUNICIPAL! A Prefeitura de Taboleiro Grande iniciou nesta semana a reforma de mais uma escola da rede municipal de ensino. A Escola Municipal Isaias Bessa, que possui cerca de 150 alunos matriculados nas séries iniciais: creche e educação infantil está passando por serviços de reforma em toda sua estrutura.

Para a Prefeita de Taboleiro Grande, Klebia Bessa, o executivo municipal tem como prioridade realizar a reforma de todas as instituições de ensino para dar maior comodidade aos alunos e professores. Com esta meta, de acordo com a prefeita, a educação do município passa a ter uma estrutura de excelência para oferecer ensino de qualidade.

"Entregamos ano passado, a reforma da Escola Abraão Cavalcante Bessa, que é uma das escolas com melhor estrutura da região Oeste Potiguar, agora estamos reformando a escola Isaías Bessa. Nossa proposta como executivo, é investir em uma boa estrutura de escolas para oferecer um ensino de qualidade a todos os alunos da rede municipal de Taboleiro Grande", ressaltou a prefeita.
#Agricultura 14/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA E EMATER REALIZAM DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES A AGRICULTORES FAMILIARES! A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizou a entrega de sementes para plantio junto a agricultores. A aquisição das sementes (milho, feijão e sorgo) deu-se através do Governo do Estado e assistência técnica da EMATER. Foram distribuídos 2.223 quilos de sementes em 08 bancos localizados na zona rural, para 171 beneficiários.

"Neste primeiro momento, estão sendo entregues sementes de feijão, milho e Sorgo, distribuídos entre todos os agricultores cadastrados no Programa Banco Comunitário de sementes. Os Agricultores já receberam o corte da terra e com a distribuição das sementes poderão iniciar os seus plantios". Ressaltou o Secretário de Agricultura, Cleante Bessa.

Para a Prefeita Klébia Bessa, o objetivo dessa ação é melhorar e aumentar a produtividade local. "É muito importante esta ação para os nossos agricultores que se alegraram com as chuvas que estão caindo. E a prefeitura por meio da secretaria não tem medido esforços para ajudar nossos agricultores com o preparo da área com as máquinas agrícolas de arado do município e a distribuição de sementes", disse a prefeita.
#Educação 10/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE CONTINUA DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE MATERIAL ESCOLAR! A prefeita Klébia Bessa, e o vice-prefeito José Lenário, juntamente com a Secretária de Educação, Alzira Rocha, deram continuidade à distribuição dos Kits Escolares para os alunos da rede municipal de ensino de Taboleiro Grande. Dessa vez o material foi entre aos alunos do Ensino Fundamental l da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa.

Para atender cada modalidade, a Secretaria de Educação organizou 02 kits diferentes, apropriados às necessidades da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, e do Ensino Fundamental II. Agora todos os alunos terão seu próprio material escolar para utilizar nas atividades pedagógicas.

"Estamos celebrando este momento, de entrega de material escolar, na primeira semana de aula com o kit para os alunos porque fizemos um grande esforço, com uma gestão firme, focada em enxugamento de gastos, eliminação de desperdício e economia. Estamos investindo na educação taboleirense, como forma de garantir o desenvolvimento do município, e quero contar com toda nossa população, pois a parceria família x escola é de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem e sucesso dos nossos alunos". Destacou a prefeita Klébia Bessa.
#Gabinete 22/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITA KLÉBIA BESSA ANTECIPA PAGAMENTO DE SERVIDORES PARA ANTES DO CARNAVAL A prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa anunciou na manha desta quarta-feira, 22, a antecipação do pagamento do salário dos servidores municipais referente a folha do mês de fevereiro. O pagamento já se encontra efetuado nas contas antes do início da festa carnavalesca.

"Apesar das dificuldades financeiras, fizemos um planejamento para que os nossos servidores recebam o salário antes do Carnaval, pois, consiste no compromisso de respeito e valorização dos servidores públicos municipais que poderão pagar as suas contas antecipadamente e também ainda pular o carnaval tranquilo". Destacou a prefeita.

A antecipação do pagamento dos salários é possível devido a organização administrativa e financeira da Prefeitura, que tem priorizado o pagamento do funcionalismo municipal.
#Agricultura 22/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE INICIA PROGRAMA DE CORTE DE TERRA DA ZONA RURAL A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou neste mês de fevereiro os trabalhos de corte de terras para os pequenos e médios agricultores. Como de costume, o Programa Municipal de Corte de Terras irá beneficiar um grande número de agricultores em todo o município e atingirá todas as localidades.

Segundo informações do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleante Bessa, a aração das terras mostra o incentivo que a administração local tem dado à agricultura no município, tendo em vista que a população que vive na zona rural necessita de apoio da gestão.

Na avaliação da prefeita Klébia Bessa, o inicio do corte de terra logo nas primeiras chuvas será de grande beneficio para os agricultores que já estão realizando seu plantio. "Além de termos uma colheita mais cedo, com certeza esse incentivo vai contribuir para o aumento da safra deste ano", constata a prefeita.
#Agricultura 27/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE SEGUE COM O TRABALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN em parceria com Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH e do apoio do Deputado Estadual Dr. Galeno, segue com ações de perfuração de poços em todo município.

Em meio à uma das maiores secas das últimas décadas, enfrentada pelo Rio Grande do Norte, a prefeita Klébia Bessa vêm tentando buscar saídas e soluções para amenizar o sofrimento dos taboleirenses que vivem na zona urbana e rural. Ao todo serão perfurados mais de 50 poços artesianos.

"Estamos dando prioridade às comunidades que não tem abastecimento de água para o consumo humano e para a implantação de projetos produtivos. Este é um trabalho que não para, estamos sempre buscando recursos para perfuração de poços, abastecimento através de carros-pipa ou outras maneiras que façam com que os agricultores de toda zona rural de nossa cidade, recebam estes benefícios, o poder público de Taboleiro Grande não está de braços cruzados, estamos trabalhando dia e noite para tentar amenizar essa crise hídrica." Frisou a prefeita.
#Gabinete 23/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE A PREFEITA KLÉBIA BESSA RECEBEU O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO A Prefeita Klébia Bessa recebeu hoje em Natal o Plano Municipal de Saneamento Básico. Com o documento em mãos, o município de Taboleiro Grande poderá buscar recursos federais destinados ao saneamento básico, de acordo com a Lei Federal de Saneamento Básico (11.445/2007).

"Este é um avanço significativo. Em 2015, houve sobra de quase 80% dos recursos de saneamento do Fundo de Garantia, em Brasília, por falta de projetos. Hoje, temos um instrumento para acessar fontes de recursos. Com estes plano, é possível discutir o tratamento de esgoto de nossa cidade, em Brasília, e com os órgãos envolvidos. A questão de saneamento é tema de saúde pública", declarou a prefeita Klebinha.

O material recebido hoje relata a atual situação do saneamento do município e sugere ações e metas para a universalização dos serviços de esgotamento, abastecimento de água, drenagem das águas pluviais, manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana.
#Comunicação 09/01/2017 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO COMUNICADO: PROGRAMA DO LEITE POTIGUAR ENCONTRA-SE SUSPENSO A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, informa aos beneficiários do Programa do Leite, que a sua distribuição está suspensa pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para contratação de fornecedores laticinistas, que farão a captação, pasteurização, envasamento, transporte e entrega de leite pasteurizado integral bovino nos municípios do referido estado.

Informamos ainda, que logo que tivermos a data da liberação, divulgaremos através de um novo comunicado e das redes sociais.
#Comunicação 26/12/2016 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PARABÉNS TABOLEIRO GRANDE PELOS SEUS 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande externa seus parabéns à terra amada, que brilha com tanta intensidade, completando hoje (26/12) 53 anos de emancipação politica administrativa. Nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade feliz. Que as sementes da Paz e do Bem sejam lançadas em nossos corações. Que os muros do egoísmo sejam substituídos pelas pontes da solidariedade. O amor aqui deve prevalecer.

Nossa cidade precisa de cada cidadão, sonhando e fazendo sua parte para que ela se transforme na terra das oportunidades para todos. Nossos esforços são para melhorá-la, elevando a autoestima dos taboleirense, respeitando sua biografia e história. Semeando ações e colhendo conquistas, buscando no presente o futuro.

Comemorar o seu aniversário nos deixa feliz. Aniversários são anos que confirmam a permanência de algo que veio para ser eterno. O dia do aniversário de Taboleiro Grande é também o dia de aniversário de cada um de nós. Tudo o que diz respeito a nossa cidade nos interessa. Cuidamos dela e a defendemos como alguém defende sua própria família. Feliz aniversário terra bendita são os sinceros votos da Prefeita Klébia Bessa, Vice-Prefeito José Lenário e de todos que fazem a administração de Taboleiro Grande.
#AssistênciaSocial 23/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CONSELHO TUTELAR DE TABOLEIRO GRANDE COMEMORA NATAL COM AS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO Com o apoio da Prefeitura Municipal, o Conselho Tutelar de Taboleiro Grande realizou nesses dias 21 e 22 de dezembro uma programação voltada para a comemoração do Natal com as crianças do município, foram dois dias de visitas as residências com a presença de um Papai Noel e a entrega de mensagens e chocolates.

Para a conselheira Larissa Bessa o momento foi muito marcante. "A alegria era estampada nos rostos das crianças com a chegada do Papai Noel, esse momento nos enchia de alegria ao ver a felicidade das crianças estampadas no rosto". Concluiu a conselheira.
#Gabinete 23/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ANTECIPA PAGAMENTO DE DEZEMBRO DOS SERVIDORES Os servidores da prefeitura de Taboleiro Grande irão receber o salário de dezembro antes do Natal. O pagamento foi antecipado para hoje sexta-feira (23), o que vai representar a injeção de mais de R$ 230 mil na economia do município e o aquecimento das vendas no comércio local.

Com essa antecipação, a prefeitura de Taboleiro Grande beneficiará diretamente as famílias dos nossos servidores e estimulará o consumo numa época crucial para o comércio. Isso só será possível graças ao trabalho técnico e aos ajustes realizados nesse momento difícil para as finanças dos municípios. "Esses esforços vão permitir que a prefeitura encerre o ano com as contas em dia".

A medida foi determinada pela prefeita Klébia Bessa que aproveitou a ocasião para agradecer os servidores pelos serviços prestados ao longo dos últimos quatro anos de seu primeiro mandato. "Quero agradecer a cada um dos servidores que nos ajudaram a promover os serviços e as melhorias para nossa comunidade. Conseguimos com muito esforço manter os compromissos da Prefeitura em dia, incluindo o cumprimento da agenda da folha de pagamento, podendo proporcionar a antecipação do 13º salário e do salário de dezembro", disse a prefeita Klébia.

Ela também destacou que o pagamento do salário de dezembro antes do dia 30 vai beneficiar diretamente o servidor municipal. "Com as festas de final de ano, a antecipação da folha vai proporcionar aos nossos funcionários, que tanto contribuem para o sucesso da Administração, um Natal e um ano novo mais tranquilos", completou.
#Gabinete 14/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITA KLÉBIA BESSA ASSINA CONTRATO COM A CAIXA PARA CONSTRUÇÃO DE PRAÇA DE EVENTOS E AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS! A prefeita Klebia Bessa esteve nesta ultima terça-feira, 13, na Gerência Executiva da Caixa Econômica Federal em Natal reunida com o Gerente de Serviço de Engenharia Ricardo Mariz, para rever e avaliar todos os convênios e recursos que estão destinados ao município de Taboleiro Grande e os que serão colocados em prática em 2017. Esses convênios são provenientes de emendas parlamentares e também de programas diretamente com os Ministérios.

Na oportunidade a prefeita assinou os contratos de repasses de várias emendas que foram destinadas ao município de Taboleiro Grande, dentre elas a Construção de uma Praça de Eventos e a aquisição de um trator com todos os implementos.
#Agricultura 14/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE ESTÁ REALIZANDO PERFURAÇÕES DE POÇOS ARTESIANOS EM TODO MUNICÍPIO A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande está executando um plano emergencial para o enfrentamento da crise hídrica a fim de garantir água à população. Nesta quarta-feira (14), foram inciadas as perfurações de poços em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH. A ação contemplará todos os bairros da cidade e a zona rural.

O primeiro poço está sendo perfurado na Praça José Nicolau de Bessa no centro da cidade. Após a perfuração, todos os poços serão instalados para que a população que necessita de água possa ser abastecida. Com este feito a Prefeitura de Taboleiro Grande dá continuidade as ações de convivência com a seca.

Na semana passada a prefeita Klébia Bessa, esteve na sede da SEMARH e solicitou que as máquinas de perfuração viessem até o município com a maior brevidade possível o que foi prontamente atendido pelo secretário Mairton França.

"O feito beneficiará toda a população que sofre com a falta de água no nosso município. Os novos poços serão perfurados com profundidade de até 50 metros e se Deus quiser terão água de qualidade potável, armazenamento e distribuição para os moradores". Frisou a prefeita.
#Gabinete 08/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE TABOLEIRO GRANDE ESTÁ ENTRE OS QUINZE MUNICÍPIOS DO RN COM GESTÃO 'EFETIVA', SEGUNDO TCE Avaliação é do estudo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Análise considera qualidade dos serviços públicos prestados a sociedade.

O Município de Taboleiro Grande está no seleto grupo dos 15 municípios do Rio Grande do Norte com gestão considerada Efetiva pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE. O resultado foi divulgado nesta ultima terça-feira, 06, durante o "Encontro com Gestores Públicos Municipais - Encerramento e Transição de Mandato: 2016/2017", na Escola de Governo em Natal.

Além de Taboleiro Grande, apenas Upanema, Baía Formosa, Caraúbas, Carnaubais, Equador, Goianinha, Jardim de Piranhas, Lajes, Major Sales, Macaíba, Martins, São Gonçalo do Amarante, São José do Seridó e Riacho da Cruz tiveram a gestão considerada com o nível "Efetivo", os melhores do RN. Outros 80 municípios foram considerados "em fase de adequação" e 64 com "baixo nível de adequação", segundo o Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM.

O índice tem como objetivo avaliar as ações dos governos em relação às exigências da sociedade, apurando a qualidade dos gastos públicos e os resultados efetivos dos serviços prestados ao cidadão. Questões como Educação, Saúde, Gestão fiscal, Meio Ambiente, Governança em tecnologia da Informação, Cidades Protegidas e Planejamento integram o leque de questionários respondidos, de forma obrigatória, pelos gestores. Os dados foram cruzados com outras informações, entre os quais do SIAI, culminando numa pontuação que revela, entre outras situações, como se posiciona o município frente a aspectos significativos da administração.
#Educação 04/11/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORES DE TABOLEIRO GRANDE PARTICIPAM DE PROJETO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIL Nesta quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do município de Taboleiro Grande, preparou uma atividade diferente para os professores e coordenadores do ensino infantil de sua rede de ensino.

Reunidos na secretaria, os educadores participaram da exposição de projeto: Contação de historias da educação infantil, ministrado pelo Professor Maciel Castro.

Segundo os educadores, a exposição do projeto foi um momento especial de vivências com foco na prática do professor em sala de aula, onde puderam aprender um pouco mais sobre técnicas de contação de histórias infantil.
#AssistênciaSocial 03/11/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE MONTA ESQUEMA ESPECIAL NO DIA DE FINADOS Nesta ultima quarta-feira (2), quando foi celebrado o Dia de Finados e milhares de pessoas homenageiam entes e amigos que faleceram, a prefeitura de Taboleiro Grande montou esquema especial no cemitério municipal. Foram realizadas cerimônias e ações de limpeza, logística e saúde.

Para acolher bem os visitantes a prefeitura montou uma superestrutura formada por tendas, som, telão e cadeiras.

Às 17 horas aconteceu a Missa de Finados em frente ao cemitério.
#Comunicação 28/10/2016 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO HOMENAGEM AO SERVIDOR PÚBLICO Parabéns a todos aqueles que desempenham o seu trabalho da melhor forma possível para atender os que dele dependem. Executam a sua função sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe.

Procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar suas atividades para que façam diferença na qualidade dos serviços prestados. Com responsabilidade, e que diante das dificuldades pessoais e profissionais, cuidam para que não seja afetado o resultado do seu trabalho.

Contribuem para que o seu ambiente de trabalho seja agradável, cordial e produtivo e tenham a disposição para ajudar os colegas a conhecer o que sabem e aprendam também com eles.

Aos Servidores que fazem do seu trabalho uma diferença na qualidade de vida dos cidadãos taboleirenses, parabéns!

28 de Outubro, Dia do Servidor Público. Uma homenagem do Governo de Taboleiro Grande a todos os servidores municipais.
#Comunicação 25/07/2016 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITA EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DE SERVIDOR PÚBLICO A prefeita do município de Taboleiro Grande, Klébia Bessa emitiu na manhã desta segunda, 25, através de sua assessoria, nota de pesar pela morte do servidor público municipal Francisco Rodrigues de Souza, popularmente conhecido por Rodrigo. A prefeita ainda decretou Luto Oficial por 03 dias e ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia de hoje (25/07).

Leia a nota na íntegra

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do servidor municipal Francisco Rodrigues de Souza. "Rodrigo sempre foi muito dedicado e prestativo."

Neste momento tomados de grande comoção, nossos corações se entristecem, restando-nos os exemplos de dedicação que ele nos deixou.

Aos familiares e amigos desejamos os mais profundos sentimentos e nos unimos a eles em orações. Que Deus nos conforte.

Klébia Ferreira Bessa Filgueira
Prefeita de Taboleiro Grande
#Saúde 16/07/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO VEM AI... A III TURMA DE PILATES NO SOLO COM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o NASF, a fisioterapeuta Luana Líslian e a nutricionista Natalha Diógenes, lançam a TERCEIRA TURMA DE PILATES NO SOLO.

PILATES: É um método de condicionamento físico e mental, com exercícios aparemente suaves, proporcionando o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona relaxamento.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO GRUPO:
Mulheres com idade entre 30 a 60 anos, com diagnóstico de artrose;
INSCRIÇÕES E AVALIAÇÕES FÍSICAS:
Dia 25 de julho de 2016 (segunda-feira) às 13:30;
Local: Centro de Reabilitação.
Comparecer ao local com roupa adequada de academia, encaminhamento do médico, exames complementares, Xerox (RG, SUS e comprovante de residência).

SOBRE AS AULAS
Inicio das aulas: 01/08/2016 - Segunda Feira
As 14:00 no Centro de Reabilitação
As aulas serão realizadas nas segundas e quartas-feiras
Duração de 45 minutos.
INFORMAÇÕES GERAIS
Serão ofertadas 10 vagas;
O projeto tem duração de 2 meses (tendo em vista que o grupo é rotativo);
Faltou 2 vezes sem justificativa será automaticamente desligado do grupo;
Sem custo.
#Comunicação 18/06/2016 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO COMUNICADO A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através de sua Assessoria de Comunicação comunica, que em virtude do falecimento do Sr. Francisco Dantas, ocorrido no dia de hoje (18), toda a programação do último dia do 2º Arraiá Tamu Junto que estava prevista para hoje foi cancelada e que a mesma fica reprogramada para acontecer no próximo sábado (25/06).

Em tempo, enviamos nosso voto de pesar a toda à família do Sr. Francisco Dantas e pedimos a Deus que console todos os familiares e amigos.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN
#AssistênciaSocial 14/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO TABOLEIRO GRANDE REALIZOU O 2º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF A Prefeitura de Taboleiro Grande, realizou na última terça-feira (14/06), o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef, com o intuito de avaliar a execução das políticas públicas de atendimento à infância no município. O Fórum teve como objetivo avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF, à concretização das Ações Estratégicas de Políticas Públicas e à Participação Social em Saúde, Educação e Desenvolvimento Social voltada para a criança e o adolescente, como, também, prestar contas à comunidade do que foi executado a partir do Plano de Ação Municipal e das desigualdades identificadas nos grupos de trabalho, ambos elaborados no I Fórum em 2013.

O Fórum teve início com a "Feira de Resultados das Ações Estratégicas Crescendo Juntos", onde os participantes do Fórum e a população em geral pode conhecer as ações estratégicas desenvolvidas no município de Taboleiro Grande.

Paralelo à feira de resultados, crianças e adolescentes realizaram apresentações artísticas que abrilhantaram o evento. Com as apresentações, foi iniciada, oficialmente, a Assembléia do Fórum com a apresentação do diagnóstico municipal.

Esteve presente no evento, a Prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa, secretários (as) municipais, vereadores, a mediadora do Selo UNICEF Cristina Dantas, além de várias autoridades.

"Para nós o Selo não é apenas um prêmio. E sim reconhecimento de uma série de ações no nosso município que aconteceram na gestão da prefeita Klébia Bessa, seja na assistência social, educação, cultura, e saúde", disse a secretária Fátima Gurgel da Assistência Social.

"Durante o nosso governo passamos a conhecer melhor a realidade e as políticas voltadas para a infância e a adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem desenvolvido condições políticas e repensado estratégias, de forma a alcançar os objetivos buscados", declarou a prefeita Klébia Bessa.
#Gabinete 10/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DO GABINETE PREFEITA KLÉBIA BESSA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA A prefeita Klébia Bessa (PSD) acompanhada do Chefe de Gabinete Antonio Filgueira e do Engenheiro do município Kleilson Barbosa, estiveram em Brasília esta semana. A pauta dos encontros foi a solicitação de liberação de recursos para diversas áreas de interesse do Município.

Com o Deputado Federal Walter Alves (PMDB), Klebinha discutiu a viabilização e liberação de recursos para a construção de uma Passagem Molhada e a Pavimentação de diversas ruas no município.

Em reunião, o Senador Garibaldi Alves (PMDB), reafirmou a emenda para Construção de uma Praça de Eventos no município, o mesmo informou que já se encontra empenhada aguardando a liberação de recursos.

A prefeita esteve também no FNDE, onde se reuniu com o Presidente e com a Coordenação de Engenharia para tratar da retomada da obra da Creche do Proinfância. Ficou definido que serão sanadas todas as pendências deixadas pela gestão anterior para que assim se realize um novo processo licitatório para a conclusão da obra.

Klebinha considerou positivo o saldo das reuniões. "Estou muito satisfeita com os resultados desta minha vinda à Brasília. Fizemos várias agendas importantes e muito em breve a população de Taboleiro Grande perceberá os resultados práticos para a nossa cidade", disse a prefeita Klebinha.
#Administração 09/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITURA RECEBE IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA A Prefeitura de Taboleiro Grande recebeu, nesta quinta-feira (09), a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A visita faz parte das comemorações do Jubileu de 300 anos de aparição da imagem no Rio Paraíba do Sul, em Aparecida (SP), e percorrerá todo o Brasil.

A imagem foi recebida pelo vice-prefeito José Lenário (que representou a prefeita Klébia Bessa, que estava cumprindo agenda em Brasília), pelos secretários municipais, servidores públicos e visitantes.

"É uma honra receber a imagem peregrina de Nossa Senhora. Trabalhamos diariamente na administração da cidade e pedimos proteção e bênçãos de Nossa Senhora Aparecida para nossa cidade", disse José Lenário.

Até o ano da celebração dos "300 anos de bênçãos", todas as arquidioceses, dioceses, prelazias e capitais brasileiras vão receber a visita da imagem peregrina da padroeira do Brasil. Também está na programação do evento, a inauguração do campanário da basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O campanário, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, será inaugurado no dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.

Em outubro de 2017, o Papa Francisco deverá vir ao Brasil para participar das celebrações pelos 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, no interior de São Paulo.
#Obra 02/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANISMO PREFEITA VISITA OBRAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO Com o objetivo de avaliar o andamento dos investimentos no município de Taboleiro Grande, a prefeita Klébia Bessa, acompanhada do Secretário de Obras, Urbanismo e Turismo Tarcísio Bessa, fizeram visitas durante a manhã desta quinta-feira, 06/06, às várias obras em andamento, espalhadas pela cidade.

Acompanhar bem de perto o trabalho das empresas responsáveis pelas construções e estar próximo da população ouvindo suas reivindicações tem sido uma das prioridades da gestão e tem como objetivo verificar possíveis ajustes e providências que devam ser tomadas para evitar possíveis atrasos na conclusão das obras.

Durante as visitas, a prefeita Klébia destacou: "Estamos fazendo investimentos e queremos fazer mais, dar mais agilidade às obras municipais, pois nós sabemos que a população precisa dessas benfeitorias, mas temos um orçamento apertado, principalmente nesse momento pelo qual o país atravessa, e muitas vezes ocorrem de fato imprevistos, que podem prejudicar os cronogramas. No entanto, pessoalmente tenho acompanhado todas as obras e procuro sempre que possível sanar eventuais problemas para que essas melhorias cheguem rápido aos nossos cidadãos", disse a prefeita.

Confira as principais obras:

Construção de Unidade Básica de Saúde da Família no Bairro Parlamentares.
Construção de Quadra Coberta com Vestuário.
Construção do Centro de Convenções.

A Prefeita seguirá realizando visitas às obras que estão em andamento até a sua conclusão e na expectativa de poder entregá-las o mais rápido possível aos seus reais beneficiados, que são todos os cidadãos do município.
#AssistênciaSocial 01/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CONCURSO CULTURAL...TABOLEIRO GRANDE PREMIA MELHOR REDAÇÃO DO I CONCURSO "FAÇA BONITO"! A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do município de Taboleiro Grande, realizou nesta terça-feira, 31 de maio, a premiação do I Concurso Cultural "FAÇA BONITO".

O concurso aconteceu em duas escolas no município, com os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental I, e alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino fundamental II. Após discussão do tema, foi elaborado um texto ou um poema, com no máximo 20 linhas, enfatizando a campanha do 18 de maio, e o alerta contra o Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A melhor redaçao de cada escola foi premiado com um Tablet.

Para a seleção, cada escola indicou os melhores textos dos alunos, separados por ciclo de ensino. As escolas entregaram as redações eleitas no CRAS, que avaliou as redações e selecionou as melhores que foram premiadas nesta terça-feira 31 de maio.

Além do Concurso realizado nas escolas, durante todo o mês de maio a equipe do CRAS realizou nas escolas do município palestras, teatro de fantoches, cinema cultural, entrega de material socioeducativo para a educação e conscientização do tema entre os jovens e adolescentes.
#Administração 27/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS MUNICÍPIO DE TABOLEIRO GRANDE REALIZOU A 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES Aconteceu nesta sexta-feira (27), a 6ª Conferência da Cidade de Taboleiro Grande. O evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal, aconteceu no Centro de Reabilitação Dr. Jacob Ferreira Bessa. Diversas autoridades e pessoas da sociedade civil organizada participaram do encontro, que teve o objetivo de discutir e elencar propostas para as políticas públicas que refletem na condição de vida das pessoas, atualmente e nos próximos anos. A Conferência teve a palestra ministrada pela Assistente Social e bacharel em direito Tânia Medeiros, sobre questões básicas das cidades e olhares voltados para uma cidade melhor.

A prefeita Klébia Bessa, ressaltou a importância da realização da conferência no município. "Esta é a oportunidade de tratar de muitos assuntos atuais e gostaríamos que tivesse uma participação maior da comunidade. Este é o momento de discutirmos o futuro, pois dessas discussões é que surgem idéias para melhoria das condições urbanas e que daqui saiam sugestões, para esses assuntos fundamentais", disse a prefeita.

A partir da palestra os participantes discutiram pontos positivos e negativos da cidade nas áreas: sócio ambientais, habitação, acessibilidade, mobilidade urbana, saneamento básico e plano diretor. Para elencar as propostas foi formado três grupos, que destacaram diversas idéias e elencaram propostas de melhoria, nos eixos apresentados, para políticas públicas municipais, norteados pelo tema: "A Função Social da Cidade e da Propriedade" e com o lema: "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas".

A Coordenadora da Comissão Preparatória Municipal, Das Chagas Bessa explica que, "as propostas elencadas e aprovadas pelos presentes serão apresentadas e discutidas na conferência estadual, para que se transforme em projetos de políticas públicas a nível nacional".

No ato foram eleitos dois delegados, sendo Francisco Ericardo - representando a sociedade civil e Garlênia Maria - poder público, que representarão as propostas aprovadas para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional das Cidades que será realizada em Brasília.
#Administração 25/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS TABOLEIRO GRANDE REALIZARÁ A 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE A Prefeitura de Taboleiro Grande realiza no próximo dia 27 de maio (sexta-feira), a partir das 07h30min, no Centro de Reabilitação Dr. Jacob Ferreira Bessa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade. Este ano o tema será: "A função social da cidade e da propriedade" e o lema: "Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas".

A conferência foi convocada pela prefeita Klébia Bessa e seu regimento estabelece as normas gerais do evento. No município, a conferência deve debater propostas e soluções voltadas à realidade local e se concentrar no texto de referência sobre a função social da cidade e da propriedade.

Como resultado da discussão e além de discutir temas de interesse local, a Conferência Municipal da Cidade de Taboleiro Grande deve responder às perguntas do texto referência e indicar propostas prioritárias, para serem encaminhadas à discussão na Conferência Estadual. A Comissão Preparatória Municipal deverá, ainda, responder a um questionário no sistema da 6ª Conferência Nacional e apresentá-lo ao plenário durante a sua Conferência.
#AssistênciaSocial 17/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A equipe do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS e Conselho Tutelar realizaram atividade educativa com as Crianças da Escola Municipal Isaias Bessa referente a Campanha de prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças a Adolescentes. Foram realizadas brincadeiras, apresentações de personagens infantis, entrega de doces e balões, oportunizando uma manhã lúdica e propositiva.
#AssistênciaSocial 10/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO TABOLEIRO GRANDE RECEBE CARRO PARA O CONSELHO TUTELAR A Prefeita de Taboleiro Grande Klébia Bessa e a Secretária Municipal Assistência Social Fátima Gurgel receberam na manhã desta segunda-feira, 09 de maio na sede da Citroen em Natal o novo carro para o Conselho Tutelar, um Citroen C3 Air Cross, 1.6. Fell, zero quilômetros ano/modelo 2016. Os recursos foram destinados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio de emenda parlamentar individual da Senadora Fátima Bezerra (PT).

"A entrega deste veículo demonstra a conjugação de esforços e a união entre o Governo Federal e Municipal, o que possibilita qualificarmos ainda mais as condições de trabalho do Conselho Tutelar de Taboleiro Grande", declarou a prefeita Klebinha.

Em nome dos conselheiros tutelares do Município, Acássio Medeiros agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal e declarou a importância de receber o veículo e demais equipamentos previstos no kit equipagem. "Teremos melhores condições de trabalho", disse.

Além do veículo, ainda serão entregues ao Conselho Tutelar de Taboleiro Grande cinco computadores, uma impressora multifuncional, uma geladeira e um gelagua.
#Administração 07/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE TABOLEIRO GRANDE PARABENIZA TODAS AS MÃES PELO SEU DIA! O município de Taboleiro Grande, em reconhecimento às mães taboleirense, responsáveis pela missão de continuar a obra da criação de Deus, homenageia a todas, pelo seu trabalho, dedicação, proteção, comprometimento, acolhimento e amor aos filhos e à família.

Com visão na mãe como esperança de uma sociedade melhor, pois são responsáveis por cuidar e educar os filhos, aconselhando-os e orientando sobre os caminhos que devemos seguir, ela acaba adquirindo a responsabilidade da base familiar.

Em virtude dessa responsabilidade, a conquista que lhe fornece maior alegria é a qualidade de vida de sua família. E em nossa gestão estamos buscando condições dignas para as famílias humildes com educação de qualidade, onde as mães podem deixar seus filhos em locais seguros e ainda estamos na luta incessante pela qualificação profissional dos cidadãos, na perspectiva de que possam obter uma melhor ascensão social.

A nossa intenção mãe, é presenteá-la com a proteção de seus filhos e a oferta de qualificação profissional. Pois é educando com responsabilidade que seu filho será um adulto muito melhor no futuro.

Feliz dia das mães!

Klébia Ferreira Bessa Filgueira - Prefeita Municipal

José Lenário da Silva - Vice-Prefeito
#AssistênciaSocial 06/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JUNTAMENTE COM O CRAS REALIZARAM COMEMORAÇÕES AO DIA DAS MÃES
#Agricultura 12/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITA DE TABOLEIRO GRANDE ASSINA CONVÊNIO PARA O GARANTIA SAFRA 2016 Na última sexta-feira dia 08/04, a prefeita de Taboleiro Grande, Klébia Bessa assinou na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e da Pesca - SAPE em Natal o convênio de adesão ao Garantia Safra 2016, assegurando que os agricultores familiares do município, tenham mais uma alternativa para manutenção de sua segurança alimentar e produtiva.

Klebinha falou da importância desse benefício para o município: “Eu não poderia faltar com esse compromisso. Diante das dificuldades que o agricultor tem enfrentado nesses últimos meses com esse período de forte estiagem, não poderíamos deixar de dar esse apoio ao agricultor familiar no município” afirmou a prefeita.

Com essa ação, mais uma vez, o município de Taboleiro Grande partiu na frente e já garantiu que os agricultores do município terão acesso ao beneficio, que é de grande importância para a fomentação da economia no município.
#Saúde 08/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PREFEITURA E SECRETARIAS REALIZAM AÇÕES DE PREVENÇÃO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência social, juntamente com o Conselho Tutelar e Grupo de Capoeira realizaram ações da semana saúde na escola, de conscientização sobre o combate à dengue, zika e chicungunya, os alunos da escola municipal Abraão Cavalcante Bessa saíram as ruas em caminhada educativa para combater o mosquito transmissor das doenças citada a cima.

Os alunos também estão sendo orientado e conscientizados sobre as doenças que o mosquito Aedes Aegypti transmite e como evitar a proliferação.

Também foi passado a eles sobre a destinação correta de lixos para combater a dengue no nosso município.
#Tributo 30/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO PREFEITURA LANÇA CAMPANHA PARA O PAGAMENTO DO IPTU 2016 A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Tributação, lançou a campanha para arrecadação do IPTU do exercício de 2016.


Lembramos que o Governo Municipal vem empreendendo grandes esforços em todas as áreas de atuação da administração pública municipal, para que todos os serviços básicos funcionem plenamente.


A lei de responsabilidade fiscal obriga todos os entes federados a efetuarem a cobrança de seus respectivos tributos, como forma de ajudar nas despesas de manutenção dos serviços básicos oferecidos à população.


Em Taboleiro Grande não é diferente, temos que cumprir a Lei, arrecadando aquilo que é direito do município, principalmente nestes tempos de baixa arrecadação do FPM.


Os impostos e taxas pagam tudo que é oferecido ao cidadão na educação, na assistência social, na saúde, etc.

Lembramos que o IPTU poderá ser pago em parcela única, com desconto de 10%, até o dia 20/04/2016. Ajude Taboleiro Grande a crescer!


Se por acaso o seu carnê for entregue atrasado, não perca do desconto, procure a Prefeitura para emissão de um boleto com nova data próxima ao vencimento.


Qualquer dúvida procure a Secretaria Municipal de Tributação.


Mais limpeza pública, mais serviços públicos, mais obras. Você contribui, Taboleiro Grande avança!
#Comunicação 29/03/2016 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE LANÇA NOVO PORTAL A página www.taboleirogrande.rn.gov.br foi lançada na manhã desta terça-feira, 29. O novo projeto desenvolvido pela Agência EVOCORP e pela assessoria de comunicação do município prioriza a informação, possibilitando assim mais acesso aos serviços prestados e o acompanhamento das ações da administração municipal. O site visa aproximar ainda mais os cidadãos da administração pública e continuar garantindo transparência na divulgação das ações governamentais.


“Nossa responsabilidade, desde o primeiro momento, foi aproximar, cada vez mais, o Governo da comunidade por intermédio de vários instrumentos. Sempre tratamos com muita responsabilidade a informação. Com esse novo site, queremos dar uma visibilidade ainda maior para o trabalho realizado pela Prefeitura e cada vez mais, queremos ampliar essa questão da transparência. Isso é democracia, participação popular, e o cidadão vai ter acesso a tudo que se passa na Prefeitura”, disse a chefe do Executivo Klébia Bessa. Pelo novo Portal da Transparência é possível acompanhar a aplicação do orçamento do município.


O layout ficou mais limpo e moderno. O carregamento do portal é mais leve e adaptável para as plataformas móveis (tablets e celulares). A interatividade também está garantida, o portal está sincronizado com as redes sociais. Em breve a prefeitura também irá lançar suas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).
#AssistênciaSocial 25/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO PREFEITURA DE TABOLEIRO GRANDE DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS PARA AS FAMÍLIAS NA SEMANA SANTA A prefeita de Taboleiro Grande Klébia Bessa, mais uma vez manteve a tradição das entregas de cestas básicas em comemoração a semana santa. As entregas foram feitas nesta quinta-feira (24).

A Prefeita Klébia Bessa, entusiasmada, não deixou por menos: "Taboleiro Grande é para mim um pedaço da minha vida empresarial e pública; Atender um cidadão de Taboleiro Grande completa-me, como mãe e mulher pública" Disse.
#Saúde 25/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SEXTA-FEIRA SANTA COM ATENDIMENTO DO DERMATOLOGISTA DR TARCÍSIO O Dr Tarcísio Bessa Filho está atendendo hoje (25), sexta-feira santa, no hospital maternidade Raimunda Bessa, a prefeita Klébia Bessa não mede esforços para que a população de Taboleiro Grande a cada dia tenha um maior atendimento em saúde.
#Agricultura 14/01/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA INICIA CORTE DE TERRA PARA AGRICULTORES DO MUNICÍPIO A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Prefeitura, já deu início ao corte de terra para todos os agricultores do município de Taboleiro Grande, a prefeita Klébia Bessa determinou que seja cortado terra para todos os agricultores. “Estamos aproveitando essas primeiras chuvas, onde muitos agricultores já realizaram seu plantio após a efetivação do corte de terra”, informou o secretário, Cleante Bessa.
#Administração 12/01/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PREFEITA KLÉBIA BESSA CONSEGUE FORNECIMENTO DE ÁGUA DE QUALIDADE VINDA DA BARRAGEM DE SANTA CRUZ Após dias de movimentações nos bastidores, grupo situacionista sob o comando da prefeita Klebia Bessa, traz a notícia de que Taboleiro Grande terá, à partir da próxima semana, água limpa nas torneiras.

Por intermédio do deputado estadual Galeno Torquato, ficou definido que a cidade será abastecida pela adutora da barragem de Santa Cruz.

O deputado, em reunião com a prefeita Klébia Bessa, vereadores da situação, e secretários ainda garantiu melhoras na saúde e segurança.

Ainda enfatizando seu entusiasmo, confirmou a vinda de uma nova ambulância para o município. Passado, presente e futuro que mostram serviço e trás dignidade aos cidadãos tabuleirenses.
www.taboleirogrande.rn.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 16:32:35