NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MAR?O DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Prefeito Há 108 dia(s)

Prefeita Tarcinha Ribeiro segue a agenda de trabalhos em Brasília-DF

Continuando a agenda de trabalhos em Brasília-DF, a prefeita Tarcinha Ribeiro, participa [...]

#Saúde Há 108 dia(s)

Prefeitura realizou no Hospital Municipal Raimunda Bessa diversas cirurgias de pequeno porte

A Prefeitura de Taboleiro Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento realizou [...]

#Saúde Há 110 dia(s)

Prefeitura realiza diversos exames de endoscopia para pacientes do município

A fim de atender e zerar as demandas por exames no município, a Prefeitura de Taboleiro [...]

#vacinação Há 110 dia(s)

Prefeitura realizará dia "D" da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

A Prefeitura de Taboleiro Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento [...]

#Gabinete Há 111 dia(s)

A Prefeita Tarcinha Ribeiro participa em Brasília da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Atendendo a convocação da Confederação Nacional de Municípios - CNM, a Prefeita, Tarcinh [...]

#Festa Há 114 dia(s)

Prefeitura realizará edição 2022 da festa do dia das mães no município

Alô mamães taboleirenses!!! É com muita alegria que a Prefeitura Municipal de Taboleir [...]

#Cras Há 117 dia(s)

CRAS retorna as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Hoje, dia 19, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, retornou as atividade [...]

#Educação Há 205 dia(s)

Prefeitura parabeniza os alunos da rede municipal pelo ótimo desempenho nas Olimpíada Brasileira de Matemática

Nossos alunos mostraram do que são capazes e foram reconhecidos a nível federal. O aluno [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito