NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde

Prefeitura entrega oficialmente UTI móvel e veículo para a Secretaria de Saúde e Saneamento

A Prefeitura de Taboleiro Grande, realizou a entrega de uma ambul&acir [...]

Há 209 dias

#Turismo

Com investimentos de mais de 600 mil reais Centro de Convenções Francisco Alves de Souza é inaugurado

A Prefeitura de Taboleiro Grande inaugurou, de forma remota, o Centro [...]

Há 209 dias

#Turismo

Prefeitura reformou e revitalizou o Pórtico de acesso ao município

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande por meio da Secretaria de C [...]

Há 210 dias

#Segurança

Prefeitura instalou câmera de videomonitoramento no Pórtico de acesso ao município

A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realizou a instalaç& [...]

Há 210 dias

#Obra

Centro de Convenções Francisco Alves de Souza entra na fase final de conclusão da obra

Depois de muitos entraves burocráticos e problemas com a libera [...]

Há 212 dias

#Festa

Gestão da prefeita Klebinha realiza a 1ª edição do “Natal Criança Feliz”

A Prefeitura de Taboleiro Grande, realizou ontem, 25, o evento “ [...]

Há 213 dias

#taboleirogrande

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

Há 237 dias

#Infraestrutura

Centro de Conveções de Taboleiro Grande será entregue em breve à população

A Prefeitura de Taboleiro Grande não para de trabalhar! Depois [...]

Há 349 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito