Prefeitura de Taboleiro Grande desenvolve o Projeto Mexa-se



#Saúde | 25 de Abril de 2017

Governo Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizará avaliação do Projeto “Mexa-se, que ama se cuida”. A iniciativa visa garantir qualidade de vida e bem-estar aos taboleirenses de forma gratuita.

O Grupo Mexa-se será desenvolvido com propósito de levar saúde e bem-estar a comunidade acometida por disfunções da coluna vertebral, visto que o município apresenta uma considerável demanda de patologias de coluna. Assim faz-se necessário elaborar uma estratégia de promoção em saúde, para a população com algias e alterações, as quais afetam diretamente a qualidade de vida.

De acordo com a Prefeita Klébia Bessa, a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, mas deve ser acompanhada por profissionais capacitados. “Nós estamos disponibilizando este projeto para que a comunidade possa se exercitar de maneira segura, sem o risco de lesões. O lazer e a atividade física são fundamentais para a saúde do corpo e da mente. Convidamos a todos para participar da fase de avaliação do projeto”, comenta a prefeita.

Conforme a Secretária de Saúde, Mariana Alves, o Mexa-se irá promover a saúde e o convívio social. “Através desse projeto poderemos ampliar o acesso da população à qualidade de vida. O Nasf de Taboleiro Grande conta com uma equipe multidisciplinar – assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médico. Esses profissionais dão todo o suporte aos projetos de saúde de nosso município. Nós contamos com o apoio da população porque o projeto só vai se efetivar se a comunidade participar”. Frisou a secretaria

A coordenação fica por conta das Fisioterapeutas do município, com apoio de toda equipe NASF e ESF. O grupo atenderá pacientes com encaminhamento e diagnóstico médico. A seleção será realizada pelas Fisioterapeutas e participará somente pessoas que disponham do encaminhamento. 

Inicialmente serão realizadas a avalição fisioterapêutica e nutricional, que guiará todo protocolo dos encontros, que serão marcados por orientações posturais, informações para cuidados essenciais da coluna vertebral e exercícios específicos, de fortalecimento e alongamento global. 

O grupo será formado por 15 participantes, diagnosticados e encaminhados pelo médico, comprometidos a participar de todos os encontros e colaborar para a evolução dos mesmos. 
O programa contará com:

  • Atendimento médico;
  • Atendimento nutricional;
  • Acompanhamento fisioterapêutico:
  • Exercícios de reeducação postural;
  • Alongamentos;
  • Fortalecimento;
  • Relaxamento;
  • Pilates solo;
  • Hidroterapia;
  • Orientações de AVD`S

A abertura oficial do projeto acontecerá no dia 15 de maio, às 14h30min, no centro de reabilitação Dr. Jacob Bessa.